1. Home
  2. Notícias
  3. Inscrições do Fies 2019/2 serão recebidas em junho

Inscrições do Fies 2019/2 serão recebidas em junho

O prazo de inscrições será iniciado no dia 25 de junho e segue até o dia 1º de maio, pela internet.

Publicado por Érica Caetano em 31 de Maio de 2019 em Notícias

Compartilhe


O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta sexta-feira, 31 de maio, no Diário Oficial da União (D.O.U.), o Edital da 2ª edição de 2019 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O prazo de inscrições será iniciado no dia 25 de junho e segue até às 23h59 do dia 1º de maio, exclusivamente pela internet, por meio do SisFies. Durante o mesmo prazo também serão recebidas as inscrições do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

Saiba como se inscrever no Fies!
Confira aqui o Edital!

Para se inscrever é necessário ter realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, sem ter zerado a redação e ter obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos.

Além disso, também é preciso cumprir o requisito de renda de uma das duas modalidades do Novo Fies. Na primeira modalidade (Fies – juros zero), é exigido renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa. Na segunda (P-Fies), a renda familiar mensal exigida é de até cinco salários mínimos por pessoa.

Na hora de se inscrever é preciso sinalizar a ordem de prioridade das três opções de curso/turno/local das vagas disponíveis no grupo de preferência escolhido.

Veja as diferenças do Antigo Fies x Novo Fies 

O resultado de ambas as modalidades serão divulgados em 09 de julho. Os pré-selecionados na modalidade Fies terão que complementar as informações no site de 10 a 12 de julho.

Depois desta etapa, será necessário comparecer a instituição para a validação das informações na CPSA em até cinco dias úteis. Com os dados validados, é preciso procurar o banco parceiro para o contrato de financiamento dentro do prazo de 10 dias. 

Na modalidade P-Fies não é exigido a complementação da inscrição no site, apenas as etapas de comparecimento na CPSA da instituição para validação e a ida ao banco com a documentação para a formalização do financiamento. 

Lista de espera

O Fies possui única chamada regular e lista de espera, que é formada por aqueles que não foram convacados na chamada regular. As instituições de ensino divulgarão a listagem entre os dias 15 de junho e 23 de agosto.

Os estudantes que tiverem nela terão que acompanhar a pré-seleção pelo site do financiamento e, sendo convocados, deverão seguir as orientações complementares contidas no Edital.

Já o P-Fies possui chamada regular sem lista de espera. Outros detalhes podem ser vistos no Edital.

 

 

 

VEJA TAMBÉM

1 2