Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Plataforma gratuita Hora do Enem é lançada nesta tarde

Plataforma gratuita Hora do Enem é lançada nesta tarde

Programa do MEC possibilita que candidatos se preparem para o exame com simulados, videos e planos de estudos

Publicado por Silvia Tancredi
05/04/2016 17h19 , atualizado em 10/05/2016 14h53

A presidente de república Dilma Rousseff e o ministro da educação Aloizio Mercadante lançaram na tarde de hoje, 5 de abril, o programa nacional “A hora do Enem”. A plataforma é gratuita e tem como objetivo contribuir para a preparação dos candidatos para a maior prova educacional brasileira, o Exame Nacional do Ensino Médio

Conheça a Hora do Enem

O site já foi aberto ao público. Para participar, os estudantes precisam estar no último ano do ensino médio. No ato do cadastro, deve-se informar os dados pessoais, de escolaridade e o curso e o local de preferência. De acordo com o ministro, a plataforma terá cerca de 120 mil vagas, então os interessados devem garantir a oportunidade. Hoje, há aproximadamente 2,2 milhões de alunos que cursam o último ano do ensino médio.

Plataforma

O programa possibilitará que os estudantes façam simulados online para medir como se saem nas quatro áreas do conhecimento do Enem: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens e Códigos. “Os simulados serão personalizados, específicos para cada aluno, focando no curso que ele quer. No final, ele saberá a nota dele e poderá verificar exatamente o que está falando para chegar onde ele precisa”, explica Mercadante.

O primeiro simulado nacional do Enem, organizado pelo MEC, já tem data marcada: no sábado 30 de abril. Haverá ainda provas em 25 de junho, 13 de agosto e, por último, em 8 e 9 de outubro. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outras ações do a Hora do Enem serão a oferta de uma plataforma de estudos personalizada, o MECFlix, que ofertará 300 videos pela internet, e ainda um programa de televisão diário, transmitido às 18h pela TV Escola e por outras 40 televisões comunitárias. 

Igualdade

No final do evento, a presidente Dilma ressaltou que desde que o Enem foi criado, em 1999, teve como foco democratizar o acesso à educação superior para todos os estudantes. “Com a criação do a Hora do Enem, é dado mais um passo rumo a igualdade, é aberto mais um caminho de oportunidades. Com o simulado, garantimos que todos possam se preparar, independente se da rede pública ou privada”.

Enem 2016

As datas das provas do Enem 2016 ainda não foram divulgadas. No ano passado, mais de 5 milhões de participantes de todo o Brasil fizeram as provas em outubro. As notas saíram em 18 de janeiro. Fazer o exame educacional possiblita a participação em programas como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni), Programa de Financiamento Estudantil (Fies), entre outros. 

Veja também

Enem 2020: inscritos com Coronavírus poderão solicitar reaplicação das provas
Poderá fazer solicitação quem estiver com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas até um dia antes das provas, marcadas para 1º e 8 de novembro

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2020/2 de Medicina da USCS
Processo seletivo que oferece 60 vagas em São Caetano do Sul está marcado para dia 21 de junho

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.