1. Home
  2. Notícias
  3. Inep publica Manual de Redação do Enem 2016

Inep publica Manual de Redação do Enem 2016

Documento apresenta orientações e metodologia de avaliação do texto

Publicado por Silvia Tancredi em 07 de Outubro de 2016 às 18:15 em Notícias

Compartilhe


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) soltou nesta quinta-feira, 6 de outubro, a Cartilha do Participante na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Os inscritos vão realizar o texto no dia 6 de novembro. 

Confira a cartilha do participante na redação Enem

No documento, os estudantes terão acesso à metodologia de avaliação da redação e orientações para fazer o texto da forma mais adequada. Também é deixado claro ao candidato que a redação será analisada por dois corretores, os quais vão levar em consideração as cinco competências abaixo:

Vale ressaltar que o valor da redação pode variar de zero a mil. Podem tirar nota zero os inscritos que, por exemplo, fujam ao tema, não obedeçam a estrutura dissertativo-argumentativa, copiem texto motivador, desrespeitem os diretiros humanos e deixem a folha em branco. Na cartilha, são apresentados modelos e termos usados de forma errada em redações anteriores do Enem. 

Confira os erros mais cometidos na competência 1 da redação do Enem

O manual também mostra exemplos de redações que atingiram a nota máxima por terem cumprido todas as exigêncidas estipuladas nas cinco competências. Elas podem ser vistas a partir da página 28. 

Comentários redação

Todos os anos, o Super Vestibular, em parceria com o colégio e curso Oficina do Estudante, de Campinas (SP), realiza a correção comentada da redação. Veja abaixo as analises dos temas abordados nos últimos anos:

- 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira.

VEJA TAMBÉM

1 2