Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Estudantes da UFES denunciam fraude no sistema de cotas do Vestibular

Estudantes da UFES denunciam fraude no sistema de cotas do Vestibular

Um processo administrativo foi instaurado pela Universidade a fim de apurar as denúncias

Publicado por Érica Caetano
01/03/2016 11h58 , atualizado em 01/03/2016 12h06

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) divulgou no último dia 25, por meio de nota, que investigará as denúncias de fraudes em seu sistema de reserva de vagas na modalidade de cotas para pretos e pardos, através de processo administrativo.

Tudo começou no início do mês de fevereiro, quando o Coletivo Negrada, uma organização de estudantes universitários negros e indígenas da UFES, entrou com denúncias no Ministério Público Estadual e Federal (MP-ES e MPF) alegando fraude de alguns vestibulandos do Vestibular 2016 da Universidade, no que diz respeito a autodeclaração etnicorracial.

Segundo a organização, alguns candidatos utilizaram da subjetividade do termo “pardo” pertencente a cota PPI (Pretos, Pardos e Indígenas) para se beneficiarem em cursos mais concorridos da UFES, como é o caso das graduações de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Psicologia, Engenharias dentre outros.

Após inúmeras denúncias chegarem até o Coletivo Negrada, a organização buscou nas redes sociais os perfis de alguns dos aprovados dentro desta modalidade e constataram que os mesmos não possuem características de negros e, mesmo assim, foram aprovados dentro do sistema de cotas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mirtes Santos, membro do Coletivo, afirmou que “a UFES não tem banca de avaliação para fiscalizar a autodeclaração. Se a pessoa declara algo falso, isso é crime, está fraudando um documento.” Um abaixo-assinado do assunto também foi publicado no Portal Petição Pública e até o momento já possui mais de 200 assinaturas. Veja aqui!

A UFES informou que irá apurar, sob o ponto de vista jurídico e fático, se os fatos classificados na denúncia são realmente fraudulentos. Se após o devido processo legal seja comprovada a violação da Lei Federal de Reserva de Vagas dentro do processo seletivo da UFES, os estudantes que tiverem praticado irregularidades terão suas matrículas anuladas, com o consequente desligamento da Universidade.

Veja também

Locais de prova do Vestibular 2020 do IFTO são disponibilizados
As provas acontecem no próximo dia 17, das 14h às 18h. Os portões serão abertos às 13h e fechados às 13h50. Os candidatos deverão estar munidos do documento de identificação original com foto.

Em Santa Catarina, Acafe solta local de prova do Vestibular de Verão 2020
Processo seletivo oferece mais de 11 mil vagas em várias universidades. Provas estão marcadas para próximo domingo (17).

Acesse local de prova do Vestibular 2020 do IFMT
Candidatos concorrem a mais de 1,2 mil vagas. Previsão é que lista de aprovados saia no dia 8 de janeiro de 2020.

Etecs (SP) prorrogam inscrições para Vestibulinho 2020/1
Provas serão aplicadas no dia 15 de dezembro. Quantidade de questões variam conforme modalidade do curso escolhido.

Enem 2019 termina com menor índice de ausentes da história
Mais de 700 participantes foram eliminados, contando os dois dias de prova. Entre os motivos estão: portar equipamento eletrônico e ausentar-se antes do horário permitido

No Paraná, Unicentro publica resultado do PAC 2019
Participantes da primeira e da segunda etapa podem consultar boletim de desempenho de hoje até dia 31 de janeiro de 2020

Provas do segundo dia aumentaram o nível do Enem 2019
O segundo dia do Exame foi marcado por ter aumentado o nível das provas, já que exigiu maior conhecimento dos participantes no que diz respeito aos assuntos do ensino médio abordados.

Participantes do Enem 2019 prejudicados por problemas de logística têm direito a solicitar a reaplicação
A reaplicação do Enem 2019 ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro, mesma data em que haverá a aplicação do Enem para Privados de Liberdade (Enem PPL). 

Hoje é o último prazo para se inscrever no Vestibular 2020/1 do IFSuldeMinas
O Instituto está oferecendo 976 vagas para os cursos de graduação presencial e 300 vagas para os cursos a distância (EaD).

Inscrições para Vestibular 2020/1 da UEG encerram nesta segunda-feira (11)
Processo seletivo oferece 3.694 vagas em diversos cursos de graduação. Metade das chances destinam-se a cotistas.

UPF encerra inscrições do Vestibular de Verão 2020
O vestibular oferece 3.091 vagas para cursos em Passo Fundo, Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. Os candidatos podem optar por fazer provas ou usar as notas do Enem entre 2015 a 2018.

Famerp (SP) finaliza inscrições do Vestibular 2020
As provas do Vestibular da Famerp serão realizadas em 09 e 10 de dezembro, das 14h às 18h