1. Home
  2. Notícias
  3. Inscrições para vagas remanescentes do ProUni 2019/2 são prorrogadas

Inscrições para vagas remanescentes do ProUni 2019/2 são prorrogadas

O prazo seria encerrado hoje, 16 de agosto, mas foi prorrogado até o próximo dia 18.

Publicado por Érica Caetano em 16 de Agosto de 2019 em Notícias

Compartilhe


Candidatos que participaram da 2ª edição de 2019 do Programa Universidade para Todos (ProUni) e não foram selecionados podem tentar uma bolsa de estudos mais uma vez. O Ministério da Educação (MEC) decidiu prorrogar as inscrições para vagas remanescentes. 

Inscreva-se bolsas remanescentes ProUni 2019/2

O prazo seria encerrado hoje, 16 de agosto, mas foi prorrogado até o próximo dia 18, para estudantes que ainda não estão matriculados em instituições de ensino. Quem já está matriculado poderá se inscrever até o dia 30 de setembro.

A prorrogação se deve por conta do site estar passando por instabilidades, o que poderia estar prejudicando o acesso para a realização das inscrições. O Ministério da Educação (MEC) informou que notou indícios de sabotagem tanto no sistema do ProUni quanto do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o que estaria causando essas intercorrências. O fato fez com que o órgão procurasse a Polícia Federal para investigar se há de fato alguma atuação criminosa.

Somente podem participar da seleção para bolsas remanescentes do ProUni 2019/2 candidatos que fizeram o Enem a partir da edição de 2010 e que tiraram notas acima de 450 pontos nas provas sem ter zerado a redação.

Além disso, é necessário atender a pelo menos um dos requisitos a seguir:

    • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou em instituição privada como bolsista integral;
    • Possuir alguma deficiência; ser professor da rede pública;
    • Estar enquadrado no perfil de renda exigido pelo programa.
      
Confira perguntas e respostas sobre o ProUni

Para concorrer a uma bolsa integral, o candidato deve ter renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para tentar uma bolsa parcial (50%), é necessário ter renda entre 1,5 e 3 salários mínimos por pessoa. 

Professores da rede pública que têm interesse em bolsas de cursos de licenciatura não precisam comprovar renda.

Resultado

O candidato ficará sabendo no ato de inscrição se está pré-selecionado para a bolsa de estudo. Caso estiver, deverá comparecer em até dois dias úteis à instituição de ensino para a qual foi pré-selecionado, para comprovar as informações. 

A relação de aprovados no ProUni 2019/2 foi liberada no dia 18 de junho. Já a lista de espera, em 18 de julho.

Para mais informações, acesse o Edital.

VEJA TAMBÉM

1 2