Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. UFMA aprova bônus nas notas do Enem de alunos maranhenses

UFMA aprova bônus nas notas do Enem de alunos maranhenses

A reitora da Universidade dará continuidade ao processo para encaminhamento da proposta de implantação da política para a PROGF

Publicado por Érica Caetano
10/10/2017 11h30 , atualizado em 10/10/2017 11h43

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), aprovou ontem, dia 09, por unanimidade, a política educacional afirmativa que dispõe sobre o ingresso qualificado de estudantes de escolas públicas e privadas do Maranhão à Universidade.

Com isso, esses estudantes terão o acréscimo de 20% nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2018. O acréscimo valerá para todos os alunos que tenham cursado o 9º ano do ensino fundamental e o 1º, 2º e 3º anos do ensino médio em escolas públicas ou privadas do Maranhão, e que escolham algum curso de graduação da UFMA, em quaisquer dos campi. 

A medida visa diminuir a exclusão de estudantes maranhenses do processo de Seleção Unificada (SISU), além da evasão de candidatos aprovados naturais de outros estados do país que, após os primeiros períodos de graduação na UFMA, acabam abandonando a vaga. 

Bônus em outras universidades

A iniciativa aprovada pela UFMA não é inédita. Outras universidades federais já adotaram bônus para moradores do estado ou da respectiva região. A Universidade Federal do Pará (UFPA) foi a primeira a aderir, para todos da região Norte.

Na UFPA acontece da seguinte forma: o sistema do SiSU, durante o período de inscrições, disponibiliza a funcionalidade que possibilita o acesso ao bônus de 10% aos candidatos às vagas da Univeridade que cursaram todo o ensino médio nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, caso seja de sua vontade utilizar deste benefício.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no Rio Grande do Sul, foi estentida a abrangência das cotas regionais para 44 municípios. Com isso, quem cursou o ensino médio no sudoeste e no sudeste do estado pode receber 20% de bônus na nota no Enem, sem o direito de acumular a outras cotas.

Geralmente, os bônus destinam-se a vagas de ampla concorrência. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), há 40 vagas para estes candidatos. Aqueles que se inscreverem para uma delas após terem concluído o ensino médio em escolas públicas ou privadas de microrregiões próximas à instituição poderão atribuir 20% de bônus na média do Enem.

As Universidades Federais do Amazonas (UFAM), Pernambuco (UFPE) e Alagoas (UFAL),  utilizam a bonificação para os estudantes que pretendem ingressar no curso de Medicina, podendo o bônus variar entre 5% e 20%. 

Diminuir evasão e estimular o ingresso

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as universidades têm autonomia para oferecer o benefício. As instituições de ensino afirmam que existe uma grande quantidade de candidatos de outras regiões que acabam por abandonar o curso no decorrer do mesmo, por estarem residindo muito distante dos locais de aula, fazendo com que estas vagas acabem ficando ociosas. 

Com o bônus, as Universidades têm a expectativa de estimular o ingresso da população de determinada região ao ensino superior e evitar desistências.

Veja também

UFLA (MG) divulga resultado da 3ª etapa do PAS 2019
Os candidatos da 3ª etapa do PAS da UFLA foram avaliados por meio das notas do Enem 2019, cujas provas foram aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro. 

UFMS libera notas da 1ª e 2ª etapas do Passe 2019
Instituição também divulgou as informações sobre matrícula dos aprovados no Passe e Vestibular 2020.

IFRO solta classificação preliminar do Vestibular 2020
Previsão é que o resultado final seja divulgado na próxima sexta-feira (31). Foram oferecidas quase mil vagas.

Resultados de vestibulares são adiados após suspensão do SiSU 2020/1
Entre as instituições estão as federais de São Paulo (Unifesp) e do Pará (UFPA). UFSC suspendeu cronograma de matrículas do SiSU.

UFRR disponibiliza classificação preliminar do Vestibular 2020
Aqueles que queiram apresentar recursos contra a classificação preliminar deverão fazer isso ainda hoje (27). O resultado dos recursos será disponibilizado no dia 28 seguinte .

Unespar divulga 2ª chamada do Vestibular 2020
De acordo com o edital de matrículas, os selecionados deverão se matricular no dia 29 de janeiro. Uma nova chamada é esperada para o dia 31 deste mesmo mês. 

Pré-vestibular gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas de 2020
Podem participar do preparatório, que tem foco nas provas do Enem, candidatos que estão matriculados no último ano do ensino médio em escola pública ou que já concluíram essa etapa também na rede pública.

Famerp solta resultado do Vestibular 2020/1
Agora, as matrículas deverão ser feitas das 09h às 15h, no Pavilhão Fleury ou na sala da Secretaria Geral, na sede da Famerp.

Unesp divulga resultado do Vestibular 2020
Selecionados devem fazer matrículas virtuais até esta terça-feira (28)

SiSU 2020/1: Justiça Federal continua mantendo a decisão de suspensão do resultado
Ainda há a possibilidade de o governo recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

Inscrições para o SiSU 2020/1 encerram neste domingo (26)
Resultado pode não ser divulgado na terça-feira porque a Justiça de SP determinou a suspensão do SiSU após o encerramento das inscrições.