Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Consulta pública: quase 70% rejeita Enem pelo computador

Consulta pública: quase 70% rejeita Enem pelo computador

Resultado da consulta pública sobre o exame educacional foi divulgado pelo MEC nesta manhã

Publicado por Silvia Tancredi
09/03/2017 15h12 , atualizado em 09/03/2017 15h36

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na manhã de hoje, 9 de março, por meio de coletiva de imprensa, o resultado da consulta pública sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dos mais de 600 mil participantes, mais de 420 mil preferem que as provas não sejam aplicadas pelo computador.

Segundo o órgão, quase 64% das pessoas que responderam a pesquisa querem que o exame educacional continue sendo aplicado durante dois dias. Diferente das edições anteriores, a maioria (42%) escolheu que o Enem ocorra em dois domingos. Confira abaixo como foram as perguntas:


Primeira pergunta da consulta pública do Enem


Segunda consulta pública do Enem


Terceira consulta pública do Enem

A consulta pública foi aberta no dia 18 de janeiro e seguiu até 10 de fevereiro. De acordo com o MEC, a intenção da pesquisa foi de receber a opinião de estudantes, educadores, pesquisadores e de todos que pudessem colaborar com o aperfeiçoamento do exame.

Enem 2017

As mudanças já valem para a edição deste ano. O Enem 2017 será aplicado nos domingos 5 e 12 de novembro. Conforme o MEC, o exame ocorrer somente aos domingos não vai prejudicar os sabatistas, que precisavam aguardar até o pôr do sol em uma sala fechada para então começarem a fazer as provas.

O período de inscrições será de 8 a 19 de maio. O valor da taxa ainda não foi divulgado. No ano passado, os candidatos tiveram que pagar R$ 68. O edital, com as regras do exame, está previsto para sair no dia 10 de abril. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com o ministério, os estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas continuam ganhando a gratuidade, mas a partir do Enem 2017 não será mais por autodeclaração. O sistema de inscrição será integrado ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e a isenção será concedida automaticamente quando o estudante informar o seu Número de Identificação Social (NIS).

Os participantes do Enem 2016 que obtiveram a isenção e não fizeram as provas poderão obter a gratuidade no Enem 2017. Anteriormente, o benefício era perdido para as futuras edições no caso de ausência sem justificativa. A exclusão do benefício valerá a partir do Enem 2018.

Provas 

A prova de redação passou do segundo para o primeiro dia do Enem. Ela será aplicada junto com as provas de linguagem, código e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5h30. No segundo domingo serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, com 4h30 de duração.

As provas e cartões de respostas serão personalizados, com identificação do aluno e número de inscrição. Não será mais preciso escrever a cor da prova.

O resultado do Enem 2017 será divulgado no dia 19 de janeiro de 2018. As notas poderão ser usadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Programa de Financiamento Estudantil (FIES).

Veja também

MEC amplia prazo de inscrições para o SiSU 2020/1
Datas foram alteradas para quem tiver problemas por causa de erros apresentados na correção do Enem 2019

UVA (CE) solta resultado do Vestibular 2020/1
Todos os aprovados no Vestibular também deversão se matricular nos dias 17 e 18 de fevereiro, de acordo orientações e documentos exigidos e listados no Edital.

UnB: acesse resultado da 2ª Certificação de Habilidades 2019
Documento é obrigatório para interessados em cursos das áreas de Arquitetura, Artes, Design e Música

IFMT publica 2ª chamada do Vestibular 2020
Convocados devem fazer registro acadêmico a partir de amanhã (21). Prazo segue até dia 23.

Univesp solta relação de aprovados no seu Vestibular 2020
As provas foram aplicadas das 13h às 18h em 1º de dezembro do ano passado para cerca de 55 mil candidatos.

Enem 2019: notas erradas podem atingir até 30 mil estudantes
O Instituto informou, na noite de ontem, que todos os candidatos que se sentiram lesados e quisessem questionar a correção das provas do Enem 2019 deveriam enviar um e-mail específico até às 10h de hoje.

Resultado do PAES 2020 da UEMA está disponível
As provas do PAES 2020 foram aplicadas em 20 de outubro (1ª fase) e 24 de novembro (2ª fase). O cronograma de matrículas e das demais chamadas ainda não foi liberado.

Hoje (20) é o último dia para se inscrever no Vestibular 2020 da Unir (RO)
Somente podem se inscrever estudantes que fizeram o Enem 2019, uma vez que eles serão avaliados por essas notas.

Chegam ao fim as inscrições do Vestibular 2020 da Unifap via Enem
Somente podem se inscrever candidatos que fizeram as provas do Enem 2018 ou 2019, uma vez que eles serão avaliados por meio dessa notas.

Unicamp 2020: provas de Habilidades Específicas começam a ser aplicadas
Devem realizar as provas os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música.

UFT recebe pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2020/2
Os interessados podem fazer a solicitação até o próximo dia 23. É preciso apresentar documentos comprobatórios das condições exigidas pela UFT.

Enem 2019: somente 53 participantes tiram nota 1.000 na redação
"Democratização de acesso ao cinema no Brasil" foi o tema. Notas foram divulgadas no início da manhã de hoje.