1. Home
  2. Notícias
  3. ProUni 2019/1: inscrições para mais de 243 mil bolsas estão abertas

ProUni 2019/1: inscrições para mais de 243 mil bolsas estão abertas

Consulta das bolsas oferecidas nas instituições de ensino superior particulares já está disponível desde ontem, dia 30. 

Publicado por Érica Caetano em 31 de Janeiro de 2019 às 00:01 em Notícias

Compartilhe


As inscrições do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2019/1 foram abertas nesta quinta-feira, 31 de janeiro. Os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 podem se inscrever até o próximo domingo (3), às 23h59. 

Inscreva-se!

Saiba como funciona o ProUni

Consulte as bolsas do ProUni

A consulta das 243.888 bolsas oferecidas, sendo 116.813 integrais e 127.075 parciais, nas instituições de ensino superior particulares já está disponível desde ontem, dia 30. 

Quem pode concorrer às bolsas?

O primeiro requisito para participar do ProUni é ter feito o Enem 2018, alcançando a média mínima de 450 pontos em cada uma das provas e nota superior a zero na redação. 

Em seguida, o participante precisa comprovar a renda para concorrer às bolsas. O valor da renda familiar mensal per capita (por pessoa) indica para qual tipo de bolsa o estudante pode concorrer, lembrando que o ProUni conta com oportunidades de 50% e 100%. 

Bolsas de 100% - renda de até um salário mínimo e meio por pessoa
Bolsas de 50% - renda de até três salários mínimos

Preenchidos os critérios acima, o candidato precisa estar em uma das situações abaixo:

=> Ter estudado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola particular ou
=> Ser pessoa com deficiência ou
=> Ser professor da rede pública de ensino, em exercício do magistério da educação básica, que seja integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e pretenda concorrer para bolsas somente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, o candidato não precisa comprovar renda.

Como fazer a inscrição?

As inscrições no ProUni são totalmente gratuitas e online. O candidato precisa usar o seu número de inscrição no Enem 2018 e a senha mais recente que foi usada para acessar as notas do exame.

Esqueceu a senha? Saiba como recuperá-la!

Os inscritos podem escolher até duas opções de curso, turno e instituição em que desejam bolsas, obedecendo sempre a ordem de preferência para ser chamado. Esses dados ficam disponíveis para mudança até às 23h59 de domingo, dia 03.

O participante do ProUni terá acesso às notas de corte (pontuação mínima para cada bolsa) uma vez ao dia, já que o Ministério da Educação (MEC) divulgará um balanço diário no site. Os pontos informados não correspondem ao tempo real, mas sim ao número de inscritos para cada modalidade, bolsa, curso, turno ou instituição.

Cotas no ProUni

O ProUni também possui reserva de bolsas para cotistas. As vagas por cotas são para pessoas com deficiência e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Os cotistas devem atender a todos os critérios de participação citados anteriormente. 

Resultado

O ProUni 2019 terá duas chamadas regulares, como já foi feito nas edições anteriores do programa. A primeira convocação será publicada em 06 de fevereiro, enquanto a segunda é esperada para 20 do mesmo mês. 

Os candidatos que forem selecionados terão que apresentar a documentação comprobatória nas instituições de ensino para poder garantir a bolsa. Os convocados em primeira chamada terão que comprovar as informações de 06 a 14 de fevereiro. Os participantes que forem chamados na segunda lista devem comparecer às faculdades de 20 a 27 de fevereiro. 

Vale lembrar que algumas instituições podem exigir um processo de avaliação complementar ao programa. Esses detalhes devem ser conferidos na própria faculdade. 

Lista de Espera

Os candidatos que não forem chamados em nenhuma das duas convocações regulares do ProUni poderão participar da Lista de Espera das vagas remanescentes. 

A manifestação de interesse pelas bolsas remanescentes será nos dias 07 e 08 de março, exclusivamente pela Página do Programa. 

A relação dos participantes da lista de espera será divulgada em 11 de março. Os candidatos terão que ir até as faculdades nos dias 12 e 13 seguintes para comprovar as informações. 

Confira quem pode participar da Lista de Espera:

Pode participar da lista de espera, apenas para o curso correspondente à primeira opção:

=> Quem não for pré-selecionado nas chamadas regulares.
=> Candidato pré-selecionado na segunda opção de curso, reprovado pela não formação de turma.

Pode participar da lista de espera, exclusivamente para o curso correspondente à segunda opção:

=> Candidato não pré-selecionado nas chamadas regulares, no caso de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção de curso.
=> Participante não pré-selecionado nas chamadas regulares por não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso.
=> Pré-selecionado na primeira opção de curso, reprovado pela não formação de turma.

ProUni + Fies

Os candidatos que forem beneficiados com bolsa de 50% podem tentar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para financiar o restante da mensalidade. 

Interessados em efetuar financiamentos em universidades particulares pelo Fies podem se inscrever entre os dias 07 a 14 de fevereiro.

Para participar do ProUni e do Fies, é necessário que o candidato tenha feito alguma das edições do Enem a partir de 2010 e tenha obtido média acima de 450 pontos sem zerar a redação. Os estudantes também passam por análise de renda. 

Outros detalhes podem ser obtidos no site do ProUni.

VEJA TAMBÉM

1 2
  • Confira a 3ª chamada do Vestibular 2019 da UNEB

    A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) publicou na tarde desta sexta-feira, 22 de fevereiro, a relação de aprovados na terceira chamada do Vestibular 2019.

  • Fuvest solta a 5ª chamada do Vestibular 2019

    A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) divulgou hoje, 22 de fevereiro, a 5ª chamada do Vestibular 2019 para ingresso na Universidade de São Paulo (USP). Agora, é necessário fazer a etapa virtual, das 08h de segunda-feira, 25 de fevereiro até as 16h do dia 26.

  • Unicamp divulga 3ª chamada do Vestibular 2019

    A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) soltou nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, os aprovados em 3ª chamada no seu Vestibular 2019. Conforme o calendário liberado pela universidade, os selecionados deverão fazer as matrículas no dia 22 de fevereiro.

  • UEM divulga mudanças para o Vestibular 2019

    A Universidade Estadual de Maringá (UEM), divulgou essa semana a aprovação de alterações no regulamento do Vestibular para cursos de graduação em 2019. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) da Universidade deu o aval nas propostas sugeridas pela Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU).

  • 2ª repescagem do PS 2019 da UFPA está disponível

    A Universidade Federal do Pará (UFPA) soltou ontem, 20 de fevereiro, o resultado da 3ª repescagem seu Processo Seletivo (PS) 2019, cujo critério de seleção foi o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Selecionados deverão realizar matrículas a partir desta sexta-feira, 22, para a entrega dos documentos exigidos no curso em que foram classificados.

  • 2ª reclassificação do PISM 2019 da UFJF é publicada

    A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, solto nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, a lista de aprovados na 2ª reclassificação da terceira etapa do Programa Seletivo de Ingresso Misto (PISM) 2019. Agora, os aprovados deverão fazer a pré-matrícula online até sexta-feira, dia 22.