Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. UFRGS cria novas cotas e anuncia criação de comissão para avaliar critério de raça

UFRGS cria novas cotas e anuncia criação de comissão para avaliar critério de raça

As mudanças anunciadas já entrem m vigor para o Vestibular e SiSU 2018.

Publicado por Rafael Batista
26/09/2017 11h25

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aprovou algumas alterações em sua Política de Ações Afirmativas da instituição que já estarão em vigor para ingresso em 2018. As medidas influenciam tanto o Concurso Vestibular, quanto as vagas ofertas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Um dos principais pontos é a reserva de vagas para pessoas com deficiência, em virtude da Lei 13.409/2016, que atualizou a Lei de Cotas. Sendo assim, os estudantes de escolas públicas, que se inscreverem pelo sistema de cotas, deverão se enquadrar em uma das oito modalidades previstas, conforme o gráfico:

- L1: candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita;

- L1 – PcD: candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita e Pessoa com Deficiência (PcD);

- L2: candidato egresso Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena;

- L2 – PcD: candidato egresso Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena e Pessoa com Deficiência (PcD);

- L3: candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- L3 – PcD: candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar e Pessoa com Deficiência (PcD);

- L4: candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena.

- L4 – PcD: candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena e Pessoa com Deficiência.

Comissão de Avaliação de Cotas

Além da nova modalidade, a UFRGS vai implantar uma comissão para homologar o ingresso de pretos, pardos e indígenas no Programa de Ações Afirmativas. A intenção é que a banca de avaliação analise o fenótipo do candidato para constatar se ele é visto como pertencente ao grupo racial declarado.

Serão consideradas outras características além da cor da pele, como tipo de cabelo, formato do nariz e dos lábios. No caso dos inscritos como indígenas, a comprovação será feita por meio da apresentação de ocumentos com validação das lideranças da comunidade de origem ou de instituições da área.

Vestibular 2018

 A UFRGS ainda não divulgou informações sobre o cronograma de inscrições do Vestibular 2018. Os pedidos de isenção de taxa serão recebidos até esta terça-feira, dia 26 de setembro. As provas estão marcadas para acontecer entre os dias 7 e 10 de janeiro de 2018.

Mais informações no site da Coperse/UFRGS.

Veja também

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.

Edital do Enem 2020 é divulgado
Solicitações de isenção de taxa terão início no dia 06 de abril.

UECE terá novo prazo de inscrição do Vestibular 2020/2
Também será divulgado um novo cronograma de provas, já que o calendário atual foi suspenso devido da pandemia da covid-19.

Uesb suspende chamadas do Vestibular e do SiSU 2020 devido a pandemia do coronavírus
Um novo cronograma será definido pela Uesb posteriormente. A Universidade é mais uma dentre tantas outras que decidiu suspender as atividades por conta do isolamento social

UEPG encerra primeiro prazo de inscrições do PSS 2020 hoje (30)
Quem não fizer o cadastro até esta segunda-feira, poderá fazê-lo entre os dias 1º e 30 de agosto. 

Coronavírus: veja como estudar em casa durante o isolamento devido ao Covid-19
O Super Vestibular reuniu dicas de como aproveitar o tempo em casa se dedicando aos estudos, mesmo sem estar indo a escola.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2020/2 da UECE encerra hoje (27)
Devido a paralisação das atividades por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19), algumas atividades presenciais referentes ao Vestibular foram suspensas.

Udesc suspende cronograma do Vestibular de Inverno 2020 devido a pandemia do Coronavírus
A Universidade também adiou o prazo de isenção para doadores de sangue e medula, que seria finalizado nesta sexta-feira, dia 27.