1. Home
  2. Notícias
  3. Inscrições para Fies 2019/2 começam hoje (25)

Inscrições para Fies 2019/2 começam hoje (25)

Interessados em contratar um financiamento em uma universidade particular podem participar até 1º de julho

Publicado por Silvia Tancredi em 25 de Junho de 2019 em Notícias

Compartilhe


Abriram nesta terça-feira, 25 de junho, as inscrições para a segunda edição de 2019 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). O prazo fecha no dia 1º de julho. 

Inscreva-se Fies 2019/2

O FIES 2019/2 está oferecendo 46,6 mil vagas a juros zero no segundo semestre, um aumento de quase 20% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram oferecidas 39 mil vagas.

Em 2019, o Fies disponibiliza 100 mil vagas na modalidade com juros zero (apenas correção da inflação). No primeiro semestre, foram ofertadas 53.400 oportunidades, 43.606 já estão contratados fechados e quase 10 mil em processo de contratação. 

Como se inscrever no Fies?

Para se inscrever no Fies, é necessário ter realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, sem ter zerado a redação e ter obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos.

Também é preciso cumprir o requisito de renda das duas modalidades do Fies:

  • Fies – juros zero: exige-se renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa (R$ 2.994‬). 
  • P-Fies: é necessário ter renda familiar mensal exigida é de até cinco salários mínimos por pessoa (R$ 4.990‬).

Segundo as regras do programa, no momento da inscrição é necessário sinalizar, em ordem de prioridade, três opções de curso, turno e local das vagas.

Confira passo a passo para se inscrever no Fies

Resultado

A previsão é que o resultado das duas modalidades do Fies seja liberado no dia 9 de julho. Os pré-selecionados na modalidade Fies terão que complementar as informações no site de 10 a 12 de julho.

Depois desta etapa, será necessário comparecer a instituição para a validação das informações na CPSA em até cinco dias úteis. Com os dados validados, é preciso procurar o banco parceiro para o contrato de financiamento dentro do prazo de 10 dias. 

Na modalidade P-Fies não é exigido a complementação da inscrição no site, apenas as etapas de comparecimento na CPSA da instituição para validação e a ida ao banco com a documentação para a formalização do financiamento. 

Veja também: o Fies vale a pena?

Lista de espera

O Fies possui única chamada regular e lista de espera, que é formada por aqueles que não foram convocados na chamada regular. As instituições de ensino divulgarão a listagem entre os dias 15 de junho e 23 de agosto.

Quem for convocado na lista de espera do Fies deverá seguir as orientações complementares sinalizadas no Edital. O P-Fies não tem lista de espera. 

Para mais detalhes, acesse o Edital do Fies 2019/2

VEJA TAMBÉM

1 2