Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Número de inscrições no ProUni 2016/1 já passa de 1 milhão

Número de inscrições no ProUni 2016/1 já passa de 1 milhão

Interessados em participar podem se inscrever até esta sexta-feira, 22 de janeiro

Publicado por Érica Caetano
20/01/2016 08h37 , atualizado em 20/01/2016 11h58

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o primeiro balanço de inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2016/1. Os números foram apresentados na tarde de ontem, 19 de janeiro, por meio de coletiva de imprensa realizada com o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Até às 17h do primeiro dia de inscrições, o ProUni computava 559,237 inscritos. Como cada estudante pode optar por duas escolhas de curso, o número registrado de inscrições foi de 1.071.071.

Inscreva-se no ProUni 2016/1
Veja outros números do ProUni 2016/1

Aqueles que queiram participar do ProUni 2016/1 podem se inscrever até a próxima sexta-feira, dia 22. São oferecidas nesta edição 203.602 vagas distribuídas entre 1.069 instituições. Em relação a 2015, o número de cursos aumentou de 30.549 para 30.931. Ocorreu uma redução de 4% no total de vagas ofertadas no ano passado, que somaram 213.113.97. 

No total, 97 instituições de ensino superior que eram ofertantes do ProUni em 2015 também estão impedidas de participar do programa em 2016, por conta de terem obtido nota de avaliação institucional inferior a 3 no Índice Geral de Cursos (IGC) e, estão sob supervisão do MEC.

Para participar do ProUni, é necessário que os candidatos tenham feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 e alcançado, no mínimo, 450 pontos na média dos cinco testes, sem zerar a redação. Outra exigência é que eles comprovem que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou na condição de bolsistas na rede privada.

Também é necessário não ter diploma do ensino superior e renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos, ou seja, R$ 2.640. Professores da rede pública no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrantes do quadro de pessoal permanente da escola, normal superior ou pedagogia podem concorrer a bolsas em cursos de licenciatura. O critério de renda não se aplica a estes últimos casos.

No ato do cadastro, é necessário informar o número de inscrição e senha do Enem 2015, além de um endereço de e-mail e número de telefones válidos. Os estudantes podem escolher até duas opções de curso, desde que deixem claro sua preferência, instituição, local de oferta, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência. Os cursos não precisam ser os mesmos, assim como o turno e as instituições de ensino.
 
Números

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesta edição, o estado de São Paulo é o que oferece o maior número de bolsas de estudos, com 62.630. Logo atrás, estão os estados de Minas Gerais e Paraná, com 19.850 e 18.130, respectivamente. Os cinco cursos que oferecem maior número de bolsas são as Engenharias (28.110), Administração (20.743), Pedagogia (13.979), Direito (13.511) e Ciências Contábeis (11.028). 

Apesar da grande concorrência pelo curso de Medicina, o número de bolsas nesta graduação ainda não é muito expressivo, com oferta de 838 nesta edição.

As bolsas integrais serão concedidas para estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um e meio salário mínimo. Já o benefício parcial será garantido para vestibulandos com renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos. A partir de hoje, o sistema calculará e divulgará a note de corte para cada curso. 

Resultado

A primeira chamada do ProUni é esperada para o dia 25 de janeiro, com confirmação das informações até dia 1º de fevereiro. A segunda é esperada para 12 de fevereiro, com aferição dos dados até dia 18 do mesmo mês. Aqueles que não forem selecionados poderão ainda se inscrever na lista de espera, entre os dias 26 e 29 de fevereiro.

A listagem sairá em 03 de março e os selecionados deverão comparecer à respectiva instituição entre os dias 08 e 09 seguintes para entregar a documentação comprobatória. As instituições participantes poderão realizar outras convocações posteriormente, caso existam bolsas remanescentes.

O ProUni oferta bolsas de estudos parciais e integrais em instituições particulares de ensino superior, utilizando o desempenho do candidato no Enem. Outros detalhes podem ser obtidos no Edital do ProUni ou no site do Programa.

Veja também

Fatec libera resultado do pedido de isenção na inscrição para o Vestibular 2024/2
Também está aberta a inscrição para quem foi beneficiado com isenção no Vestibular 2024/2 da Fatec
Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira
ITA abre isenções do Vestibular 2025
Concurso de admissão terá duas fases, com provas em outubro e novembro
Pré-Enem da UEMS 2024 gratuito recebe inscrição para novas turmas
As 200 vagas estão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Dourados e Nova Andradina
UFVJM, em Minas Gerais, abre isenção da taxa de inscrição do SASI 2024
Candidatos do vestibular seriado podem tentar isenção total ou parcial
Dia Mundial do Livro: conheça autores homenageados na data comemorativa
Homenageados morreram neste mesmo dia em 1616. Escritores nasceram na Inglaterra, Espanha e Peru.
Enem 2024: isenção encerra nesta sexta (26)
Saiba como solicitar e quem pode pedir a isenção no Enem 2024
Vestibular de inverno 2024 da UDESC abre as inscrições
São mais de mil vagas distribuídas entre 37 cursos da Universidade
Dia Mundial do Livro 2024: especialistas em educação revelam que sociedade leitora é formada na infância
Consequência de incentivar a leitura na infância é formar uma sociedade de adultos que consomem diferentes tipos de texto
Cederj recebe pedidos de isenção do Vestibular 2024/2
Também está aberto prazo de pré-inscrição pelo sistema de cotas e ações afirmativas
UEMA abre pedidos de isenção de taxa do PAES 2025
Podem participar estudantes que cursaram os últimos cinco anos na rede pública e candidatos com renda familiar de até dois salários mínimos
Dia da Terra: você sabe o quão importante é a Amazônia para o planeta?
Veja a nossa conversa com um ecologista que trabalha na Amazônia sobre a importância deste bioma para a vida na terra