Home Notícias Prazo para pré-seleção da lista de espera do Fies 2018 é prorrogado pelo MEC

Prazo para pré-seleção da lista de espera do Fies 2018 é prorrogado pelo MEC

A Sesu alterou a data para que todos os estudantes pré-selecionados possam complementar a sua inscrição

Publicado por Érica Caetano em 02 de Maio de 2018 às 10:46 em Notícias

Compartilhe

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no último dia 30 que prorrogou o prazo para candidatos participantes da pré-seleção da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2018/1 para até o dia 23 de maio. 

Inicialmente a data final seria 25 de abril, mas a Secretaria de Educação Superior (Sesu) alterou a data para que todos os estudantes pré-selecionados possam complementar a sua inscrição.

Acompanhe a pré-seleção da lista de espera do Fies

Os candidatos que não foram convocados na chamada regular divulgada no início de março, no dia 05, estão automaticamente participando da lista de espera do Fies. 

Havendo a pré-seleção da lista de espera, o candidato terá que complementar suas informações no site do Fies, dentro de três dias úteis, e seguir as seguintes orientações:

-> Comparecer à CPSA para a validação de suas informações em até cinco dias, contados a partir do dia seguinte ao da complementação no site do Fies;
-> Procurar o agente financeiro (banco) em até 10 dias, contados a partir do 3º dia útil subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA. É preciso levar a documentação exigida para a aprovação e formalização da contratação do financiamento.

Vale lembrar que a pré-seleção da lista de espera é válida somente para a modalidade com juros zero, o FIES. O Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES) não terá outras convocações além da chamada regular, divulgada em 26 de março, após adiamento do cronograma por três vezes. 

Novo Fies

O Ministério da Educação (MEC) realizou mudanças na estrutura do Fies, o chamado Novo Fies. As vagas que antes tinham o mesmo critério de seleção passaram a ser divididas em duas modalidades: FIES e P-FIES.

FIES
- 80 mil vagas
- Fonte de recurso: Tesouro Nacional
- Juros zero com correção da inflação
- Prestações máxima de 10% da renda familiar
- Renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa

P-FIES
- 75 mil vagas
- Fonte de recurso: Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento
- Juros de acordo com o banco em que o financiamento for fechado
- Renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa

O Novo Fies tem 310 mil vagas para todo o ano de 2018. Destas, 155 mil foram para os inscritos no primeiro semestre.

Todos os inscritos tiveram que comprovar participação no Enem de 2010 em diante, escolhendo apenas uma edição se houver participado das provas em mais de uma ano.

O MEC exigiu média de 450 no exame e nota acima de zero na redação para efetivação da inscrição no financiamento.

Mais informações no Edital do Fies.

VEJA TAMBÉM

1 2