1. Home
  2. Notícias
  3. UnB deixará de utilizar o SiSU como forma de seleção

UnB deixará de utilizar o SiSU como forma de seleção

Seleção será substituída pelo Vestibular via Enem da própria universidade a partir de 2020.

Publicado por Érica Caetano em 05 de Julho de 2019 em Notícias

Compartilhe

Crédito: Luiz Gustavo Prado/Secom UnB
Crédito: Luiz Gustavo Prado/Secom UnB

A Universidade de Brasília (UnB) divulgou na manhã desta sexta-feira, 05 de julho, que não utilizará mais o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como forma de seleção de estudantes para seus cursos de graduação. 

Outra alteração divulgada pela Universidade diz respeito a etapa que atualmente permite a mudança das pré-opções de curso, turno e campus via Sistema Informatizado de Seleção para os cursos de graduação, no Programa de Avaliação Seriada (PAS) e no vestibular.

Leia também: Vestibular seriado. Saiba mais.

Agora, os concorrentes às oportunidades ofertadas pela UnB poderão continuar utilizando as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), contudo, deverão se inscrever em edital próprio da UnB e indicar o Enem como critério de classificação. 

O novo formato manterá a quantidade de vagas que antes eram oferecidas pela UnB via SiSU e já valerá para o ingresso a partir do primeiro semestre de 2020.

Crédito: Secom / UnB


 De acordo com a instituição, a alteração foi realizada por haver incompatibilidade entre o calendário acadêmico da Universidade e o que era estabelecido pelo MEC, responsável pelo SiSU. 

Outra questão alegada seria pelo não preenchimento de todas as vagas oferecidas pelo SiSU, sendo necessárias várias chamadas, o que acabava prejudicando, segundo a UnB, o início do semestre letivo. 

A evasão entre os estudantes que ingressam via SiSU também é maior. Depois do primeiro ano na Universidade, a permanência de calouros do PAS e do vestibular é de mais de 90% enquanto do SiSU, o índice é até 20% mais baixo.

VEJA TAMBÉM

1 2