1. Home
  2. Notícias
  3. UERJ 2019: quase 32 mil inscritos realizam Exame Discursivo do Vestibular

UERJ 2019: quase 32 mil inscritos realizam Exame Discursivo do Vestibular

Última etapa do processo seletivo ocorrerá das 9h às 14h, em vários municípios do Rio de Janeiro

Publicado por Silvia Tancredi em 02 de Dezembro de 2018 em Notícias

Compartilhe


A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) aplica neste domingo, 2 de dezembro, o Exame Discursivo, que é a última etapa do Vestibular Estadual 2019.

O processo seletivo ocorrerá das 9h às 14h, em vários municípios do Rio de Janeiro. Os candidatos devem chegar com uma hora de antecedência, levando cartão de confirmação, documento de identidade e caneta preta ou azul.

O Exame é formado por uma prova de redação e outras duas provas específicas ao curso escolhido. As três juntas somam 80 pontos.

Conforme o calendário, as notas das provas discursivas serão divulgadas dia 20 de dezembro. Já o resultado do vestibular 2019 da UERJ sairá no dia 19 de janeiro. 

Inscritos e vagas

De acordo com a universidade, há 44% mais inscritos no processo seletivo em comparação ao vestibular do ano passado. Veja abaixo os números:

Fonte: UERJ

O Vestibular 2019 da UERJ oferece 5.701 vagas para cursos no Rio de Janeiro, Resende, São Gonçalo, Ilha Grande, Duque de Caxias, Teresópolis e Nova Friburgo.

Medicina, Relações Internacionais, Jornalismo, Psicologia, Odontologia, Design e Direito são os cursos mais procurados do processo seletivo. 

A instituição reserva 45% de suas vagas para cotistas. Confira a distribuição:

  • 20% para estudantes que fizeram o 2º ciclo do ensino fundamental e todo ensino médio em escola pública;
  • 20% para negros e indígenas; e 
  • 5% para pessoas com necessidades especiais e filhos de policiais civis, militares, bombeiros e inspetores de segurança e administração penitenciária mortos ou incapacitados por serviço. 

O vestibular também selecionará 80 candidatos para o Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro.

Mais informações no Edital.

VEJA TAMBÉM

1 2