Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. 1ª fase do Vestibular 2016 da Unesp é aplicada hoje para mais de 100 mil candidatos

1ª fase do Vestibular 2016 da Unesp é aplicada hoje para mais de 100 mil candidatos

São esperados para as provas o total de 103.677 candidatos. O número é o maior já registrado pela instituição.

Publicado por Érica Caetano
15/11/2015 00h10

A Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp) aplica neste domingo, 15 de novembro, as provas da primeira fase do seu Vestibular 2016. São esperados para as provas o total de 103.677 candidatos, o número é o maior já registrado pela instituição. Os testes acontecem das 14h às 18h30, em 31 municípios de São Paulo, além de Uberlândia (MG), Brasília (DF) e Campo Grande (MS).

Acesse aqui seu local de prova!

Os inscritos responderão 90 questões objetivas de disciplinas ministradas no ensino médio, distribuídas entre Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e Matemática. A nota de parte da prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá ser aproveitada na nota da prova de Conhecimentos Gerais, desde que a indicação tenha sido feita pelo candidato no ato da inscrição. No entanto, se as notas do Enem 2015 forem divulgadas posterior ao dia 22 de janeiro de 2016, a Unesp utilizará somente as notas de seu certame.

Orientações

A Universidade recomenda a chegada dos participantes aos seus locais de prova com antecedência de, no mínimo, uma hora. Eles deverão estar munidos do documento oficial de identidade, lápis preto nº 02, apontador, borracha, caneta esferográfica de tinta azul ou preta e fabricada em material transparente, além de régua transparente.

Aparelhos eletrônicos, tais como calculadora, telefone celular, relógio, reprodutor de áudio e de qualquer natureza ou qualquer material que não seja o fornecido pela Fundação Vunesp, não serão permitidos durante as provas. Os candidatos poderão se ausentar do prédio somente após 3h30 do início dos testes.

Correção comentada

O Super Vestibular, em parceria com o colégio e curso Oficina do Estudante, de Campinas (SP), realizará a partir das 18h30 de domingo, a correção comentada das provas em tempo real e de forma gratuita. Os interessados poderão acompanhar por este link ou através de nosso Twitter.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cronograma

A lista de convocados para a segunda fase está prevista para sair em 02 de dezembro. Nesse dia também serão publicados os cartões, com os locais das provas destes próximos exames além do destinado às provas de habilidades. A 2ª etapa será realizada em 13 e 14 de dezembro e o THE entre os dias 06 e 12 anteriores.

A divulgação da lista geral de classificação será em 05 de fevereiro de 2016, com confirmação de interesse nos dias 13 e 14 seguintes. A primeira chamada sairá em 16 de fevereiro, com matrículas nos dias 18 e 19.

Vagas

A Unesp está ofertando o total de 7.355 oportunidades as quais estão distribuídas entre 176 opções de cursos nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guarantiguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente e Tupã. 

Do montante de vagas, 2.603 destinam-se o Sistema de Reserva de Vagas para a Educação Básica Pública (SRVEBP), para estudantes que tenham feito integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Destas, ainda há a reserva para candidatos Pretos, Pardos ou Indígenas (PPI).

O curso de Medicina, em Botucatu, é o mais concorrido, com 243,8 candidatos por vaga, seguido da graduação de Direito matutino, em Franca, com 69,2 inscritos por posto. Veja aqui a concorrência completa! Para mais informações sobre o Vestibular 2016 da Unesp, acesse o Manual do Candidato ou o site da Vunesp.

Veja também

Tande, ex-jogador de vôlei e medalhista olímpico, sofre infarto. Conheça causas e sintomas do infarto
Ex-atleta sentiu palpitações, falta de ar e dor no ouvido. Tande está recuperando-se em casa.
UFSC divulga Edital do Vestibular Unificado 2024/2
Processo seletivo ofertará mais de mil vagas. Dentro desse universo, há oportunidades para o IFSC.
Fatec (SP) abre inscrição para o Vestibular 2024/2
Interessados poderão se inscrever até 7 de junho para o Vestibular 2024/2 da Fatec (SP)
Provão Paulista 2023: escolha de cursos para o 2º semestre já pode ser feita
Prazo para indicar opções de cursos do Provão Paulista fica aberto até 29 de abril. Há vagas disponíveis na Fatec e Univesp
Encceja: resultado da justificativa de ausência da edição de 2023 está disponível
Inscrições para o Encceja 2024 serão recebidas entre os dias 29 de abril e 10 de maio
Inscrições para Olimpíada de História do Brasil 2024 estão abertas
Uma das novidades desta edição é que estudantes da rede pública têm inscrição gratuita
Confira dicas de como ensinar inglês na educação básica
Especialista comenta sobre o cenário do ensino de inglês e compartilha dicas a professores
Unesp: inscrição para o Vestibular Meio do Ano 2024 está aberta
160 vagas para as carreiras de engenharias estão sendo oferecidas no Vestibular Meio do Ano 2024 da Unesp
UERJ 2025: inscrição para o 1º Exame de Qualificação do vestibular já pode ser feita
Interessados poderão se inscrever pela internet para o 1º Exame de Qualificação do Vestibular 2025 da UERJ até 6 de maio
Isenção no Enem 2024: como fazer a prova de graça?
Será possível fazer esta solicitação até o dia 26 de abril
Pedidos de isenção no Enem 2024 já podem ser feitos
O prazo para solicitar isenção no Enem 2024 e fazer a prova de graça já começou
Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril