1. Home
  2. Notícias
  3. UFSM acata decisão da justiça e mantém Vestibular para ingresso em 2015

UFSM acata decisão da justiça e mantém Vestibular para ingresso em 2015

Programa Enem/SiSU pode ser implantado, integralmente, em 2015. Aproveitamento das notas do Enem foi mantido.

Publicado por Wanja Borges em 19 de Julho de 2014 em Notícias

Compartilhe

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) publicou nesta sexta-feira, 18 de julho, uma nota oficial comunicando que seu Vestibular 2014 será mantido. A instituição havia anunciado no dia 22 de maio a decisão de extinguir seu processo seletivo tradicional e aderir, integralmente, ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como única forma de ingresso, contudo, a Justiça Federal do Rio Grande do Sul determinou a manutenção da seleção. 

Confira a nota oficial

Segundo o documento, “entende-se adequado, no atual contexto, cumprir a decisão judicial de manter o próximo certame vestibular na modalidade de processo seletivo único e seriado no final do ano em curso, como forma de reestabelecer a tranquilidade e a segurança aos professores, estudantes e respectivos familiares, quebradas por decorrência da interferência externa da referida ação judicial e seus desdobramentos”.

A utilização do percentual de 20% da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a composição da nota final do vestibular foi mantida. Além disso, a instituição reforçou que o programa do Enem/SiSU será implantado, integralmente, em 2015, e que a proposta do edital do próximo Vestibular será apreciada em breve pelo seu Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). 

Entenda o caso
A medida foi parar na Justiça Federal após ser protocolada por várias entidades empresariais e estudantis da cidade. Também foi questionada pelo Ministério Público Federal (MPF) a maneira como foi realizada a mudança no sistema de ingresso pelo Cepe da instituição, já que o anúncio da utilização do SiSU foi feito um dia antes do fim das inscrições do Enem 2014. A Universidade interpôs com três recursos questionando a decisão, mas todos foram negados.

O Vestibular 2014 da UFSM já estava agendado para os dias 12, 13 e 14 de dezembro, mas foi automaticamente cancelado quando a Universidade anunciou que iria aderir ao SiSU. A instituição na época divulgou ainda, que os testes de habilidades específicas, que antecipavam o processo seletivo, devem ser realizados no mês de janeiro, a partir de agora. Outra novidade anunciada foi que a instituição passaria a destinar 50% de suas vagas ao Sistema de Cotas. Na última seleção, o percentual foi de 34%. 

VEJA TAMBÉM

1 2