Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Polícia Civil faz operação para investigar fraudes no Enem e vestibulares

Polícia Civil faz operação para investigar fraudes no Enem e vestibulares

Grupo investigado é suspeito de fraudar provas em Goiás e no Distrito Federal.

Publicado por Lorraine Vilela Campos
30/10/2017 13h50 , atualizado em 30/10/2017 14h21

Grupo suspeito de fraudar concursos públicos no Brasil, incluindo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é alvo de investigação das polícias civis do Distrito Federal e Goiás. A Operação Panoptes foi deflagrada nesta segunda-feira, 30 de outubro. 

Veja também: MEC anula resultados de 13 participantes do Enem

A Polícia Civil do Distrito Federal é responsável pela Operação Panoptes, enquanto em Goiás há a Operação Portas Fechadas. Em conjunto, as duas unidades da PC cumprem 19 mandados de busca e apreensão, 11 de condução coercitiva e 8 de prisão preventiva em Goiânia, Brasília, Nova Glória, Valparaíso e Aparecida de Goiânia. 

A Justiça autorizou a busca em 16 endereços do Distrito Federal e também em Goiânia. Nos locais, a polícia encontrou computadores, notebooks, celulares, pendrives e documentos. O material foi apreendido. 

Segundo informações da Polícia Civil de Goiás, os policiais estão investigando se o grupo pretendia fraudar as provas do Enem 2017, as quais serão aplicadas em 5 e 12 de novembro para mais de 6,7 milhões de inscritos. 

A quadrilha atuava com o uso de pontos eletrônicos e celulares, assim como possuiam um esquema com fiscais aplicadores de provas para terem acesso aos cartões-resposta para a realização da troca pelas folhas dos candidatos que pagaram pela fraude. 

O valor pago pelos contratantes variava de acordo com o concurso realizado. Os preços iniciais estavam entre R$ 10 mil e R$ 20 mil. Após aprovado para o cargo, o participante fazia um empréstimo consignado para pagar o restante, o que geralmente era referente a 20 vezes o valor do salário do concursado.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o órgão não foi notificado e está em busca do inquérito para poder se manifestar sobre o caso. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fraudes anteriores

Na primeira quinzena de setembro, o Inep anunciou a anulação dos resultados de 13 participantes do Enem que foram indiciados por fraude. As investigações foram fruto da Operação Jogo Limpo, da Polícia Federal (PF).

A Operação Jogo Limpo investigou as edições de 2015 e 2016 do Enem. Os participantes indiciados por fraude foram aprovados em universidades públicas, ou tiveram bolsa do Programa Universidade Para Todos (ProUni) em faculdades particulares. A maioria dos fraudadores estava matriculada em Medicina. 

Já a operação Hemostase, da Superintedência Regional de Minas Gerais, continua investigando participantes suspeitos de fraudar o Enem 2013. 

Outra operação que investigou possíveis fraudes do Enem 2016 é a Operação Embuste. Até o mês de setembro, o inquérito ainda não havia sido divulgado. 

Enem x Segurança

Para o Enem 2017, o Inep anunciou a adoção de equipamento que detecta pontos eletrônicos utilizados por fraudadores. Além disso, todas as entradas dos banheiros terão detectores de metais (aumentando o número de aparelhos para fiscalização); personalização dos cadernos de provas com os dados pessoais e números de inscrições dos participantes, além do recolhimento da impressão digital (biometria). 

O Enem 2017 começará no próximo domingo, com fechamento dos portões às 13h e início das provas às 13h30 (horário de Brasília). O primeiro dia terá 90 questões de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e a Redação. O segundo dia trará 90 perguntas de Ciências da Natureza e Matemática. 

O gabarito oficial do Enem 2017 é esperado para três dias após o fim do exame. Já o resultado final será publicado em 19 de janeiro. 

Com informações da Agência Brasília e da Polícia Civil do DF

Veja também

Fatec libera resultado do pedido de isenção na inscrição para o Vestibular 2024/2
Também está aberta a inscrição para quem foi beneficiado com isenção no Vestibular 2024/2 da Fatec
Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira
ITA abre isenções do Vestibular 2025
Concurso de admissão terá duas fases, com provas em outubro e novembro
Pré-Enem da UEMS 2024 gratuito recebe inscrição para novas turmas
As 200 vagas estão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Dourados e Nova Andradina
UFVJM, em Minas Gerais, abre isenção da taxa de inscrição do SASI 2024
Candidatos do vestibular seriado podem tentar isenção total ou parcial
Dia Mundial do Livro: conheça autores homenageados na data comemorativa
Homenageados morreram neste mesmo dia em 1616. Escritores nasceram na Inglaterra, Espanha e Peru.
Enem 2024: isenção encerra nesta sexta (26)
Saiba como solicitar e quem pode pedir a isenção no Enem 2024
Vestibular de inverno 2024 da UDESC abre as inscrições
São mais de mil vagas distribuídas entre 37 cursos da Universidade
Dia Mundial do Livro 2024: especialistas em educação revelam que sociedade leitora é formada na infância
Consequência de incentivar a leitura na infância é formar uma sociedade de adultos que consomem diferentes tipos de texto
Cederj recebe pedidos de isenção do Vestibular 2024/2
Também está aberto prazo de pré-inscrição pelo sistema de cotas e ações afirmativas
UEMA abre pedidos de isenção de taxa do PAES 2025
Podem participar estudantes que cursaram os últimos cinco anos na rede pública e candidatos com renda familiar de até dois salários mínimos
Dia da Terra: você sabe o quão importante é a Amazônia para o planeta?
Veja a nossa conversa com um ecologista que trabalha na Amazônia sobre a importância deste bioma para a vida na terra