Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inep divulga gabaritos do Enem 2019

Inep divulga gabaritos do Enem 2019

Conforme calendário, notas finais devem ser liberadas em janeiro de 2020

Publicado por Silvia Tancredi
13/11/2019 16h15 , atualizado em 13/11/2019 17h10

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou nesta quarta-feira, 13 de novembro, os gabaritos oficiais das provas do Enem 2019. Também foram publicados os cadernos de questões. Acesse:

Provas e gabaritos do Enem 2019

Com os gabaritos em mãos, os inscritos podem ter ideia de como saíram nas provas, mas eles não poderão entrar com recursos. A organização do Enem não aceita esse tipo de solicitação.

É importante destacar que não é possível calcular a nota por meio da quantidade de acertos. O resultado do Enem é mensurado pelo sistema de avaliação Teoria de Resposta ao Item (TRI), que mede a consistência dos acertos e a possibilidade de chute.

Saiba como é calculada a nota do Enem

A redação do Enem não é corrigida pela TRI. A correção passa por dois corretores, mas, caso haja divergência entre eles, mais um profissional é convocado para revisar o texto.

Veja, com detalhes, como é feita correção da redação do Enem.

Quando sai o resultado do Enem?

As notas do Enem 2019 devem ser liberadas em janeiro de 2020 para quem já terminou o ensino médio. Os treineiros poderão ver suas notas somente em março, quando também será divulgado o espelho da redação. 

E depois do resultado?

Com as notas do Enem, os estudantes poderão participar de programas de acesso à educação superior, como:

  • Sistema de Seleção Unificada (SiSU): oferece vagas em instituições públicas (veja quais universidades participam do SiSU)
  • Programa Universidade para Todos (ProUni): disponibiliza bolsas de estudo em universidades particulares
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): realiza financiamento de cursos em universidades particulares

Também é permitido usar as notas do Enem em vestibulares e processos seletivos específicos. Há ainda a chance de aproveitar o desempenho para ingressar em universidades portuguesas

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem 2019

No total, mais de 5 milhões de estudantes se inscreveram no Enem 2019, mas 23% e 27% dos inscritos faltaram às provas, realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. O índice de abstenção foi o mais baixo da história do exame educacional.

O primeiro dia contou com 45 questões de linguagens e códigos e 45 de ciências humanas. As provas não abordaram questões ideológicas.

Nesse dia, também foi necessário produzir uma redação com o tema “democratização de acesso ao cinema no Brasil”. Professores destacaram ideias que poderiam ter sido desenvolvidas.

No segundo dia, foi a vez de 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza. As provas foram consideradas de alto nível e química, a mais difícil.

Confira a correção comentada do Enem 2019

Reaplicação

Estudantes que não puderam fazer o Enem 2019 por problemas logísticos, desastres naturais, falta de energia e outros podem solicitar a reaplicação do exame. Os pedidos podem ser feitos até o próximo dia 18.

Nesse caso, as provas serão aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro, mesma data em que haverá a aplicação do Enem para Privados de Liberdade (Enem PPL). 

Veja também

UFLA (MG) divulga resultado da 3ª etapa do PAS 2019
Os candidatos da 3ª etapa do PAS da UFLA foram avaliados por meio das notas do Enem 2019, cujas provas foram aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro. 

UFMS libera notas da 1ª e 2ª etapas do Passe 2019
Instituição também divulgou as informações sobre matrícula dos aprovados no Passe e Vestibular 2020.

IFRO solta classificação preliminar do Vestibular 2020
Previsão é que o resultado final seja divulgado na próxima sexta-feira (31). Foram oferecidas quase mil vagas.

Resultados de vestibulares são adiados após suspensão do SiSU 2020/1
Entre as instituições estão as federais de São Paulo (Unifesp) e do Pará (UFPA). UFSC suspendeu cronograma de matrículas do SiSU.

UFRR disponibiliza classificação preliminar do Vestibular 2020
Aqueles que queiram apresentar recursos contra a classificação preliminar deverão fazer isso ainda hoje (27). O resultado dos recursos será disponibilizado no dia 28 seguinte .

Unespar divulga 2ª chamada do Vestibular 2020
De acordo com o edital de matrículas, os selecionados deverão se matricular no dia 29 de janeiro. Uma nova chamada é esperada para o dia 31 deste mesmo mês. 

Pré-vestibular gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas de 2020
Podem participar do preparatório, que tem foco nas provas do Enem, candidatos que estão matriculados no último ano do ensino médio em escola pública ou que já concluíram essa etapa também na rede pública.

Famerp solta resultado do Vestibular 2020/1
Agora, as matrículas deverão ser feitas das 09h às 15h, no Pavilhão Fleury ou na sala da Secretaria Geral, na sede da Famerp.

Unesp divulga resultado do Vestibular 2020
Selecionados devem fazer matrículas virtuais até esta terça-feira (28)

SiSU 2020/1: Justiça Federal continua mantendo a decisão de suspensão do resultado
Ainda há a possibilidade de o governo recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

Inscrições para o SiSU 2020/1 encerram neste domingo (26)
Resultado pode não ser divulgado na terça-feira porque a Justiça de SP determinou a suspensão do SiSU após o encerramento das inscrições.