Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. UFSM acata decisão da justiça e mantém Vestibular para ingresso em 2015

UFSM acata decisão da justiça e mantém Vestibular para ingresso em 2015

Programa Enem/SiSU pode ser implantado, integralmente, em 2015. Aproveitamento das notas do Enem foi mantido.

Publicado por Wanja Borges
19/07/2014 11h40 , atualizado em 19/07/2014 11h53

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) publicou nesta sexta-feira, 18 de julho, uma nota oficial comunicando que seu Vestibular 2014 será mantido. A instituição havia anunciado no dia 22 de maio a decisão de extinguir seu processo seletivo tradicional e aderir, integralmente, ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como única forma de ingresso, contudo, a Justiça Federal do Rio Grande do Sul determinou a manutenção da seleção. 

Confira a nota oficial

Segundo o documento, “entende-se adequado, no atual contexto, cumprir a decisão judicial de manter o próximo certame vestibular na modalidade de processo seletivo único e seriado no final do ano em curso, como forma de reestabelecer a tranquilidade e a segurança aos professores, estudantes e respectivos familiares, quebradas por decorrência da interferência externa da referida ação judicial e seus desdobramentos”.

A utilização do percentual de 20% da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a composição da nota final do vestibular foi mantida. Além disso, a instituição reforçou que o programa do Enem/SiSU será implantado, integralmente, em 2015, e que a proposta do edital do próximo Vestibular será apreciada em breve pelo seu Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entenda o caso
A medida foi parar na Justiça Federal após ser protocolada por várias entidades empresariais e estudantis da cidade. Também foi questionada pelo Ministério Público Federal (MPF) a maneira como foi realizada a mudança no sistema de ingresso pelo Cepe da instituição, já que o anúncio da utilização do SiSU foi feito um dia antes do fim das inscrições do Enem 2014. A Universidade interpôs com três recursos questionando a decisão, mas todos foram negados.

O Vestibular 2014 da UFSM já estava agendado para os dias 12, 13 e 14 de dezembro, mas foi automaticamente cancelado quando a Universidade anunciou que iria aderir ao SiSU. A instituição na época divulgou ainda, que os testes de habilidades específicas, que antecipavam o processo seletivo, devem ser realizados no mês de janeiro, a partir de agora. Outra novidade anunciada foi que a instituição passaria a destinar 50% de suas vagas ao Sistema de Cotas. Na última seleção, o percentual foi de 34%. 

Veja também

UESB publica resultado do Vestibular 2020
A Universidade informou que o edital de matrículas será disponibilizado posteriormente.

Paraíba: Pré-Enem recebe inscrições para turmas de 2020
Preparatório oferece 5,4 mil vagas distribuídas na capital João Pessoa e em mais de 30 municípios do estado

Unicamp divulga 3ª chamada do Vestibular 2020
De acordo com o cronograma divulgado pela universidade, os selecionados deverão realizar as matrículas virtuais a partir das 09h de amanhã (19) até as 17h.

Confira 2ª chamada do ProUni 2020/1
Estudantes selecionados devem comprovar as informações prestadas no momento da inscrição de hoje até o dia 28 de fevereiro

1ª repescagem do Vestibular 2020 da UFPA é divulgada
Agora, os novos aprovados deverão primeiramente preencher o cadastro virtual para posterior matrícula presencial.

UFBA divulga resultado do Vestibular de Artes 2020
Somente puderam se inscrever candidatos que fizeram as provas do Enem 2019. 

UECE disponibiliza gabaritos do Vestibular EaD 2020
A grade de respostas será publicada na próxima sexta-feira, dia 21. Já os recursos contra os gabaritos serão recebidos nos dias 18 e 19 de fevereiro.

UEPG (PR) prorroga inscrições para Vestibular EaD 2020
Candidatos podem se inscrever até as 12h desta segunda-feira, 17 de fevereiro. Seleção preencherá de 300 vagas.

UFMG divulga resultado do Vestibular 2020 da Habilidades Específicas
Candidatos fizeram provas teóricas e práticas no início deste mês em Belo Horizonte

1º remanejamento do SSA 2020 da UPE é divulgado
Os aprovados terão que se matricular nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, nos campi para os quais foram aprovados, das 08h às 13h.

UECE aplica provas do seu Vestibular 2020 EaD neste domingo (16)
Locais de prova foram disponibilizados nesta sexta-feira, dia 14. Estão sendo ofertadas 1.625 vagas no Vestibular para cursos a distância (EaD).

2ª chamada do Vestibular 2020 da Unir é divulgada
gora, os aprovados deverão realizar matrículas entre os dias 17 e 18 de fevereiro, das 08h30 às 11h30 e das 14h às 17h30.