1. Home
  2. Notícias
  3. UFPR: inscrições para o Vestibular 2019 chegam ao fim

UFPR: inscrições para o Vestibular 2019 chegam ao fim

Seleção oferta 5.421 vagas em cursos ministrados em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo

Publicado por Silvia Tancredi em 11 de Setembro de 2018 às 04:30 em Notícias

Compartilhe

A  Universidade Federal do Paraná (UFPR) encerra nesta terça-feira, 11 de setembro, as inscrições para o Vestibular 2018/2019. O valor da taxa é de R$ 120.

Inscreva-se Vestibular 2019 UFPR

Candidatos com CadÚnico do Governo Federal ou oriundos de escolas públicas e com renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa puderam solicitar isenção de taxa.

Confira os isentos de taxa por CadÚnico

Confira os isentos de taxa por renda

Provas

A primeira fase do Vestibular 2018/2019 da UFPR será aplicada no dia 21 de outubro, em locais a serem divulgados no dia 17 anterior. A etapa será composta por 80 questões objetivas sobre as disciplinas estudadas no ensino médio.

No dia 5 de novembro, a universidade deve liberar a lista de classificados para a segunda etapa do vestibular. Neste caso, os locais de provas serão informados no dia 21 de novembro e avaliação aplicada nos dias 25 e 26 seguintes.

A segunda fase do Vestibular da UFPR é composta por Compreensão e Produção de Textos, sendo três questões discursivas e redação. Além disso, os vestibulandos devem responder questões discursivas de disciplinas específicas ao curso em disputa.

Provas específicas

Inscritos para os cursos de Música, Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico e Design de Produto devem passar ainda por uma prova de habilidades específicas, marcada para o dia 26 de novembro.

Já o curso de Matemática é o único que participa do Processo Seletivo Estendido (PSE). A graduação passa pelas duas fases gerais do Vestibular e os classificados participam de uma terceira etapa específica, que terá suas datas divulgadas em 2019.

Vagas

A UFPR disponibiliza, através deste processo seletivo, 5.421 vagas em cursos de graduação ministrados nos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.

Do total de vagas, metade é para cotistas de escolas públicas. Dentro deste porcentual, há reserva para candidatos negros, pardos e indígenas, conforme determina a Lei de Cotas.

O resultado do Vestibular da UFPR será publicado em 11 de janeiro de 2019, mas as datas de matrículas ainda não foram informadas.

Mais informações no Edital e no site do Vestibular.

VEJA TAMBÉM

1 2
  • Inep libera gabaritos do Enem 2018

    O Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 nesta quarta-feira, 14 de novembro. Apenas uma questão de Matemática foi anulada.

  • IFNMG realiza no domingo (18) o seu Vestibular 2019/1

    O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) divulgou os locais de prova do Vestibular 2019/1. As provas serão aplicadas no próximo domingo, dia 18, pela manhã e à tarde.

  • UEMA libera resultado da 1ª fase do PAES 2019

    O resultado da primeira fase do PAES 2019 da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) foi publicado nesta terça-feira, 13 de novembro. A lista também contempla os classificados para a disputa das vagas da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).