1. Home
  2. Notícias
  3. Inep libera gabaritos do Enem 2018

Inep libera gabaritos do Enem 2018

Instituto não aceitará a interposição de recursos contra as respostas oficiais.

Publicado por Lorraine Vilela em 14 de Novembro de 2018 às 11:34 em Notícias

Compartilhe


O Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 nesta quarta-feira, 14 de novembro. 

Confira as provas e gabaritos do Enem 2018

Os gabaritos são apenas para conferência, já que o Inep não aceitará recursos contra as respostas divulgadas. 

Das 180 questões totais do Enem, uma foi cancelada por não ser inédita. A pergunta faz parte da prova de Matemática e já foi usada em um dos vestibulares da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Como calcular a nota?

A nota do Enem não pode ser calculada pelos estudantes, já que o número de acertos não é igual aos pontos conquistados. 

O Inep utiliza o método chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular a nota final do Enem. O mecanismo leva em consideração a dificuldade das questões e o número de acertos para saber se o participante chutou ou não.

O Enem 2018

O Enem 2018 foi aplicado nos dias 4 e 11 de novembro. O primeiro dia contou com 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e uma Redação. Já o segundo domingo teve 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. 

O primeiro dia do Enem abordou temas polêmicos em suas questões como dialeto gay, misoginia, homoafetividade e racismo. O tema da redação também pegou muita gente de surpresa ao falar sobre algo presente, mas que pode ter gerado confusão pelo foco adotado: "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet". 

Questão 31 da Prova Amarela

O segundo dia do Enem chamou a atenção pela dificuldade das questões de Química e pela diminuição da contextualização nas perguntas de Física. 

Para o Inep, o balanço do Enem 2018 foi satisfatório. O primeiro dia registrou a menor abstenção da história, 24,9% dos mais de 5,5 milhões de inscritos, enquanto o segundo também teve poucos faltosos (29,2%) e uma baixa quantidade de registros de ocorrências

Correção Comentada

Nos dois dias de provas, os participantes puderam acompanhar a Correção Comentada do Enem 2018 em tempo real do Super Vestibular. A resolução das questões foi feita pelos professores do Oficina do Estudante.

Resultado do Enem 2018

O resultado do Enem 2018 está previsto para o dia 18 de janeiro de 2019. Suas notas poderão ser usadas para ingressar em universidades públicas com o Sistema de Seleção Unificada (SiSU); para bolsas de estudos do Programa Universidade Para Todos (ProUni) ou para financiar o curso no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

VEJA TAMBÉM

1 2