1. Home
  2. Notícias
  3. Segunda fase do Vestibular 2019 da Unicamp termina com mais de 14% de ausentes

Segunda fase do Vestibular 2019 da Unicamp termina com mais de 14% de ausentes

Previsão, conforme cronograma, é que lista de aprovados seja liberada no dia 11 de fevereiro

Publicado por Silvia Tancredi em 16 de Janeiro de 2019 às 17:53 em Notícias

Compartilhe


A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) encerrou nesta terça-feira, 15 de janeiro, as provas da segunda fase do Vestibular 2019. Mais de 18 mil candidatos eram esperados, mas mais de 14% faltaram.

O vestibular oferece 2.589 vagas em 69 cursos de graduação, em Campinas, Limeira e Piracicaba. O curso de Medicina é o mais procurado, com mais de 13 inscritos por chance. 

1º dia

No primeiro dia da segunda fase do vestibular 2019 da Unicamp, os candidatos produziram uma redação e responderam questões discursivas de Língua Portuguesa e Literatura. 

Segundo o diretor pedagógico do colégio e curso Oficina do Estudante, de Campinas (SP), prova de Português privilegia a habilidade de leitura e interpretação de texto, que tem domínio do uso da língua para explorar efeitos de sentido e é capaz de identificar múltiplas leituras e correlacionar textos verbais e não verbais.

"É uma prova sofisticada, que espera selecionar alunos que dominam o uso da língua como ferramenta para expressar ideias complexas e contrastantes, além do posicionamento crítico sobre temas em circulação na sociedade", opina ele.

2º dia

No segundo dia, os inscritos no vestibular da Unicamp responderam questões de Matemática, Geografia e História. Para o diretor, a prova pode ser resumida em duas palavras: equilíbrio e seletividade. "A prova acaba privilegiando o aluno que tem um conhecimento amplo, e se preparou com cuidado", acredita.

Tasinafo dá especial atenção à prova de matemática. "Foi de nível médio a difícil. O aluno deve ter saído da prova bastante cansado por ter sido muito exigido no segundo dia", avalia. 

3º dia

No terceiro dia, foi a vez de questões de Física, Ciências Biológicas e Química. De acordo com o coordenador pedagógico da Oficina do Estudante, Marcelo Pavani, a prova pode ser resumida em duas palavras: pesada e elegante.

"Enunciados que demandavam um grande trabalho de leitura e interpretação, que tornou a prova bastante pesada. A criatividade e densidade conceitual em cada uma das questões fez com que a prova, como um todo, se tornasse bastante cansativa para os candidatos, que já vinham de dois dias anteriores de prova", comenta. 

Habilidades Específicas

Os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança terão que fazer também testes de habilidades específicas, de 21 a 25 de janeiro.

O resultado da Unicamp será publicado no dia 11 de fevereiro. 

Para mais informações, acesse o Edital do Vestibular 2019 ou o site da Comvest, organizadora do vestibular.

VEJA TAMBÉM

1 2