Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Matrículas e inscrição para a lista de espera do SiSU 2020/1 já podem ser feitas

Matrículas e inscrição para a lista de espera do SiSU 2020/1 já podem ser feitas

Para realizar a manifestação de interesse na lista de espera é preciso acessar o site do SiSU e fazer o login.

Publicado por Érica Caetano
29/01/2020 09h05

As matrículas e inscrições para a lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020/1 já podem ser feitas a partir desta quarta-feira, 29 de janeiro. Os candidatos que não foram selecionados em nenhuma das duas opções de curso poderão manifestar interesse pelas próximas chamadas até 04 de fevereiro.

Quero participar da lista de espera SiSU 2020/1

Para realizar a manifestação de interesse na lista de espera é preciso acessar o site do SiSU e fazer o login. As divulgação das chamadas são de responsabilidade das instituições de ensino, direto em suas páginas oficiais, de acordo com seus respectivos crongoramas, no período de 07 de fevereiro a 30 de abril. 

Matrículas

Os aprovados na primeira chamada do SiSU 2020/1, cujo resultado foi disponibilizado no final da tarde de ontem, dia 28, após a Justiça Federal ter suspendido a divulgação do resultado e o Superior Tribunal de Justiça (STF) autorizar a liberação das listas de selecionados, deverão se matricular também de hoje até o próximo dia 04. 

Resultado SiSU 2020/1

O candidato que foi aprovado precisará acessar o seu cadastro no SiSU 2020/1 e conferir a documentação da modalidade de concorrência na qual foi selecionado. Além de providenciar os documentos, é necessário acessar o site da instituição para averiguar a exigência de preenchimento de formulário de matrícula e também ver os horários do registro acadêmico 

SiSU 2020/1

O SiSU ofereceu 237.128 vagas em 128 instituições públicas de ensino superior. No total, são 1.652 vagas a mais que a mesma edição do ano passado, que ofereceu 235.476 vagas em 129 instituições.

As vagas do SiSU estão divididas entre ampla concorrência e sistema de cotas. No caso das instituições federais, pelo menos metade das vagas é reservada para estudantes que fizeram todo o ensino médio na rede pública, de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas).

Algumas instituições também possuem programas de ações afirmativas que podem reservar vagas ou conceder bônus para diversos grupos de candidatos. A Universidade Federal do Pará (UFPA), por exemplo, concede bônus para candidatos da Região Norte.

Somente puderam se inscrever os candidatos que fizeram o Enem 2019. As notas do exame educacional foram publicadas no dia 17 de janeiro. Somente foram válidas as inscrições dos participantes que obtiveram nota acima de zero na redação.

Reclamações

Desde o início das inscrições para o SiSU 2020/1, o clima é de reclamações por parte dos candidatos, especialmente nas redes sociais. No primeiro dia, durante algumas horas, não constava no site do sistema o link para fazer as inscrições.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No segundo dia, foram liberadas as notas de corte, as quais foram consideradas muito acima do esperado, não só em Medicina - carreira tradicionalmente mais procurada - como em cursos de graduação de várias áreas.

No terceiro dia, o número de reclamações cresceu consideravalmente, chegando a ser criada no Twitter a hashtag #ErronoSiSU, que permaneceu entre os assuntos mais comentados durante toda a tarde.

Os estudantes acreditavam que havia erro no SiSU, pois os usuários estavam sendo aprovados nos dois cursos selecionados, o que fez com que as notas mínimas para entrar estivessem cada vez mais altas. 

No final da tarde da última sexta-feira (24), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, publicou vídeo em sua conta pessoal do Twitter informando que não havia erro algum e que o sistema muda a cada momento.

Weintraub ainda acusou usuários da rede social de estar espalhando mentiras e terror para os candidatos do SiSU 2020/1. Ele culpou também "partidos esquerdistas" de estar criando contas no Twitter para disseminar medo aos estudantes.

Entenda o caso

No dia 18 de janeiro, um dia depois da divulgação do resultado do Enem 2019,  o MEC informou que parte das notas do Exame estavam com erro. Segundo o governo, o erro foi da gráfica que passou a imprimir as provas no ano passado.

Já no dia 20, o ministério divulgou que as notas de cerca de 6 mil estudanteso que representa 0,15% do total de presentes - 3,9 milhões - a maioria de quatro cidades da Bahia e Minas Gerais - tinham apresentado problemas, mas que elas já tinham sido corrigidas e podiam ser consultadas no site do Enem

Devido as polêmicas envolvendo as notas erradas do Enem 2019, o prazo de inscrições do SiSU 2020/1 acabou sendo estendido de 21 a 24 de janeiro para 21 a 26 do mesmo mês.

No sábado, dia 25, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) pediu a suspensão da divulgação do resultado do SiSU devido aos problemas com as notas do Exame.  A Advocacia Geral da União (AGU), representando o MEC, entrou com recurso, mas a decisão foi mantida pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) no domingo (26). Contudo, o prazo de inscrições não seria alterado.

A AGU decidiu, então, recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) ou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Para mais informações, acesse o Edital do SiSU 2020/1 ou a página do SiSU

Veja também

Aniversário de 331 anos de Curitiba: saiba mais sobre a capital do Paraná
Cidade, considerada uma das mais belas do Brasil, também é a oitava mais populosa
Unila, no Paraná, abre inscrição para Vestibular 2024 via Enem
Podem participar da seleção estudantes que fizeram provas do Enem 2019 a 2023. Oferta é de 605 vagas.
UFMS publica datas dos Vestibulares 2025
Vestibular tradicional e vestibular seriado (PASSE) serão realizados em dezembro
Fatecs (SP) divulgam datas do Vestibular 2024/2: confira o cronograma
Inscrições para o Vestibular 2024/2 das Fatecs (SP) começam no dia 24 de abril
UFU encerra pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2024/2 nesta quinta (28)
Candidatos devem comprovar com documentação para solicitar o benefício da isenção no Vestibular 2024/2
Resultado da lista de espera do Fies 2024 será divulgado a partir de hoje (28)
Prazo de divulgação da lista de espera do Fies 2024 pelas instituições segue até o dia 30 de abril
UERJ anuncia Vestibular 2024/2 via notas do Enem. Veja datas
Poderão participar estudantes que fizeram o Enem de 2020 a 2023
Cursinho gratuito 2024 Se Liga no Enem, na Paraíba, abre inscrição para 34 mil vagas
Vagas estão distribuídas em todas as Gerências Regionais da Educação do estado da Paraíba
USP realiza chamada extra do Enem-USP 2024
Já foram feitas 3 chamadas. É necessário manifestar interesse na lista de espera novamente.
Inscrição para o Vestibular 2024/2 da UFT encerra hoje (27)
São mais de 700 vagas disponíveis em dezenas de cursos de graduação na UFT e na UFNT
UEL anuncia obras literárias do Vestibular 2025
Nesta edição, além de sete livros será cobrado um disco da banda de rock Titãs
URCA abre inscrições do PSU 2024/2
Processo seletivo abre mais de mil vagas para diferentes campi da URCA