Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inep informa a anulação de uma questão do Enem 2019

Inep informa a anulação de uma questão do Enem 2019

O Inep afirma que a anulação de um item, ou mesmo a aplicação de provas com itens diferentes, não compromete o processo de estimação da nota das participantes.

Publicado por Érica Caetano
19/11/2019 11h50 , atualizado em 19/11/2019 12h59

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou no final da manhã desta terça-feira, 19 de novembro, a anulação de uma questão da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

A questão é a de número 90 do Caderno Azul; questão 78 do Caderno Amarelo; questão 66 do Caderno Branco e questão 72 do Caderno Rosa

Questão do Enem 2019 que foi anulada pelo Inep

De acordo com o órgão, o cancelamento foi necessário por tal questão ter feito parte do caderno de questões Braile e Ledor da aplicação do Enem 2018 (questão 56 do Caderno Laranja). 

O caderno Ledor é preparado para os aplicadores que atuam como ledores para os participantes que, por algum motivo, solicitam auxílio para a leitura da prova como recurso de acessibilidade.

O cálculo estatístico da nota do Enem, conforme a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade, e ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item. 

Saiba mais sobre o TRI aqui!

Por conta disso, o Inep afirma que a anulação de um item, ou mesmo a aplicação de provas com itens diferentes, não compromete o processo de estimação da nota das participantes.

Quando sai o resultado do Enem?

As notas do Enem 2019 devem ser liberadas em janeiro de 2020 para quem já terminou o ensino médio. Os treineiros poderão ver suas notas somente em março, quando também será divulgado o espelho da redação. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

E depois do resultado?

Com as notas do Enem, os estudantes poderão participar de programas de acesso à educação superior, como:

  • Sistema de Seleção Unificada (SiSU): oferece vagas em instituições públicas (veja quais universidades participam do SiSU)
  • Programa Universidade para Todos (ProUni): disponibiliza bolsas de estudo em universidades particulares
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): realiza financiamento de cursos em universidades particulares

Também é permitido usar as notas do Enem em vestibulares e processos seletivos específicos. Há ainda a chance de aproveitar o desempenho para ingressar em universidades portuguesas

Enem 2019

No total, mais de 5 milhões de estudantes se inscreveram no Enem 2019, mas 23% e 27% dos inscritos faltaram às provas, realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. O índice de abstenção foi o mais baixo da história do exame educacional.

O primeiro dia contou com 45 questões de linguagens e códigos e 45 de ciências humanas. As provas não abordaram questões ideológicas.

Nesse dia, também foi necessário produzir uma redação com o tema “democratização de acesso ao cinema no Brasil”. Professores destacaram ideias que poderiam ter sido desenvolvidas.

No segundo dia, foi a vez de 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza. As provas foram consideradas de alto nível e química, a mais difícil.

Confira a correção comentada do Enem 2019

Veja também

Provas do Vestibular 2020/1 da UniRV acontecem hoje
As provas do processo seletivo serão aplicadas às 14h, nas cidades de Rio Verde e Caiapônia. É recomendável chegar com antecedência e estar munido do documento oficial de identidade com foto.

Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realiza Vestibular 2020
Processo seletivo oferece mais de 400 vagas para a carreira. Previsão é que resultado saia no dia 19 de dezembro.

FAMEMA realiza provas do Vestibular 2020/1
Os candidatos devem chegar com antecedência de, no mínimo, uma hora aos seus locais de prova a fim de evitarem contratempos.

É hoje o Vestibular 2020/1 do IFRS
É recomendado aos candidatos chegarem com antecedência de no mínimo 30 minutos. O exame de seleção ocorrerá a partir das 14h.

Paraná: mais de 13 mil estudantes participam do Vestibular de Verão 2019 da UEM
Processo seletivo oferece mais de 1,5 mil vagas. Medicina é o curso mais procurado, com 209,8 candidatos por oportunidade.

Fatecs (SP) aplicam provas do Vestibular 2020/1
As provas serão aplicadas às 13h e os portões serão fechados às 13h. O candidato deverá chegar com uma hora de antecedência.

Provas do Passe 2019 da UFMS são realizadas amanhã (08)
A seleção do Passe ocorrerá das 08h às 12h30. É recomendável chegar ao local de prova com antecedência de 30 minutos.

Unitau (SP) realiza 2ª fase do Vestibular de Verão 2020 de Medicina
Carreira oferece 60 vagas, é integral e dura 12 semestres. As aulas são ministradas em Taubaté.

2ª fase do Vestibular 2020 de Economia da FGV acontece neste domingo
Os inscritos devem chegar com antecedência e, além do cartão de inscrição, será preciso levar documento de identidade, lápis, caneta esferográfica (azul ou preta) e borracha.

Senac (SP) aplica provas do Vestibular 2020/1 na manhã deste domingo (08)
As provas serão aplicadas em fase única, das 10h às 14h. Os candidatos devem chegar com antecedência de, no mínimo, 30 minutos a fim de evitar imprevistos.

USCS aplica provas do Vestibular 2020
Seleção oferece vagas em 40 cursos de graduação, os quais são ministrados em São Caetano do Sul e em São Paulo capital

Provas do Vestibular 2020/1 da FPS ocorrem amanhã (08)
O candidato deverá chegar ao local de aplicação das provas com uma hora de antecedência, munido de documento oficial de identificação com foto e do cartão de inscrição impresso.