1. Home
  2. Notícias
  3. Prazo de inscrições para a lista da espera do SiSU 2015/1 chega ao fim hoje

Prazo de inscrições para a lista da espera do SiSU 2015/1 chega ao fim hoje

Para participar é preciso acessar o site do SiSU e clicar no botão “Participar da Lista de Espera”

Publicado por Érica Caetano em 06 de Fevereiro de 2015 em Notícias

Compartilhe

Estudantes não selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2015/1 que tenha interesse em participar da lista de espera têm até hoje, 06 de fevereiro, para manifestar interesse por meio da primeira opção de vaga, exclusivamente pela internet.

Para isso, eles precisam acessar o site do SiSU e, após conferir o resultado individual, clicar no botão “Participar da Lista de Espera”. Após conclusão da manifestação, uma mensagem de confirmação será emitida pelo sistema. A convocação dos candidatos nas próximas chamadas será feito agora pelas próprias instituições de ensino, a partir do dia 11 deste mês.

A lista de espera é utilizada pelas instituições de ensino para preencher as vagas ainda disponíveis após as matrículas da 1ª chamada regular, que foi disponibilizada no dia 26 de janeiro. O registro acadêmico dos aprovados nesta foi encerrado no último dia 03.

Na primeira edição de 2015 do Programa, foram registrados quase 5,5 milhões de inscrições. Ao todo, mais de 2,7 milhões de estudantes se candidataram às 205.514 vagas ofertadas em 128 instituições em todo o Brasil.

A maior parte dos inscritos foi da região nordeste, aproximadamente 38% do total, no entanto, o estado com maior número de candidatos foi Minas Gerais, com 327.601 estudantes registrados na seleção. Entre as instituições a maior concorrência registrada foi na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde a relação candidato x vaga ficou em 30,07.

Se comparado com a quantidade de estudantes inscritos no mesmo período de 2014, o SiSU 2015 teve um crescimento de 9%, registrando o aumento de mais de 200 mil em números totais. Já o número de vagas ofertadas subiu em 20% no período de um ano. Veja o balanço final aqui!

Cursos

Entre os cursos mais procurados, estão as graduações em Administração, Direito, Pedagogia, Medicina e Educação. O curso de Administração recebeu mais de 300 mil inscrições ao passo que ofertava pouco mais de 7.500 vagas, a maior concorrência ficou por conta da graduação em Medicina tendo registrado a relação de 63,14 candidatos por vaga.

A maioria dos estudantes inscritos foram mulheres (57%) e têm entre 18 e 24 anos (53%). A grande maioria dos inscritos também concorreu por ampla concorrência, totalizando 51,9% das inscrições nesta modalidade, já os candidatos que se inscreveram pelo sistema de cotas foram responsáveis por 42,7% dos registros. Outros 5,4% pleitearam vagas pelo sistema ações afirmativas. Outros detalhes podem ser obtidos por meio do telefone 0800-616161.

VEJA TAMBÉM

1 2