Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Um mês para o Enem 2015: o que você deve saber para as provas

Um mês para o Enem 2015: o que você deve saber para as provas

Saiba o que levar, que hora chegar e como imprimir o cartão de inscrição do exame nacional

Publicado por Adriano Lesme
24/09/2015 08h48 , atualizado em 24/09/2015 08h53

Falta exatamente um mês para a edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrerá nos dias 24 e 25 de outubro em todo o Brasil. Mais de 7,7 milhões de pessoas farão o exame para acesso ao ensino superior, conseguir diploma de conclusão do ensino médio ou apenas para testar seus conhecimentos.

Se você ainda está perdido sobre os procedimentos para a prova, não se desespere. O Super Vestibular preparou um manual para você não esquecer de nada e ainda arrebentar nas provas do Enem. Confira!

Onde vou fazer minha prova?

O cartão de confirmação de inscrição do Enem 2015 estará disponível para impressão em breve. Esse documento informa o endereço da sua prova, seu número de inscrição e a opção pelo atendimento diferenciado ou diploma de conclusão do ensino médio, se for o caso. É importante lembrar que a partir dessa edição os cartões não serão mais entregues pelos Correios. O local da prova também não pode ser alterado, mesmo se for longe de sua casa.

Que hora devo chegar?

As provas do Enem esse ano começarão mais tarde, às 13h30 no horário de Brasília, mas os participantes precisam estar no local da prova até as 13h. O horário de verão começa no dia 18 de outubro, portanto, uma semana antes das provas do Enem 2015. Fique atento, pois o horário que vale é o de Brasília.

A recomendação é visitar o local da prova antes, para calcular o tempo de percurso e evitar atrasos. Lembre-se que imprevistos acontecem e o Enem só é realizado uma vez ao ano. Não deixe para sair de casa na última hora.

E os sabadistas?

Os guardadores do sábado, sabadistas, também precisam chegar ao local da prova até as 13h. No sábado, eles ficarão confinados em uma sala até as 19h, horário de Brasília, quando poderão começar as provas. Somente nos estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima a prova dos sabadistas começará às 19h no horário local.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que devo levar?

Os participantes do Enem são obrigados a levar um documento de identidade (veja os documentos aceitos) e uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente (tipo Bic). É opcional levar água (em recipiente transparente) e alimentos como frutas, barras de cereais, biscoitos e chocolate. Cuidado para não exagerar nos alimentos!

O que não posso levar?

O único material escolar permitido é a caneta preta, ou seja, são proibidos lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, entre outros. Em relação aos acessórios, não pode ir de óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares. Dispositivos eletrônicos nem pensar. 

Os participantes podem levar telefone celular, mas ele deve ficar desligado e armazenado no porta-objetos que é fornecido pelo fiscal de sala. O porta-objetos deverá ficar lacrado e embaixo da cadeira até o final das provas. Quem abrir antes de sair da sala será eliminado.

Ainda dá tempo de estudar?

Claro! O Super Vestibular dispõe de diversas ferramentas de estudo on-line para o Enem 2015. O participante pode conferir nossas dicas, testar os conhecimentos no Simulado Enem, resolver as provas anteriores e conferir a correção comentada. Além disso, os textos do Mundo Educação podem te ajudar a entender aquele conteúdo que não entra na sua cabeça.

Então, boa sorte! Nos encontramos novamente no dia 24 de outubro com a correção comentada e em tempo real do Enem 2015.

Veja também

Locais de prova do Vestibular 2020 do IFTO são disponibilizados
As provas acontecem no próximo dia 17, das 14h às 18h. Os portões serão abertos às 13h e fechados às 13h50. Os candidatos deverão estar munidos do documento de identificação original com foto.

Em Santa Catarina, Acafe solta local de prova do Vestibular de Verão 2020
Processo seletivo oferece mais de 11 mil vagas em várias universidades. Provas estão marcadas para próximo domingo (17).

Acesse local de prova do Vestibular 2020 do IFMT
Candidatos concorrem a mais de 1,2 mil vagas. Previsão é que lista de aprovados saia no dia 8 de janeiro de 2020.

Etecs (SP) prorrogam inscrições para Vestibulinho 2020/1
Provas serão aplicadas no dia 15 de dezembro. Quantidade de questões variam conforme modalidade do curso escolhido.

Enem 2019 termina com menor índice de ausentes da história
Mais de 700 participantes foram eliminados, contando os dois dias de prova. Entre os motivos estão: portar equipamento eletrônico e ausentar-se antes do horário permitido

No Paraná, Unicentro publica resultado do PAC 2019
Participantes da primeira e da segunda etapa podem consultar boletim de desempenho de hoje até dia 31 de janeiro de 2020

Provas do segundo dia aumentaram o nível do Enem 2019
O segundo dia do Exame foi marcado por ter aumentado o nível das provas, já que exigiu maior conhecimento dos participantes no que diz respeito aos assuntos do ensino médio abordados.

Participantes do Enem 2019 prejudicados por problemas de logística têm direito a solicitar a reaplicação
A reaplicação do Enem 2019 ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro, mesma data em que haverá a aplicação do Enem para Privados de Liberdade (Enem PPL). 

Hoje é o último prazo para se inscrever no Vestibular 2020/1 do IFSuldeMinas
O Instituto está oferecendo 976 vagas para os cursos de graduação presencial e 300 vagas para os cursos a distância (EaD).

Inscrições para Vestibular 2020/1 da UEG encerram nesta segunda-feira (11)
Processo seletivo oferece 3.694 vagas em diversos cursos de graduação. Metade das chances destinam-se a cotistas.

UPF encerra inscrições do Vestibular de Verão 2020
O vestibular oferece 3.091 vagas para cursos em Passo Fundo, Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. Os candidatos podem optar por fazer provas ou usar as notas do Enem entre 2015 a 2018.

Famerp (SP) finaliza inscrições do Vestibular 2020
As provas do Vestibular da Famerp serão realizadas em 09 e 10 de dezembro, das 14h às 18h