Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inscrições abertas para o SiSU 2020 do primeiro semestre

Inscrições abertas para o SiSU 2020 do primeiro semestre

Somente podem concorrer às mais de 237 mil vagas estudantes que fizeram o Enem 2019

Publicado por Silvia Tancredi
21/01/2020 07h23 , atualizado em 21/01/2020 07h36

Começa hoje, 21 de janeiro, o prazo de inscrições para a primeira edição de 2020 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os interessados podem fazer o cadastro até o próximo domingo, 26 de janeiro.

Inscreva-se SiSU 2020/1

Somente podem participar do SiSU candidatos que fizeram as provas do Enem 2019 e que não zeraram a redação. As notas do Exame saíram na última sexta-feira (17)

Antes, o prazo de inscrições para o SiSU 2020/1 encerraria no dia 24 de janeiro, mas, segundo o Ministério da Educação (MEC), o prazo foi ampliado para quem tiver qualquer tipo de problema por causa de erros apresentados na correção de parte das notas do Enem 2019. 

No último sábado (18), o MEC informou que parte das notas do Exame estavam com erro. Segundo o governo, o erro foi da gráfica que passou a imprimir as provas no ano passado.

Já ontem (20) o ministério divulgou que as notas de cerca de 6 mil estudanteso que representa 0,15% do total de presentes - 3,9 milhões - a maioria de quatro cidades da Bahia e Minas Gerais - tinham apresentado problemas, mas que elas já tinham sido corrigidas e podiam ser consultadas no site do Enem

Vagas

O SiSU oferece 237.128 vagas em 128 instituições públicas de ensino superior. No total, são 1.652 vagas a mais que a mesma edição do ano passado, que ofereceu 235.476 vagas em 129 instituições.

As vagas do SiSU estão divididas entre ampla concorrência e sistema de cotas. No caso das instituições federais, pelo menos metade das vagas é reservada para estudantes que fizeram todo o ensino médio na rede pública, de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas).

Algumas instituições também possuem programas de ações afirmativas que podem reservar vagas ou conceder bônus para diversos grupos de candidatos. A Universidade Federal do Pará (UFPA), por exemplo, concede bônus para candidatos da Região Norte.

Como se inscrever no SiSU?

Para se inscrever no SiSU 2020/1, o estudante deve informar o número de inscrição do Enem 2019 e a senha cadastrada mais atual. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Saiba como recuperar sua senha do Enem!

Os estudantes podem se inscrever em até duas opções de cursos de graduação. Durante o prazo de inscrições, o candidato pode alterar essas opções quantas vezes quiser. 

Confira quais cursos não são oferecidos no SiSU

É importante destacar que algumas instituições determinam pesos diferentes para cada prova do Enem. Por exemplo, em cursos da área de biológicas normalmente Ciências da Natureza tem mais peso. 

As universidades também adotam notas mínimas e/ou médias mínimas para inscrição em determinados cursos. Sendo assim, se o concorrente não tiver a nota mínima, pode ser que não consiga se inscrever no curso em questão. 

Notas de corte

A partir do segundo dia de inscrições para o SiSU 2020/1 será liberada a nota de corte, que é menor média para o estudante ser selecionado no curso de escolha. Essa nota é obtida com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Leia também: o que são notas de corte?

Resultado

Conforme o cronograma do SiSU 2020/1, o resultado será divulgado no dia 28 de janeiro. Quem for convocado deverá se matricular entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro. Durante esse mesmo período, estará aberto o prazo para participar da lista de espera do SiSU.

Poderão participar da lista de espera apenas os candidatos que não forem selecionados em nenhuma das duas opções de cursos na chamada regular. A convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições ocorrerá de 7 de fevereiro a 30 de abril. 

Veja como funciona a lista de espera do SiSU

Para mais informações, acesse o Edital do SiSU 2020/1 ou a página do SiSU

Veja também

Fies 2024: confira os estados com mais vagas no programa
Inscrições para o Fies 2024 terminam às 23h59 desta segunda (18)
Etecs (SP) liberam datas do Vestibulinho 2024/2
Seleção ofertará vagas para Ensinos Técnico, Integrado, Médio e Especialização Técnica
Saiba como é trabalhar em uma plataforma de petróleo em alto-mar
Conheça a realidade de diferentes profissionais que trabalham em uma plataforma de petróleo da Petrobras
UECE divulga resultado da isenção de taxa do Vestibular 2024/2
Universidade Estadual do Ceará (UECE) oferece mais de 2,2 mil vagas em cursos de graduação por meio do Vestibular 2024/2
UFU abre inscrição para Vestibular 2024/2
Processo seletivo oferece 1.665 vagas em 49 cursos de graduação
Prazo para manifestar interesse na Lista de espera do ProUni 2024 começa hoje (18)
Os candidatos que não foram aprovados em nenhuma das duas chamadas ainda podem ser convocados
Fuvest anuncia datas do Vestibular 2025
Processo seletivo, que contará com duas fases, ofertará mais de 8 mil vagas em cursos da USP
Unicamp divulga datas do Vestibular 2025
Inscrições para o Vestibular 2025 da Unicamp serão recebidas entre os dias 1º e 30 de agosto
UNIFASE/FMP abre inscrições para vestibular de Medicina
O Centro Universitário UNIFASE/FMP, que já formou mais de 5 mil alunos, está com vagas abertas para a graduação em medicina.
Inscrições do Fies 2024 são prorrogadas
O prazo estava previsto para encerrar nesta sexta-feira (15)
UEL anuncia datas e novidades do Vestibular 2025
Uma das mudanças é que processo seletivo somente ocorrerá na cidade de Londrina, no Paraná
Olimpíada Brasileira de Economia está com as inscrições abertas
Os vencedores desta competição podem participar de uma Olimpíada Internacional de Economia, em Hong Kong.