1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2014 já tem 1 milhão de inscrições

Enem 2014 já tem 1 milhão de inscrições

Balanço foi divulgado no final da tarde de ontem. Inep recomendou os melhores horários para realizar inscrição, devido a um menor congestionamento no sistema.

Publicado por Érica Caetano em 14 de Maio de 2014 em Notícias

Compartilhe

O Ministério da Educação (MEC) divulgou às 17h de ontem, 13 de maio, um novo balanço do segundo dia de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. Até o horário em questão, já haviam sido registradas 1 milhão de inscrições. 

O prazo segue até às 23h59 do dia 23 de maio e custa R$ 35, que poderá ser paga até o dia 28 seguinte. Na edição do ano anterior, foi o registrado o mesmo montante de inscrições no segundo dia de inscrições abertas.

Inscreva-se no Enem 2014

Tire suas dúvidas sobre como se inscrever no Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o participante opte por se inscrever pela manhã até as 09h, e no período vespertino entre as 14h e 17h. No período da noite, o melhor horário é após às 21h. Esses horários são considerados melhores devido a um menor número de acessos, evitando congestionamentos e lentidão no sistema.

O Inep afirmou ainda que o sistema está operando dentro da normalidade, com capacidade de 200 mil acessos simultâneos, e orientou os candidatos a continuarem tentando. De acordo com o Instituto, casos de candidatos que não conseguem concluir a inscrição são pontuais. 

Programas

A inscrição no Enem 2014 permite que o candidato possa concorrer nas duas edições realizadas ao ano do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), que ocorrerão em 2015. 
Além disso, também permite que o estudante solicite o financiamento estudantil em uma universidade privada por meio do Fies, conseguir certificado de conclusão do ensino médio (desde que a opção tenha sido feita no ato da inscrição do Enem), intercâmbio de línguas, através do Ciência sem Fronteiras, e por fim e o mais recente, ingressar em duas instituições de ensino superior em Portugal.

Provas

As provas do Enem 2014 seguirão a mesma estrutura das edições anteriores. Elas serão realizadas no final de semana dos dias 08 e 09 de novembro, das 13h às 17h30 e das 13h às 18h30, respectivamente. Este ano, os testes não serão aplicados no mês de outubro, como aconteceu nos outros anos, devido as eleições presidenciais que ocorrerão no mês em questão. Os participantes deverão seguir o horário de Brasília e levar o documento de identidade no dia dos exames. O conteúdo das provas está na Matriz de Referência do Enem 2014.

A expectativa do Inep é de que 8,2 milhões de estudantes se inscrevam na edição deste ano. O aumento no número de inscrições, segundo o MEC, é esperado principalmente por conta da adesão de mais instituições ao SiSU, a adesão de universidades estrangeiras ao Exame e à utilização das notas do Enem no Programa Ciência sem Fronteiras, além dos outros programas do MEC como o ProUni. Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2014 ou entre em contato pelo telefone 0800 616161.

VEJA TAMBÉM

1 2