1. Home
  2. Notícias
  3. Prazo para pedidos de redução da taxa do Vestibular 2020 da Unicamp encerra amanhã (09)

Prazo para pedidos de redução da taxa do Vestibular 2020 da Unicamp encerra amanhã (09)

A solicitação deverá ser feita mediante o preenchimento do formulário eletrônico, disponível na página da Comvest. 

Publicado por Érica Caetano em 08 de Agosto de 2019 em Notícias

Compartilhe

Unicamp imagem aérea Antonio Perri
Unicamp imagem aérea Antonio Perri

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está com inscrições abertas até às 17h de amanhã, dia 09, para as solicitações de redução parcial (50%) da taxa de inscrição do seu Vestibular 2020, a qual é de R$ 170.

Solicite aqui!

A solicitação deverá ser feita mediante o preenchimento do formulário eletrônico, disponível na página da Comvest. 

Para participar é preciso ser estudante do ensino fundamental ou médio; curso pré-vestibular; curso superior, em nível de graduação ou pós–graduação, tendo remuneração mensal inferior a dois salários mínimos, ou estar desempregados.

No dia 15 de agosto, os candidatos que realizaram a solicitação de redução deverão comparecer a Comvest, das 09h às 20h, munidos de cópias e originais dos documentos comprobatórios para serem apresentados.

Veja os documentos exigidos!

A lista dos candidatos beneficiados pela redução parcial de taxa de 50% será disponibilizada no dia 21 de agosto, na página de inscrição. 

A inscrição no Vestibular Unicamp 2020, com redução parcial de taxa, somente se efetivará com a realização do pagamento do valor correspondente a 50% da taxa de inscrição. 

Os candidatos beneficiados pela redução parcial da taxa deverão fazer sua posterior inscrição no Vestibular 2020, até o fim do prazo, que é 06 de setembro, sendo que a ficha de compensação emitida ao final do preenchimento do Formulário de Inscrição já será impressa com o valor da redução.

Os pedidos de isenção já foram recebidos e os contemplados com a gratuidade foram conhecidos em 24 de julho.

Unicamp 2020

O  processo seletivo oferece 2.570 vagas em cursos de graduação ministrados nas cidades de Campinas, Limeira, Paulínea e Piracicaba. Do total de oportunidades, há chances reservadas para candidatos pretos, pardos e indígenas.

Inscreva-se!

Conforme já tinha sido anunciado em março, o vestibular 2020 da Unicamp conta com mudanças em relação ao ano passado. Veja abaixo as principais:

  • As provas da segunda fase serão realizadas agora em dois dias e não em três;
  • Os estudantes ganham mais uma hora para fazer as provas da segunda fase;
  • Antes, os inscritos faziam uma redação e respondiam questões discursivas de todas disciplinas do ensino médio. Agora, são matérias de acordo com o curso de escolha. 
  • Cotas e PAAIS

Podem concorrer a vagas no sistema de cotas apenas os candidatos autodeclarados pretos e pardos que optarem por esta categoria. Os índices de 25% a 37,2% de cotas para pretos e pardos são obtidos com os 15% do Vestibular  2020 e 10% do Enem/Unicamp 2020.

Os candidatos que tenham cursado o ensino fundamental II e/ou o ensino médio integralmente em escola pública podem participar do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), recebendo a bonificação de acordo com as seguintes especificações:

- 40 pontos somados à nota final da primeira fase, de candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública

- 20 pontos somados à nota final da primeira fase de candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental II em escolas da rede pública;

- 60 pontos para os candidatos que cursaram ambos os ciclos.

Veja mais detalhes sobre cotas e o PAAIS do Vestibular 2020 da Unicamp!

Vestibular

Segundo o cronograma divulgado, no dia 25 de outubro será divulgado o cartão com os locais onde será aplicada a primeira fase. As provas estão marcadas para o dia 17 de novembro e terão 90 questões objetivas de conhecimentos gerais. 

O resultado da primeira etapa sairá no dia 9 de dezembro. Os selecionados farão provas nos dias 12 e 13 de janeiro de 2020. Os estudantes deverão responder questões discursivas. 

Interessados nos cursos de Música, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Arquitetura e Urbanismo também deverão passar por testes de habilidades específicas. 

Ainda conforme o calendário do processo seletivo, a lista de aprovados deve ser liberada no dia 10 de fevereiro.

Outros vestibulares

A Unicamp oferece ainda 639 vagas para candidatos que usarem as notas do Enem, 31 vagas regulares e 65 adicionais para o Vestibular Indígena e 100 vagas regulares e 14 adicionais para Vagas Olímpicas.

Para mais detalhes, acesse o Edital ou o site da Comvest. 

VEJA TAMBÉM

1 2