Home Notícias ProUni 2018/1 libera consulta para o maior número de vagas já oferecidas

ProUni 2018/1 libera consulta para o maior número de vagas já oferecidas

Aqueles que tiverem feito o Enem 2017 e queiram concorrer as vagas, deverão se inscrever de 06 a 09 de fevereiro.

Publicado por Érica Caetano em 30 de Janeiro de 2018 às 08:55 em Notícias

Compartilhe

O Ministério da Educação (MEC) liberou ontem, 29 de janeiro, a consulta as vagas com os respectivos cursos e instituições do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2018/1.

Acesse aqui!

De acordo com o órgão, este é o maior número de vagas já disponibilizado deste a criação do ProUni, em 2005. A oferta é de 242.987 vagas distribuídas em 2.976 instituições.

Do total de vagas, 113.863 são integrais, das quais 37.604 são para cursos na modalidade educação a distância. Já o número de bolsas parciais é de 129.124. 

No mesmo período do ano passado, o ProUni teve a oferta de 214.110 bolsas de estudos.

A consulta das oportunidades pode ser feita na página do ProUni, na internet, no link citado acima.

Para candidatos com renda familiar mensal de até 1,5 salário-mínimo a inscrição pode ser feita para bolsas integrais. Já as bolsas parciais podem ser solicitadas por aqueles cuja renda familiar não exceda 3 salários-mínimos.

O período de inscrições vai de 06 a 09 de fevereiro. Poderão ser indicadas até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno e tipo de bolsa pretendida. 

Veja como se inscrever no ProUni

Os cursos de graduação e sequenciais de formação específica terão início no primeiro semestre de 2018.

Quem pode fazer o ProUni?

Podem participar do ProUni candidatos que não possuam diploma de nível superior e tenham realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017, com nota mínima de 450 pontos na média dos cinco testes objetivos, sem ter zerado a prova de redação.

Além disso, é preciso comprovar pelo menos uma das seguintes condições:

- Ter estudado o ensino médio completo em instituições da rede pública de ensino;
- Ter estudado o ensino médio completo em instituições da rede privada de ensino como bolsista integral da própria escola;
- Ter estudado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública de ensino, no exercício da docência na educação básica e constituindo o quadro de pessoal definitivo da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura.

Resultado

O ProUni é formado por duas chamadas consecutivas e a previsão é de que o resultado com a lista dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada seja divulgado no dia 14 de fevereiro. Já a segunda chamada está prevista para sair em 02 de março.

Os pré-selecionados deverão comparecer à respectiva instituição de ensino para comprovação das informações prestadas em sua inscrição, de 15 a 23 de fevereiro (1ª chamada) e de 02 a 09 de março (2ª chamada).

Para participar da lista de espera, o candidato que não foi pré-selecionado deverá manifestar seu interesse por meio da página do Programa, na internet, entre os dias 16 e 19 de março. Ela estará disponível para consulta no SISprouni a partir do dia 20 seguinte.

Mais informações podem ser obtidas na página do ProUni ou no Edital desta edição.

VEJA TAMBÉM

1 2
  • IFTO inscreve para Vestibular 2018/2 do campus Palmas

    O Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus Palmas, está com inscrições abertas para o Vestibular 2018/2. O prazo segue até 20 de junho

  • UAPI finaliza prazo de inscrições do Vestibular 2018/2

    Acaba nesta sexta-feira o prazo para se inscrever no Vestibular 2018/2 da UAPI. O processo seletivo oferece 3 mil vagas no curso de Administração, ministrado na modalidade de Ensino a Distância (EaD). As provas estão agendadas par ao dia 10 de junho.

  • Enem 2018: inscrições são recebidas somente até hoje (18)

    O Ministério da Educação (MEC) encerra nesta sexta-feira, 18 de maio, às 23h59, o período de inscrições para o Enem 2018. O valor da taxa de inscrição é de R$ 82. O pagamento poderá ser feito até o dia 23 de maio, em agências bancárias, lotéricas e agências dos Correios.