1. Home
  2. Notícias
  3. Inscrições do Fies 2018/2 estão abertas

Inscrições do Fies 2018/2 estão abertas

De acordo com o MEC, período para fazer o cadastro encerra no dia 22 de julho

Publicado por Silvia Tancredi em 16 de Julho de 2018 às 07:14 em Notícias

Compartilhe


Foram abertas nesta segunda-feira (16), as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) do 2º semestre de 2018. O prazo segue até 22 de julho. 

Inscreva-se agora!

Veja como se inscrever no Fies 

Os programas oferecem financiamentos em cursos de graduação ministrados em instituições de ensino particulares.

Os estudantes podem concorrer a duas modalidades de contrato, com taxas de juros, número de vagas e renda familiar específicos para cada uma delas. 

No caso do Fies, o financiamento não tem juros e as prestações devem ter, no máximo, 10% da renda familiar. Já no do P-Fies, as condições de financiamento são estabelecidas de acordo com o agente financeiro. 

Veja as diferenças do Antigo Fies x Novo Fies 

Quem pode participar?

Para participar do Fies juros zero, os estudantes devem comprovar renda per capita de até 3 salários mínimos. Já as outras duas modalidades (P-Fies) são para candidatos com renda de até 5 salários mínimos.  

Além da renda, para se inscrever no Fies e P-Fies é necessário ter realizado as provas do Enem a partir da edição de 2010, sem ter zerado a redação e ter obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos.

Nesta edição, são oferecidas 155 mil vagas. Desse total, 50 mil destinam-se ao Fies, que oferece financiamentos com juro zero.

Inscrições

Durante o período de inscrições do Fies, os candidatos poderão alterar a opção de grupo de preferência, definido pelo estado, município e nomenclatura do curso e pelo conceito pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 

O inscrito também poderá alterar a opção de curso, turno e instituição. O candidato deverá indicar até três opções de curso. A classificação será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada.

Conforme o MEC, assim que escolher o curso e a instituição, o estudante saberá o valor exato a ser financiado. 

Resultado

Segundo o cronograma, os resultados do Fies e P-Fies 2018/2 devem sair no dia 27 de julho, com prazo para comprovação das informações até o dia 31 do mesmo mês.

No caso dos estudantes inscritos no P-Fies não haverá Lista Espera, já os demais do Fies poderão manifestar interesse entre os dias 1º e 24 de agosto.

Para mais informações, acesse este site ou no Edital do Fies.

VEJA TAMBÉM

1 2