1. Home
  2. Notícias
  3. UFSC e UFFS recebem inscrições do primeiro Vestibular Unificado 2020

UFSC e UFFS recebem inscrições do primeiro Vestibular Unificado 2020

No momento da inscrição é preciso que o candidato escolhe entre uma das universidades, se UFSC ou UFFS.

Publicado por Érica Caetano em 11 de Setembro de 2019 em Notícias

Compartilhe

Crédito imagem: Henrique Almeida / Agecom
Crédito imagem: Henrique Almeida / Agecom

Teve início nesta quarta-feira, 11 de setembro, as inscrições do primeiro Vestibular Unificado 2020 das Universidades Federais de Santa Catarina (UFSC) e da Fronteira Sul (UFFS). Os interessados poderão se inscrever até o dia 14 de outubro e a taxa é de R$ 144.

Faça sua inscrição

No momento da inscrição é preciso que o candidato escolhe entre uma das universidades, se UFSC ou UFFS.

Isenção

Pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2020 serão recebidos até o dia 03 de outubro. A gratuidade pode ser pedida pelos inscritos no CadÚnico ou por candidatos com renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa e que estejam no ensino médio ou que já tenham concluído em escolas públicas ou com bolsas integrais em colégios particulares. 

O resultado será divulgado em 09 de outubro. Os inscritos que foram beneficiados estarão automaticamente inscritos no Vestibular 2020.

Vestibular Unificado

UFSC e UFF divulgaram em julho deste ano que aplicariam o Vestibular unificado. Como esta é a primeira edição é um teste para saber se a seleção conjunta será positiva e, caso o resultado seja como o esperado, o processo seletivo continuará sendo realizado.

O formato do Vestibular continuará sendo realizado como já era feito anteriormente pela UFSC. A mudança está no que diz respeito aos locais de prova, já que estes foram ampliados para os estados do Paraná e Rio Grande do Sul, lugares onde há unidades da UFFS. 

Cronograma

Os locais de prova serão disponibilizados através do Cartão de Inscrição, no dia 22 de novembro. A concorrência do Vestibular também será publicada neste mesmo dia. 

O Vestibular Unificado ocorrerá nas cidades de Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão (SC), Cerro Largo, Erechim e Passo Fundo (RS), Laranjeiras do Sul e Realeza (PR).

As provas acontecem nos dias 07, 08 e 09 de dezembro, das 14h às 18h. No primeiro dia será aplicada as provas de Primeira Língua, Segunda Língua (Língua Estrangeira), Matemática e Biologia. No segundo será a vez das questões de Ciências Humanas e Sociais, Física e Química. No último dia trará quatro questões discursivas e uma Redação. 

Os candidatos ao curso de Artes Cênicas passam ainda Teste de Habilidades Específicas (THE) como etapa do Vestibular 2020. O edital específico ainda será divulgado.

Saiba como estudar para os Testes de Habilidades Específicas

Oportunidades

Serão preenchidas pelo Vestibular Unificado 70% das vagas disponíveis na UFSC. Na UFFS serão 30% das vagas. Ambas instituições utilizarão o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o preenchimento do restante das vagas para 2020, sendo 30% na UFSC e 70% na UFFS. 

A UFSC oferta 4.513 vagas no Vestibular 2020 onde dessas, 2.275 são reservadas para os cotistas de escolas públicas. As oportunidades são para Florianópolis, Joinville, Blumenau, Araranguá, Curitibanos, 

Já a UFFS oferece 661 vagas, das quais 577 oportunidades são para os cotistas de escolas públicas. Os cursos estão situados em Chapecó (SC), Cerro Largo (SC), Laranjeiras do Sul (PR), Realeza (PR), Passo Fundo e Erechim (RS). 

Ainda não há data para a divulgação do resultado. Outros detalhes podem ser obtidos pelo Edital.

VEJA TAMBÉM

1 2