Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Quadrilha é presa no Nordeste por fraudar provas do Enem 2014

Quadrilha é presa no Nordeste por fraudar provas do Enem 2014

A Operação Apollo, deflagrada pela Polícia Federal, segue investigando outras fraudes no Exame e em vestibulares de universidades públicas da região

Publicado por Silvia Tancredi
14/11/2014 14h26 , atualizado em 14/11/2014 14h28

Quatro pessoas foram presas, na manhã desta sexta-feira, 14 de novembro, no Nordeste, em operação da Polícia Federal que investiga fraudes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas da edição 2014 foram aplicadas no último final de semana (08 e 09). Também foram expedidos nove mandados de busca e apreensão no Ceará, na Paraíba e no Piauí. 

A Operação Apollo também está verificando outras fraudes em diversos vestibulares e o ingresso em universidades públicas da região pelo sistema de cotas. De acordo com a Polícia Federal, a investigação teve início há 13 meses. No último sábado (08), primeiro dia dos testes do Enem, dois candidatos foram presos em flagrante na cidade de Juazeiro do Norte (CE). 

Ainda segundo a corporação, o esquema tinha como centro de atuação a região do Cariri, no sul do estado do Ceará, mas as ações da quadrilha se estendiam também pela Paraíba. Os fraudadores direcionavam a atuação a candidatos interessados em ingressar no curso de medicina de universidades públicas. 

Denúncia

Na última quarta-feira (12), o estudante do Piauí Jomásio Barros fez uma denúncia junto à Polícia Federal informando que recebeu uma suposta foto no seu celular via aplicativo de mensagens instantâneas, com o tema da redação do Enem pouco antes dos testes serem iniciados no último domingo (09). A corporação divulgou uma nota informando que abriu um inquérito policial para apurar a veracidade dos fatos e que "foi solicitada a perícia do celular do aluno denunciante e todos os envolvidos no caso já estão sendo ouvidos neste estado (Piauí)".  Saiba mais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Polícia Federal afirmou que as investigações seguem para identificar todas as pessoas que têm contribuído com o esquema criminoso, responsável por fraudes ao Enem 2013 e 2014. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) responsável pela aplicação dos exames do Enem, tem colaborado com as investigações desde o ano passado, “fornecendo as informações necessárias à identificação dos investigados e à elucidação da fraude”. 

*Com informações da Agência Brasil

Veja também

MEC amplia prazo de inscrições para o SiSU 2020/1
Datas foram alteradas para quem tiver problemas por causa de erros apresentados na correção do Enem 2019

UVA (CE) solta resultado do Vestibular 2020/1
Todos os aprovados no Vestibular também deversão se matricular nos dias 17 e 18 de fevereiro, de acordo orientações e documentos exigidos e listados no Edital.

UnB: acesse resultado da 2ª Certificação de Habilidades 2019
Documento é obrigatório para interessados em cursos das áreas de Arquitetura, Artes, Design e Música

IFMT publica 2ª chamada do Vestibular 2020
Convocados devem fazer registro acadêmico a partir de amanhã (21). Prazo segue até dia 23.

Univesp solta relação de aprovados no seu Vestibular 2020
As provas foram aplicadas das 13h às 18h em 1º de dezembro do ano passado para cerca de 55 mil candidatos.

Enem 2019: notas erradas podem atingir até 30 mil estudantes
O Instituto informou, na noite de ontem, que todos os candidatos que se sentiram lesados e quisessem questionar a correção das provas do Enem 2019 deveriam enviar um e-mail específico até às 10h de hoje.

Resultado do PAES 2020 da UEMA está disponível
As provas do PAES 2020 foram aplicadas em 20 de outubro (1ª fase) e 24 de novembro (2ª fase). O cronograma de matrículas e das demais chamadas ainda não foi liberado.

Hoje (20) é o último dia para se inscrever no Vestibular 2020 da Unir (RO)
Somente podem se inscrever estudantes que fizeram o Enem 2019, uma vez que eles serão avaliados por essas notas.

Chegam ao fim as inscrições do Vestibular 2020 da Unifap via Enem
Somente podem se inscrever candidatos que fizeram as provas do Enem 2018 ou 2019, uma vez que eles serão avaliados por meio dessa notas.

Unicamp 2020: provas de Habilidades Específicas começam a ser aplicadas
Devem realizar as provas os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música.

UFT recebe pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2020/2
Os interessados podem fazer a solicitação até o próximo dia 23. É preciso apresentar documentos comprobatórios das condições exigidas pela UFT.

Enem 2019: somente 53 participantes tiram nota 1.000 na redação
"Democratização de acesso ao cinema no Brasil" foi o tema. Notas foram divulgadas no início da manhã de hoje.