Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Provas do segundo dia aumentaram o nível do Enem 2019

Provas do segundo dia aumentaram o nível do Enem 2019

O segundo dia do Exame foi marcado por ter aumentado o nível das provas, já que exigiu maior conhecimento dos participantes no que diz respeito aos assuntos do ensino médio abordados.

Publicado por Érica Caetano
11/11/2019 11h40 , atualizado em 11/11/2019 14h54

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi finalizado ontem, 10 de novembro, com as provas de Ciências da Natureza e Matemática. 

O segundo dia do Exame foi marcado por ter aumentado o nível das provas, já que exigiu maior conhecimento dos participantes no que diz respeito aos assuntos do ensino médio abordados, o que fez com que esta edição seja considerada a mais difícil dos últimos anos.

De acordo com o gerente de inteligência educacional e avaliações do Sistema Poliedro, Fernando da Espiritu Santo, o exame está se aproximando mais dos grandes vestibulares e seu conteúdo realmente está voltado para a seleção dos melhores candidatos.

Provas conteudistas e a exigência de se “fazer contas”

Ainda de acordo com Fernando, as provas deste domingo foram mais conteudistas, trouxeram mais questões que exigiam conhecimento aprofundado dos estudantes. O conteúdo cobrado exigiu que os estudantes soubessem de fato a resolução de cálculos para então chegarem a alternativa correta. 

O diretor do curso Oficina do Estudante, Marcelo Pavani, também acrescenta que as contas trouxeram dificuldades para os participantes porque não foi possível usar calculadora e os números apresentados eram mais complexos para se calcular de cabeça diante do contexto de uma prova com 90 questões em 5 horas.

Matemática

A prova de Matemática teve cálculos que exigiram mais dos participantes. Os temas mais difíceis desta edição foram:

Probabilidade
Estatística
Análise combinatória
Logaritmos
Função Trigonométrica

Probabilidade foi um dos assuntos cobrados na prova de Matemática do Enem 2019.

Ciências da Natureza

A prova de Ciências da Natureza aborda os conteúdos de Química, Física e Biologia. Nesta edição do Exame, a disciplina de Química foi a mais pesada das três, já que cobrou um conhecimento vasto de conteúdos estudados durante todo o ensino médio, como eletroquímica e reações químicas.

Na disciplina, Fernando destaca a cobrança de modelos atômicos, já que nas provas anteriores do Enem este assunto não esteve presente.

Questão sobre modelo atômico na prova de Química, 
considerada a mais difícil do segundo dia do Enem 2019.

No que diz respeito as provas de Física, os cálculos complexos também estiveram presentes e para Pavani, as questões foram superclássicas em exceção a uma questão de eletromagnetismo, que surpreendeu. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Houve também a abordagem de decomposição de forças, tema que é mais cobrado em vestibulares do que no Enem. 

A dificuldade esteve presente nas contas complexas para o pouco tempo de execução, já que haviam muitas questões. Em geral, Mecânica dominou a disciplina. 

E em Biologia, as questões levaram as abordagens para o cotidiano dos participantes. Mas mesmo sendo considerada uma prova clássica, nesta edição ela estava mais difícil do que o habitual.

Temas que chamaram a atenção foram alternativas para o controle de pragas, vacinas e descarte correto de medicamentos. 

Questão sobre vacinas na prova de Biologia do Enem 2019

Também apareceram várias questões de fisiologia humana, e sobre assuntos um pouco menos comuns no Enem, como questões sobre hemodiálise, hormônios, além de questões tradicionais sobre parasitose.

Enem 2019

No primeiro dia do Enem 2019 foram aplicadas as provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e uma Redação com o tema "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". Dos 5,1 milhões de inscritos, 3,9 milhões estiveram presentes no primeiro dia do exame.

O Inep deu continuidade ao Enem 2019 ontem, onde os participantes fizeram as provas de Ciências da Natureza e Matemática. 

Em coletiva de imprensa realizada neste domingo, logo após o fim da aplicação de provas, o Ministério da Educação (MEC) informou que os números passados pelos aplicadores era de 3.709.809 presentes, uma abstenção de 27,19% dos 5,1 milhões de inscritos. Os dados podem ser atualizados em breve.

O gabarito oficial do Enem 2019 sairá na próxima quarta-feira, 13 de novembro. Já o resultado do exame é esperado para janeiro de 2020.

Correção Comentada

A correção comentada dos dois dias do Enem 2019 já está disponível no Super Vestibular. Ela foi realizada em parceria com o Oficina do Estudante. 

Mais informações sobre o Enem 2019 estão disponíveis nesta página.

Veja também

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.

Edital do Enem 2020 é divulgado
Solicitações de isenção de taxa terão início no dia 06 de abril.

UECE terá novo prazo de inscrição do Vestibular 2020/2
Também será divulgado um novo cronograma de provas, já que o calendário atual foi suspenso devido da pandemia da covid-19.