Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. ProUni 2017/2: estudantes já podem fazer a consulta de vagas

ProUni 2017/2: estudantes já podem fazer a consulta de vagas

As inscrições do programa estarão abertas entre os dias 6 e 9 de junho.

Publicado por Rafael Batista
05/06/2017 09h40 , atualizado em 05/06/2017 14h36

O Ministério da Educação (MEC) liberou a consulta de vagas do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o segundo semestre de 2017. A oferta é de 147.492 bolsas, sendo 67.603 integrais e outras 79.889 parciais.

Para consultar os cursos, instituições e cidades em que são oferecidas as vagas do ProUni 2017/2, os interessados devem acessar a página do programa.

Confira como se inscrever no ProUni

As inscrições para esta edição estarão abertas a partir de amanhã, 6 de junho. Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, com nota mínima de 450 pontos na média dos cinco testes objetivos, sem ter zerado a prova de redação, poderão se inscrever, exclusivamente pela internet, até dia 9 de junho.

Além do resultado do exame, o candidato não pode ser portador de diploma de curso superior e deve comprovar pelo menos uma das seguintes condições:

- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- Ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública de ensino, no exercício da docência na educação básica e constituindo o quadro de pessoal definitivo da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, Pedagogia e normal superior.

Para efetuar a inscrição será necessário informar o número de inscrição e senha cadastrada no Enem 2016. Poderão ser indicadas até duas opções de cursos, em ordem de preferência, instituição, local de oferta, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis, conforme sua renda familiar bruta mensal per capita e a adequação aos critérios. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Bolsas

O ProUni oferece duas modalidades bolsas: integral e parcial. Para candidatos com renda familiar mensal de até 1,5 salário-mínimo por pessoa a inscrição pode ser feita para bolsas integrais. Já o benefício parcial pode ser solicitado por aqueles cuja renda familiar não exceda 3 salários-mínimos por pessoa.

Segundo o Edital do programa, a primeira chamada de beneficiados deve ser liberada no dia 12 de junho e os convocados devem comparecer à instituição para a qual foi convocado entre os dias 12 e 19 seguintes, para comprovar as informações prestadas. 

Uma segunda chamada deve sair no dia 26 de junho, com prazo para comprovação entre os dias 26 a 30 do mesmo mês.

Tire suas dúvidas sobre o ProUni

Lista de espera

Aqueles que não forem selecionados poderão ainda se inscrever na lista de espera, entre os dias 07 e 10 de julho. A listagem estará disponível para as instituições no dia 13 de julho. Neste caso, as novas chamadas dependem das próprias universidades. Elas poderão ainda realizar outras convocações posteriormente, caso existam bolsas remanescentes.

Na última edição do ProUni foram oferecidas 214.110 bolsas de estudos, sendo 103.719 integrais e 110.391 parciais de 50%. 

Outros detalhes no Edital.

Veja também

FGV Rio solta local de prova do Vestibular 2020
Inscritos nos seis cursos de graduação devem passar por provas com questões objetivas e discursivas

UEFS cria cotas para ciganos, travestis e pessoas com deficiência
As cotas já estarão instituídas para o ingresso a partir do segundo semestre de 2020. Serão três sobrevagas por curso.

Aumenta o número de inscritos no Vestibular 2020 da Fuvest
Além do número de inscritos, também foi divulgado o curso mais concorrido. Primeira fase está marcada para novembro.

Mais uma universidade de Portugal aceitará o Enem
Com esta, sobe para 42 o número de instituições de ensino superior que aceitam o ingresso de estudantes brasileiros via Enem

Vestibular 2020 da PUC Campinas é realizado neste fim de semana
Processo seletivo começa hoje, com provas para cursos de Arquitetura e Direito, e segue amanhã, com provas para todas as carreiras

UnB prorroga inscrições para o PAS 2019
Participantes das três etapas farão provas no dia 1º de dezembro no Distrito Federal e em Minas Gerais e Goiás

Espírito Santo: confira resultado do Vestibular 2020/1 da UVV
Candidatos selecionados devem fazer registro acadêmico de amanhã (18) até dia 31 de outubro, na Central de Relacionamento com o aluno

Inscrições do Vestibular de Verão 2020 da PUCRS são prorrogadas
Elas seriam encerradas inicialmente ontem, dia 16. Candidatos devem escolher em qual modalidade desejam concorrer.

UEPG disponibiliza ensalamento do PSS 2019
Foram registrados 3.934 inscritos no PSS 3 que concorrerão a 507 vagas em 47 cursos oferecidos na universidade nos campi de Ponta Grossa e Telêmaco Borba.

UEPA encerra inscrições do Prosel 2020
No total, são oferecidas 3.616 vagas. Metade das chances destinam-se a candidatos que estudaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. 

UFRGS solta local de prova do Vestibular 2020
Mais de 26 mil candidatos devem fazer provas nos dias 23, 24 e 30 de novembro e 1º de dezembro, em três cidades do Rio Grande do Sul

IFPR solta local de prova do Vestibular 2020
Instituto liberou hoje o acesso ao cartão com os locais onde serão aplicadas as provas. Resultado sairá no dia 2 de dezembro.