1. Home
  2. Notícias
  3. Treineiros poderão testar este ano o Enem Digital

Treineiros poderão testar este ano o Enem Digital

As informações estão no Edital da edição deste ano do Exame, publicadas no Diário Oficial de ontem, dia 18

Publicado por Érica Caetano em 19 de Maio de 2015 em Notícias

Compartilhe

Os candidatos inscritos como treineiros no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 poderão testar a partir desta edição o Enem Digital. Os estudantes de 1° e 2° ano do Ensino Médio que estiverem apenas fazendo como teste o maior exame educacional do país poderão passar pelas provas pela primeira vez neste formato. A informação foi confirmada ontem, dia 18, por meio do item 1.10.1 do Edital do Enem 2015, publicado no Diário Oficial.

Acesse aqui o Edital do Enem 2015

De acordo com o documento, o participante menor de 18 anos no primeiro dia de realização do Exame e que concluirá o Ensino Médio após 2015 poderá participar do novo formato. No entanto, ele não poderá utilizar os seus resultados individuais obtidos para os fins descritos nos itens 1.9.1 e 1.9.2 do Edital. Estes itens dizem respeito a conseguir certificado de conclusão do Ensino Médio e usar para ingresso no ensino superior, respectivamente, já que os testes destinam-se exclusivamente para fins de avaliação de conhecimentos.

A ideia de tornar a prova do Enem digital foi anunciada pelo então ministro da Educação, Cid Gomes, que fez uma consulta pública para o novo modelo. Com a prova digital, o candidato poderá agendar uma data para fazer o exame em um dos locais de prova autorizados pelo Ministério da Educação (MEC).

As questões serão sorteadas em um banco público de itens nas quatro áreas de conhecimento do exame – linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; e ciências da natureza e suas tecnologias. Atualmente, o banco de questões é secreto, e o exame é impresso e realizado apenas uma vez por ano, em uma mesma data para todos os candidatos.

Enem 2015

As inscrições para o Enem 2015 serão abertas às 10h do próximo dia 25 e seguem até as 23h59 do dia 05 de junho. As provas serão aplicadas em 24 e 25 de outubro em quase 19 mil locais de prova situados em 1.714 municípios brasileiros. No primeiro dia, serão provas de ciências humanas e de ciências da natureza e, no segundo, de linguagens, códigos e suas tecnologias, de matemática e de redação.

Em relação às edições anteriores, o Enem deste ano apresenta mudanças, as quais foram divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) na última quinta-feira (14). Confira mais detalhes aqui!

O Enem é o maior exame do Brasil, aplicado no último ano para mais de 6 milhões de pessoas. O exame permite que o candidato possa concorrer a vagas no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e no ensino técnico pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Também é exigência para as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras, além do financiamento pelo Fies.

*com informações da Agência Brasil

VEJA TAMBÉM

1 2