Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Suspeita de fraude no Enem 2013 em MG é investigada pela Polícia Federal

Suspeita de fraude no Enem 2013 em MG é investigada pela Polícia Federal

Inep informou que está acompanhando, juntamente com a PF, os desdobramentos da Operação Hemostase e que as investigações devem ocorrer com todo rigor necessário.

Publicado por Érica Caetano
20/12/2013 07h55 , atualizado em 20/12/2013 08h40

Uma quadrilha apontada por fraudar processos seletivos para Medicina em Minas Gerais é investigada numa operação realizada pela Polícia Civil do estado em questão por ser suspeita de ter fraudado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. Segundo dados das investigações até o momento, o bando agiu na cidade de Barbacena, situada na região central do estado. A ação era feita com a venda de gabaritos aos candidatos por valores que podiam variar de R$ 70 a R$ 100 mil. Teriam sido repassados os dados das questões do caderno amarelo do Exame. A investigação agora está sendo realizada pela Polícia Federal.

A Polícia Civil levantou que os membros do grupo agiam da seguinte forma: os integrantes da quadrilha chamados de “pilotos” faziam o teste, como forma de garantir o índice de acerto das questões de 75%, e deixaram os locais de prova rapidamente. Logo depois eles forneciam o gabarito aos chefes da organização, que contatava os candidatos via SMS ou ponto eletrônico para repassar o conteúdo.

A operação intitulada de Hemostase indiciou 36 pessoas por estas estarem envolvidas em fraudes no vestibular de Medicina em instituições de ensino particulares mineiras e fluminenses. Segundo o delegado de Caratinga, que presidiu o inquérito, Fernando José Barbosa Lima, quando houve a constatação da possível fraude no Enem, o caso foi repassado a Polícia Federal imediatamente, e a mesma deverá dar prosseguimento às investigações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) , responsável pelo Enem, informou que "está acompanhando, juntamente com a Polícia Federal, os desdobramentos da Operação Hemostase, deflagrada no início de dezembro pela Polícia Civil de Minas Gerais. Até o momento, de acordo com a Polícia Federal, não existe qualquer elemento que indique, mesmo de forma pontual, que qualquer candidato tenha sido beneficiado".
O Inep reforçou ainda que as investigações devem ocorrer com todo rigor necessário. Conforme prevê o edital do exame, os candidatos identificados, que tiverem utilizado aparelhos eletrônicos durante as provas, serão eliminados".
O Enem 2013 foi aplicado em mais de 1,1 mil cidades brasileiras. Mais de 5 milhões de candidatos fizeram o exame. A prova está sendo corrigida e a divulgação do resultado está prevista para janeiro.

*com informações da Agência Brasil

Veja também

Pré-Enem 2020 gratuito em Campina Grande (PB) está com inscrições abertas
Interessados nas 80 vagas devem fazer o cadastro pessoalmente na sede do cursinho, no bairro Catolé

Locais de prova do Vestibular EaD 2020 da UFS já podem ser acessados
Os inscritos deverão acessar e imprimir o cartão de identificação para apresentá-lo no dia das provas.

UFT solta resultado dos pedidos de isenção do Vestibular 2020/2
Inscrições para processo seletivo da Universidade Federal do Tocantins poderão ser feitas a partir de março

UFT oferta 148 vagas remanescentes do Vestibular 2020/1 via Enem
As inscrições são gratuitas e vão até 03 de março. Para participar é preciso utilizar o desempenho das edições de 2018 ou 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

UEMA solta 2ª chamada de excedentes do PAES 2020
Selecionados deverão realizar matrículas de 2 a 5 de março, das 09h às 12h e das 14h às 17h30

UnB publica 2ª chamada do Vestibular 2020/1 via Enem
Os candidatos aprovaodos deverão se matricular entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março, das 09h às 18h

Resultado do Fies 2020/1 está disponível
Quem não foi selecionado na chamada única do Fies Juro Zero poderão participar da lista de espera de 28 a 31 de março. 

Fuvest 2020: convocação da lista de espera começa hoje (26)
Segundo a organizadora do vestibular, os selecionados deverão fazer as matrículas virtuais em até 48 horas após a convocação

UFFS recebe inscrições para vagas remanescentes do Vestibular 2020 via Enem
Podem participar deste processo seletivo os candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer edição entre 2015 e 2019.

Uneb disponibiliza cronograma de matrículas do Vestibular 2020
De acordou com o documento disponibilizado, as datas são diferentes de acordo com a modalidade do curso: presencial ou a distância. Também foi divulgada a data das próximas chamadas.

Confira livros que serão exigidos nos Vestibulares 2020/2 e 2021 da UFSC
Três obras literárias serão cobradas em ambos os processos seletivos. Entre elas, está livro de Clarice Lispector.

2ª repescagem do Vestibular 2020 da UFPA é publicada
Agora, os novos aprovados deverão primeiramente preencher o cadastro virtual para posterior matrícula presencial.