Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Participantes do Enem 2019 prejudicados por problemas de logística têm direito a solicitar a reaplicação

Participantes do Enem 2019 prejudicados por problemas de logística têm direito a solicitar a reaplicação

A reaplicação do Enem 2019 ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro, mesma data em que haverá a aplicação do Enem para Privados de Liberdade (Enem PPL). 

Publicado por Érica Caetano
11/11/2019 08h30 , atualizado em 11/11/2019 13h11
Os critérios para a reaplicação do Enem foram passados durante a coletiva. Crédito da Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
Os critérios para a reaplicação do Enem foram passados durante a coletiva. Crédito da Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Os participantes que foram prejudicados por questões referentes a logísticas na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, que aconteceram nos dias 03 e 10 de novembro, poderão solicitar a reaplicação a partir desta segunda-feira, 11 de novembro. O prazo vai até o dia 18 deste mês.

Acesse a Página do Participante

A solicitação da reaplicação poderá ser feita através do canal que o Inep desenvolveu pela Página do Participante. Vale lembrar que a solicitação não significa direito à reaplicação, já que os casos serão analisados, individualmente, pela Comissão de Demandas do Inep. Não é qualquer acontecimento que pode ser considerado problema logístico. 

Para o Inep, problemas logísticos são casos excepcionais, como desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do exame, devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), estrutura imprópria do local de prova ou erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador que cause comprovado prejuízo ao participante.


Quando será a reaplicação?

A reaplicação do Enem 2019 ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro, mesma data em que haverá a aplicação do Enem para Privados de Liberdade (Enem PPL). 

As provas seguem o mesmo modelo do exame regular: 180 questões distribuídas igualmente por Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além da Redação. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O participante fará as provas somente do dia em que foi prejudicado, não sendo necessária a presença nos dois dias da reaplicação (exceto os casos de pessoas que perderam os dois domingos do Enem por problemas logísticos).

Enem 2019

No primeiro dia do Enem 2019 foram aplicadas as provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e uma Redação com o tema "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". Dos 5,1 milhões de inscritos, 3,9 milhões estiveram presentes no primeiro dia do exame.

O Inep deu continuidade ao Enem 2019 ontem, onde os participantes fizeram as provas de Ciências da Natureza e Matemática. 

Em coletiva de imprensa realizada neste domingo, logo após o fim da aplicação de provas, o Ministério da Educação (MEC) informou que os números passados pelos aplicadores era de 3.709.809 presentes, uma abstenção de 27,19% dos 5,1 milhões de inscritos. Os dados podem ser atualizados em breve.

O gabarito oficial do Enem 2019 sairá na próxima quarta-feira, 13 de novembro. Já o resultado do exame é esperado para janeiro de 2020.

Correção Comentada

A correção comentada dos dois dias do Enem 2019 já está disponível no Super Vestibular. Ela foi realizada em parceria com o Oficina do Estudante. 

Mais informações sobre o Enem 2019 estão disponíveis nesta página.

Veja também

UFLA (MG) divulga resultado da 3ª etapa do PAS 2019
Os candidatos da 3ª etapa do PAS da UFLA foram avaliados por meio das notas do Enem 2019, cujas provas foram aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro. 

UFMS libera notas da 1ª e 2ª etapas do Passe 2019
Instituição também divulgou as informações sobre matrícula dos aprovados no Passe e Vestibular 2020.

IFRO solta classificação preliminar do Vestibular 2020
Previsão é que o resultado final seja divulgado na próxima sexta-feira (31). Foram oferecidas quase mil vagas.

Resultados de vestibulares são adiados após suspensão do SiSU 2020/1
Entre as instituições estão as federais de São Paulo (Unifesp) e do Pará (UFPA). UFSC suspendeu cronograma de matrículas do SiSU.

UFRR disponibiliza classificação preliminar do Vestibular 2020
Aqueles que queiram apresentar recursos contra a classificação preliminar deverão fazer isso ainda hoje (27). O resultado dos recursos será disponibilizado no dia 28 seguinte .

Unespar divulga 2ª chamada do Vestibular 2020
De acordo com o edital de matrículas, os selecionados deverão se matricular no dia 29 de janeiro. Uma nova chamada é esperada para o dia 31 deste mesmo mês. 

Pré-vestibular gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas de 2020
Podem participar do preparatório, que tem foco nas provas do Enem, candidatos que estão matriculados no último ano do ensino médio em escola pública ou que já concluíram essa etapa também na rede pública.

Famerp solta resultado do Vestibular 2020/1
Agora, as matrículas deverão ser feitas das 09h às 15h, no Pavilhão Fleury ou na sala da Secretaria Geral, na sede da Famerp.

Unesp divulga resultado do Vestibular 2020
Selecionados devem fazer matrículas virtuais até esta terça-feira (28)

SiSU 2020/1: Justiça Federal continua mantendo a decisão de suspensão do resultado
Ainda há a possibilidade de o governo recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

Inscrições para o SiSU 2020/1 encerram neste domingo (26)
Resultado pode não ser divulgado na terça-feira porque a Justiça de SP determinou a suspensão do SiSU após o encerramento das inscrições.