1. Home
  2. Notícias
  3. Provas do Enem 2018 estão em direção aos postos de armazenamento

Provas do Enem 2018 estão em direção aos postos de armazenamento

Com escolta da polícia, exames serão encaminhados para batalhões do Exército de todos os estados e do Distrito Federal

Publicado por Silvia Tancredi em 27 de Setembro de 2018 às 15:04 em Notícias

Compartilhe

Enem
Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou hoje, 27 de setembro, durante o Encontro Nacional para Alinhamento Operacional do Exame, que as provas do Enem 2018 já estão em direção aos postos de armazenamento. 

Segundo o órgão, na manhã de hoje começou a expedição das provas para as 27 Unidades da Federação. Com escolta da polícia militar ou da polícia rodoviária federal, os exames serão encaminhados para os batalhões do Exército de todos os estados e do Distrito Federal (DF).

“Só no dia das provas, 4 e 11 de novembro, elas seguem para os 1.725 municípios de aplicação, sempre com escolta policial e rastreamento via satélite”, afirmou o Inep.

Provas do Enem 2018 somente são levadas aos locais de aplicação no dia dos testes

Segurança

Ainda durante o encontro de alinhamento do Enem 2018, a diretora de Gestão e Planejamento do Inep, Eunice Santos, informou que, nesta edição, serão utilizados cinco vezes mais detectores de pontos eletrônicos do que no ano passado. 

"O recurso será usado para localizar e identificar, com precisão e sem a necessidade de busca pessoal, participantes que tentarem usar pontos eletrônicos ou aparelhos de transmissão e que, eventualmente, possam ter burlado a inspeção por meio dos detectores de metal”, explicou a diretora.

Conforme o Inep, além dos detectores de metal nos banheiros e do receptor de ponto eletrônico, continuam a ser usadas as medidas de segurança da edição anterior do exame.

Entre os itens de segurança estão: prova personalizada com código de barras, nome e número de inscrição do participante; coleta de dado biométrico; lacres eletrônicos nos malotes de provas e distribuição de provas com escolta da Polícia Militar.

Reaplicação do Enem 2018

O Inep divulgou ainda que participantes que forem prejudicados por problemas logísticos ou de infraestrutura, como falta de energia no local de prova e enchentes, poderão solicitar reaplicação do Enem 2018.

Até a edição passada, a solicitação era feita por meio do Fale Conosco. Com a mudança, o órgão acredita que haverá fluxos e prazos bem definidos. Os solicitantes terão que comprovar o motivo da solicitação. 

Nesse caso, a reaplicação ocorre no mesmo dia da aplicação das provas para os Privados de Liberdade (PPL): dias 18 e 19 de dezembro. 

Enem 2018

As provas do Enem 2018 estão marcadas para os dias 4 e 11 de novembro, das 13h30 às 19h e das 13h30 às 18h30, respectivamente. 

No primeiro dia, os candidatos deverão produzir uma redação e responder 90 questões objetivas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. No dia 11 de novembro, será a vez de 90 questões de matemática e ciências da natureza. 

De acordo com o Inep, 5.513.662 estudantes farão o Enem 2018. O número de inscritos é o menor registrado desde a edição de 2011.  

Saiba tudo sobre o Enem 2018!

VEJA TAMBÉM

1 2