1. Home
  2. Notícias
  3. SiSU 2019: inscrições para a edição do 1º semestre estão abertas

SiSU 2019: inscrições para a edição do 1º semestre estão abertas

Interessados nas mais de 235 mil vagas podem se inscrever até a próxima quinta-feira (25)

Publicado por Silvia Tancredi em 22 de Janeiro de 2019 às 00:05 em Notícias

Compartilhe


O Ministério da Educação (MEC) abriu hoje, 22 de janeiro, as inscrições para a primeira edição de 2019 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O link será liberado no site do programa. O prazo encerra nesta sexta-feira (25).

Saiba como se inscrever no SiSU

Para fazer o cadastro, é necessário que o candidato tenha feito o Enem 2018. As notas do exame educacional foram publicadas na última sexta-feira (18). Somente serão válidas as inscrições dos participantes que obtiveram nota acima de zero na redação.

Nesta edição, serão oferecidas 235.476 vagas em 129 instituições de ensino públicas de todo o País. A pesquisa de vagas do SiSU 2019/1 já pode ser feita

O número de oportunidades que serão oferecidas pelas universidades e para cada cidade varia. Para São Paulo, por exemplo, haverá mais de 15 mil vagas. Já para Santa Catarina, serão 7,7 mil chances.

Confira a lista de instituições que participam do SiSU

Os participantes do SiSU podem escolher até duas opções de cursos. Será possível mudar a escolha até às 23h59 desta quinta-feira. Com isso, o candidato pode selecionar a graduação para a qual sua nota permite a classificação. 

As notas de corte (pontos mínimos necessários para o número de vagas) e desempenho individual do candidato serão liberados a partir do segundo dia de inscrições. As notas mudam conforme a modalidade de participação (cotas ou ampla concorrência), número de inscritos para cada curso e quantidade de vagas oferecidas pela instituição. 

Veja como funcionam as notas de corte do SiSU

Resultado

Segundo o Edital do SiSU 2019/1, a previsão é de que a chamada regular seja publicada no dia 28 de janeiro. Os convocados deverão comparecer às instituições entre os dias 30 de janeiro e 4 fevereiro.

Os candidatos não aprovados em nenhuma das opções de vagas poderão manifestar interesse na lista de espera do SiSU entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro. Neste caso, os estudantes deverão indicar uma das duas opções escolhidas no momento da inscrição.

Ainda conforme o Edital, quem for aprovado em curso de segunda opção não poderá mais participar da lista de espera.

Leia mais sobre a Lista de Espera do SiSU

As chamadas da lista de espera serão divulgadas pelas próprias instituições de oferta das vagas. Neste caso, cada universidade deve divulgar editais, com prazos e procedimentos específicos.

Para mais informações, acesse o Edital ou o site do SiSU

VEJA TAMBÉM

1 2