1. Home
  2. Notícias
  3. UERJ divulga principais datas do Vestibular Estadual 2020

UERJ divulga principais datas do Vestibular Estadual 2020

Ainda não foram disponibilizadas as datas de solicitações de isenção de taxa de inscrição. Também foram disponibilizadas as obras literárias.

Publicado por Érica Caetano em 09 de Janeiro de 2019 às 12:16 em Notícias

Compartilhe


A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) anunciou as principais datas de seu Vestibular Estadual 2020. 

O cronograma começa com as datas de provas do 1º Exame de Qualificação (EQ), previstas para 09 de junho. Já as provas para o 2º Exame de Qualificação estão agendadas para 15 de setembro. Já o Exame Discursivo será aplicado em 1o de dezembro. 

Ainda não foram disponibilizadas as datas de solicitações de isenção de taxa de inscrição. Vale lembrar que a UERJ pode mudar as datas de uma ou mais etapas de seu Vestibular. As alterações são divulgadas no site oficial e também aqui no Super Vestibular. 

Obras Literárias

A UERJ também informou quais obras literárias serão cobradas em seu Vestibular Estadual 2020.

Os candidatos terão que ler "A hora de alimentar serpentes", de Marina Colasanti, para o 1º Exame de Qualificação. Já o segundo contará com a presença de questões sobre "Gota D’Água", de Chico Buarque e Paulo Pontes.

O Exame Discursivo exige dos candidatos a leitura de "Vidas Secas", de Graciliano Ramos e "Antes de Nascer o Mundo", de Mia Couto. O primeiro livro é para a Redação e o segundo para a prova de Língua Portuguesa e Literaturas. 

Vestibular

Os Exames de Qualificação (EQs) constituem a primeira etapa do Vestibular Estadual da UERJ. Esta fase é composta por questões objetivas sobre disciplinas do ensino médio (conhecimentos gerais). 

A UERJ aplica dois EQs, o que possibilita quem perdeu o primeiro exame a fazer o segundo, assim como os candidatos que fizeram o 1º EQ podem tentar melhorar a nota no 2º. É preciso obter aproveitamento mínimo de 40% em uma das edições para se classificar para o Exame Discursivo.

O Exame Discursivo (ED) é a segunda etapa do Vestibular. Como o nome diz, esta fase conta com provas discursivas e redação. 

O Vestibular Estadual é responsável pelo ingresso em vagas da UERJ e do Centro Universitário da Zona Oeste (UEZO).

Mais informações no site da UERJ.

VEJA TAMBÉM

1 2
  • Leia as redações nota mil do Enem 2018

    O Inep liberou ontem, dia 19, o acesso aos espelhos das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 para os candidatos. A cópia digitalizada da redação do participante só pode ser utilizada para verificação, a chamada vista pedagógica, já que o Inep não recebe recursos contra as nota.

  • Enem 2018: espelho da redação e notas dos treineiros são liberadas

    Participantes do Enem 2018 podem acessar a partir de hoje, 18 de março, o espelho da redação. O texto foi realizado em novembro do ano passado e teve como tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. 

  • Inscrições para o Vestibular 2019/2 da ESPM estão abertas

    A Escola Superior de Marketing e Propaganda (ESPM) abriu inscrições para o Vestibular 2019/2 das suas três unidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. O prazo vai até 13 de junho para ingresso via provas tradicionais e até 24 de maio via Enem.