1. Home
  2. Notícias
  3. UERJ divulga principais datas do Vestibular Estadual 2020

UERJ divulga principais datas do Vestibular Estadual 2020

Ainda não foram disponibilizadas as datas de solicitações de isenção de taxa de inscrição. Também foram disponibilizadas as obras literárias.

Publicado por Érica Caetano em 09 de Janeiro de 2019 às 12:16 em Notícias

Compartilhe


A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) anunciou as principais datas de seu Vestibular Estadual 2020. 

O cronograma começa com as datas de provas do 1º Exame de Qualificação (EQ), previstas para 09 de junho. Já as provas para o 2º Exame de Qualificação estão agendadas para 15 de setembro. Já o Exame Discursivo será aplicado em 1o de dezembro. 

Ainda não foram disponibilizadas as datas de solicitações de isenção de taxa de inscrição. Vale lembrar que a UERJ pode mudar as datas de uma ou mais etapas de seu Vestibular. As alterações são divulgadas no site oficial e também aqui no Super Vestibular. 

Obras Literárias

A UERJ também informou quais obras literárias serão cobradas em seu Vestibular Estadual 2020.

Os candidatos terão que ler "A hora de alimentar serpentes", de Marina Colasanti, para o 1º Exame de Qualificação. Já o segundo contará com a presença de questões sobre "Gota D’Água", de Chico Buarque e Paulo Pontes.

O Exame Discursivo exige dos candidatos a leitura de "Vidas Secas", de Graciliano Ramos e "Antes de Nascer o Mundo", de Mia Couto. O primeiro livro é para a Redação e o segundo para a prova de Língua Portuguesa e Literaturas. 

Vestibular

Os Exames de Qualificação (EQs) constituem a primeira etapa do Vestibular Estadual da UERJ. Esta fase é composta por questões objetivas sobre disciplinas do ensino médio (conhecimentos gerais). 

A UERJ aplica dois EQs, o que possibilita quem perdeu o primeiro exame a fazer o segundo, assim como os candidatos que fizeram o 1º EQ podem tentar melhorar a nota no 2º. É preciso obter aproveitamento mínimo de 40% em uma das edições para se classificar para o Exame Discursivo.

O Exame Discursivo (ED) é a segunda etapa do Vestibular. Como o nome diz, esta fase conta com provas discursivas e redação. 

O Vestibular Estadual é responsável pelo ingresso em vagas da UERJ e do Centro Universitário da Zona Oeste (UEZO).

Mais informações no site da UERJ.

VEJA TAMBÉM

1 2
  • UESB realiza provas do Vestibular 2019

    A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) dá início neste domingo, 20 de janeiro, as provas do seu Vestibular 2019. Elas continuam sendo aplicadas amanhã, dia 21, das 08h às 12h, em ambos os dias.

  • UFAM publica cronograma de matrículas do PSC 2019

    A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) liberou nesta sexta-feira, 18 de janeiro, as datas das matrículas dos aprovados na terceira etapa do Processo Seletivo Contínuo (PSC) 2019.

  • Confira resultado do Vestibular 2019 da UEL

    A Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, divulgou no início da tarde de hoje, 18 de janeiro, a lista de aprovados no Vestibular 2019.

  • Provas do Vestibular 2019 da UEMG são aplicadas neste domingo

    A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) realiza neste domingo, 20 de janeiro, as provas do seu Vestibular 2019. O acesso aos locais de prova já está disponível. As provas acontecem das 14h às 18h30. Portões serão fechados às 13h30.

  • Listão de aprovados do Vestibular 2019 da UFRGS é publicado

    A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) publicou o resultado final do Vestibular 2019 nesta segunda-feira. A matrícula terá etapa online e presencial. Os convocados nesta chamada terão que enviar a documentação (conforme o Manual do Candidato) pelo Portal do Candidato.

  • Enem 2018: espelho da redação será disponibilizado em março

    O Ministério da Educação (MEC) liberou nesta sexta-feira, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Os interessados podem acessá-las na página do participante. A data de divulgação das notas dos treineiros e o espelho da redação também foi disponibilizada.