Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. UFRGS divulga edital do Vestibular 2020 com mudanças

UFRGS divulga edital do Vestibular 2020 com mudanças

Os interessados poderão se inscrever de 19 de agosto a 16 de setembro, exclusivamente pela internet. A taxa custa R$145.

Publicado por Érica Caetano
09/08/2019 12h49 , atualizado em 09/08/2019 13h01

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) já disponibilizou o edital do seu Concurso Vestibular 2020. O documento traz novidades no que diz respeito ao Enem, datas e horários de provas.

Acesse aqui o Edital!

Os interessados poderão se inscrever de 19 de agosto a 16 de setembro, exclusivamente pela internet. A taxa custa R$145. No ato do cadastro, o candidato deverá informar os dados pessoais e escolher o curso pretendido, a língua estrangeira, a modalidade de ingresso e o local para realização da prova.

Mudanças

Dentre as mudanças anunciadas pela UFRGS está o fim do uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para complementação da nota. Nos Vestibulares anteriores, os candidatos poderiam usar as notas das provas objetivas do Enem para complementar a nota final do processo seletivo.

Devido a antecipação do resultado do Vestibular 2020 de janeiro para dezembro, o uso do Enem 2019 se tornou inviável, já que o Inep só libera as notas do exame para as instituições na segunda quinzena de janeiro.

Contudo, os 30% das vagas para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) continua valendo, inclusive com a previsão da inclusão de vagas dos cursos de Artes Visuais e Teatro.

As provas, que serão realizadas nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí, também tiveram mudanças no que diz respeito as datas e os horários.

Agora, os testes ocorrerão em dois finais de semana, sendo então realizados nos dias 23, 24 e 30 de novembro e em 1º dezembro. O início das provas será às 15h, em todos os dias (com exceção aos sabatistas, que têm assegurado horário diferenciado), com duração de quatro e 30 minutos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Concorrentes ao curso de Música devem realizar, adicionalmente, provas de habilitação específica entre 29 de setembro e 03 de outubro. Diferente de anos anteriores, os concorrentes dos cursos de Artes Visuais e Teatro não precisarão fazer testes específicos.

Vagas

A Universidade oferta no Vestibular 2020 3.980 vagas em 90 opções de cursos de graduação, das quais  50% destinam-se para o acesso universal e 50% para o programa de ações afirmativas (cotas). 

Confira as principais datas abaixo:

  • 19/08 - Início das inscrições e disponibilização do Manual do Candidato
  • 16/09 - Prazo final para as inscrições 
  • 17/09 - Limite para pagamento do boleto de inscrição
  • 23/09 - Prazo final para solicitação de atendimento diferenciado
  • 29/09 - Início das provas de habilitação específica – apenas para Música  
  • 16/10 - Divulgação dos Locais de Prova
  • 23/11 -  Provas de Física, Literatura e Língua Estrangeira                
  • 24/11 - Provas de Língua Portuguesa e Redação               
  • 30/11- Provas de Biologia, Química e Geografia               
  • 1º/12 - Provas de História e Matemática

Mais detalhes podem ser vistos site da UFRGS.

Veja também

UFLA (MG) divulga resultado da 3ª etapa do PAS 2019
Os candidatos da 3ª etapa do PAS da UFLA foram avaliados por meio das notas do Enem 2019, cujas provas foram aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro. 

UFMS libera notas da 1ª e 2ª etapas do Passe 2019
Instituição também divulgou as informações sobre matrícula dos aprovados no Passe e Vestibular 2020.

IFRO solta classificação preliminar do Vestibular 2020
Previsão é que o resultado final seja divulgado na próxima sexta-feira (31). Foram oferecidas quase mil vagas.

Resultados de vestibulares são adiados após suspensão do SiSU 2020/1
Entre as instituições estão as federais de São Paulo (Unifesp) e do Pará (UFPA). UFSC suspendeu cronograma de matrículas do SiSU.

UFRR disponibiliza classificação preliminar do Vestibular 2020
Aqueles que queiram apresentar recursos contra a classificação preliminar deverão fazer isso ainda hoje (27). O resultado dos recursos será disponibilizado no dia 28 seguinte .

Unespar divulga 2ª chamada do Vestibular 2020
De acordo com o edital de matrículas, os selecionados deverão se matricular no dia 29 de janeiro. Uma nova chamada é esperada para o dia 31 deste mesmo mês. 

Pré-vestibular gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas de 2020
Podem participar do preparatório, que tem foco nas provas do Enem, candidatos que estão matriculados no último ano do ensino médio em escola pública ou que já concluíram essa etapa também na rede pública.

Famerp solta resultado do Vestibular 2020/1
Agora, as matrículas deverão ser feitas das 09h às 15h, no Pavilhão Fleury ou na sala da Secretaria Geral, na sede da Famerp.

Unesp divulga resultado do Vestibular 2020
Selecionados devem fazer matrículas virtuais até esta terça-feira (28)

SiSU 2020/1: Justiça Federal continua mantendo a decisão de suspensão do resultado
Ainda há a possibilidade de o governo recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

Inscrições para o SiSU 2020/1 encerram neste domingo (26)
Resultado pode não ser divulgado na terça-feira porque a Justiça de SP determinou a suspensão do SiSU após o encerramento das inscrições.