1. Home
  2. Notícias
  3. UFRGS divulga edital do Vestibular 2020 com mudanças

UFRGS divulga edital do Vestibular 2020 com mudanças

Os interessados poderão se inscrever de 19 de agosto a 16 de setembro, exclusivamente pela internet. A taxa custa R$145.

Publicado por Érica Caetano em 09 de Agosto de 2019 em Notícias

Compartilhe


A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) já disponibilizou o edital do seu Concurso Vestibular 2020. O documento traz novidades no que diz respeito ao Enem, datas e horários de provas.

Acesse aqui o Edital!

Os interessados poderão se inscrever de 19 de agosto a 16 de setembro, exclusivamente pela internet. A taxa custa R$145. No ato do cadastro, o candidato deverá informar os dados pessoais e escolher o curso pretendido, a língua estrangeira, a modalidade de ingresso e o local para realização da prova.

Mudanças

Dentre as mudanças anunciadas pela UFRGS está o fim do uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para complementação da nota. Nos Vestibulares anteriores, os candidatos poderiam usar as notas das provas objetivas do Enem para complementar a nota final do processo seletivo.

Devido a antecipação do resultado do Vestibular 2020 de janeiro para dezembro, o uso do Enem 2019 se tornou inviável, já que o Inep só libera as notas do exame para as instituições na segunda quinzena de janeiro.

Contudo, os 30% das vagas para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) continua valendo, inclusive com a previsão da inclusão de vagas dos cursos de Artes Visuais e Teatro.

As provas, que serão realizadas nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí, também tiveram mudanças no que diz respeito as datas e os horários.

Agora, os testes ocorrerão em dois finais de semana, sendo então realizados nos dias 23, 24 e 30 de novembro e em 1º dezembro. O início das provas será às 15h, em todos os dias (com exceção aos sabatistas, que têm assegurado horário diferenciado), com duração de quatro e 30 minutos.

Concorrentes ao curso de Música devem realizar, adicionalmente, provas de habilitação específica entre 29 de setembro e 03 de outubro. Diferente de anos anteriores, os concorrentes dos cursos de Artes Visuais e Teatro não precisarão fazer testes específicos.

Vagas

A Universidade oferta no Vestibular 2020 3.980 vagas em 90 opções de cursos de graduação, das quais  50% destinam-se para o acesso universal e 50% para o programa de ações afirmativas (cotas). 

Confira as principais datas abaixo:

  • 19/08 - Início das inscrições e disponibilização do Manual do Candidato
  • 16/09 - Prazo final para as inscrições 
  • 17/09 - Limite para pagamento do boleto de inscrição
  • 23/09 - Prazo final para solicitação de atendimento diferenciado
  • 29/09 - Início das provas de habilitação específica – apenas para Música  
  • 16/10 - Divulgação dos Locais de Prova
  • 23/11 -  Provas de Física, Literatura e Língua Estrangeira                
  • 24/11 - Provas de Língua Portuguesa e Redação               
  • 30/11- Provas de Biologia, Química e Geografia               
  • 1º/12 - Provas de História e Matemática

Mais detalhes podem ser vistos site da UFRGS.

VEJA TAMBÉM

1 2