1. Home
  2. Notícias
  3. Veja o passo a passo para fazer a inscrição no Enem 2015

Veja o passo a passo para fazer a inscrição no Enem 2015

Confira um passo a passo para você preencher todos os dados necessários e fazer o cadastro de forma tranquila

Publicado por Silvia Tancredi em 25 de Maio de 2015 em Notícias

Compartilhe

O prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 começou na manhã de hoje, 25 de maio, e segue até 5 de junho. No momento de fazer o cadastro, os estudantes devem prestar atenção para preencher os dados corretos. Pensando nisso, preparamos este passo a passo para você se inscrever com tranquilidade e segurança. Clique nas imagens para ampliá-las.

1- Acesse a Página principal do Enem 2015. Leia as orientações ao Participante e clique em "Inscrição 2015". A opção página do participante é para quem já fez a inscrição no Enem 2015.


2 -Clique em "Inscrição 2015". Será aberta a página do participante, na qual você deve indicar o CPF PRÓPRIO e a data do seu nascimento.


3 - Preencha o formulário com seus dados pessoais. Atente-se à opção "Etnia", que pode ser usada para sistema de cotas, e para o e-mail, que deve ser único (clique na imagem para ampliar)



4 - Crie uma senha e uma pergunta e uma resposta secreta para recuperar a senha, caso você precise.



5 -  Marque se necessita de atendimento especializado ou específico.



6 – Confirme se todos os dados estão corretos



7 - Escolha a língua estrangeira para a prova (inglês ou espanhol) e a cidade onde você vai fazer o Enem. Lembre-se de que as provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro, portanto, escolha a cidade onde você estará nessas datas e não necessariamente a cidade que você mora atualmente. 

8 – Informe a sua escolaridade. Atenção: se você sinalizar que está cursando o ensino médio e o concluirá depois de 2015, não poderá participar do SiSUProUni e Fies. Para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio, marque a opção "não estou cursando e não concluí o ensino médio".



9 -  Caso queira obter o certificado do ensino médio pelo Enem, você deve indicar esta opção e escolher um local para pegar o certificado. Guarde bem o nome do local.



10 – Responda o questionário. As informações poderão ser usadas para você conseguir isenção automática ou por meio da declaração de carência e para futuramente concorrer pelas cotas.



11 - Pronto! A sua inscrição foi finalizada. Agora você precisa gerar o boleto, se precisar pagar a taxa de R$ 63, ou declarar carência, no caso da isenção da taxa de inscrição. Você também pode imprimir seus dados ou alterá-los até o final do prazo de inscrição, dia 5 de junho.

12 - Pela Página do Participante é possível acompanhar a inscrição. Se o estudante preencheu que está no 3º ano do ensino médio na rede pública, aparecerá a seguinte informação: "Inscrição confirmada - inscrição gratuita". Caso não tenha efetuado o pagamento, a mensagem será: "Inscrição não efetuada - pagamento não confirmado". Em média, demora 48 horas para o banco processar o pagamento.

VEJA TAMBÉM

1 2