Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inep divulga espelho da redação do Enem 2015

Inep divulga espelho da redação do Enem 2015

Consulta tem caráter apenas pedagógico e participantes não podem entrar com pedido de revisão da nota

Publicado por Érica Caetano
13/06/2016 11h42 , atualizado em 13/06/2016 11h50

Os participantes da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) agora podem acessar o espelho da correção das suas provas de redação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) acaba de liberar o acesso ao espelho. Confira:

Acesse o espelho da correção da redação do Enem 2015

Desde a edição de 2012 os participantes do Enem têm acesso ao espelho da correção da redação. A divulgação do espelho tem caráter apenas pedagógico, ou seja, não serão aceitos recursos contra a correção da redação do Enem 2015. Para visualizar o espelho, os participantes devem acessar a página on-line do Enem e informar número de inscrição e senha.

Todas as redações do Enem são avaliadas por dois corretores, que atribuem nota de zero a 200 pontos em cada uma das cinco competências avaliadas. Caso a diferença entre as notas dos dois seja maior que 100 pontos na soma total das competências ou maior do que 80 pontos em uma ou mais competências, um terceiro corretor fica encarregado de dar a nota. Persistindo a discrepância, a redação é encaminhada para uma banca especial, formada por três membros e presidida por um doutor, que atribui a nota final.

Entenda mais aqui!

O tema da redação do Enem 2015 foi "A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira ".  Mais de 5 milhões de candidatos de todo Brasil fizeram as provas em 24 e 25 de outubro. Ao todo, foram corrigidos  5.631.606  textos. Desses, 104 tiveram nota máxima (mil).  Outros 53.032 foram anulados e receberam nota zero. Fugir do tema, desrespeitar direitos humanos e escrever em uma tipologia diferente da solicitada estão entre os motivos que levaram à anulação. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Polêmicas com o espelho da redação

Em dezembro de 2015, a 3ª Turma do Tribunal Regional Federal decidiu que o Inep deveria disponibilizar o acesso ao espelho da redação junto com a nota individual de cada candidato participante. A decisão foi considerada válida para todo o território nacional e foi acolhida a partir de recurso do Ministério Público Federal (MPF). 

Contudo, em janeiro deste ano, de acordo com a assessoria de imprensa do TRF4, o processo em questão ainda não tinha sido concluído e ainda cabia recurso. O Inep teria sido notificado e teria até 15 de fevereiro para se manifestar. Como o resultado do Enem 2015 saiu em 08 de janeiro e, nesse dia, deveriam sair as notas das provas objetivas e da redação, o espelho da redação não foi divulgado. 

 

Veja também

UFLA (MG) divulga resultado da 3ª etapa do PAS 2019
Os candidatos da 3ª etapa do PAS da UFLA foram avaliados por meio das notas do Enem 2019, cujas provas foram aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro. 

UFMS libera notas da 1ª e 2ª etapas do Passe 2019
Instituição também divulgou as informações sobre matrícula dos aprovados no Passe e Vestibular 2020.

IFRO solta classificação preliminar do Vestibular 2020
Previsão é que o resultado final seja divulgado na próxima sexta-feira (31). Foram oferecidas quase mil vagas.

Resultados de vestibulares são adiados após suspensão do SiSU 2020/1
Entre as instituições estão as federais de São Paulo (Unifesp) e do Pará (UFPA). UFSC suspendeu cronograma de matrículas do SiSU.

UFRR disponibiliza classificação preliminar do Vestibular 2020
Aqueles que queiram apresentar recursos contra a classificação preliminar deverão fazer isso ainda hoje (27). O resultado dos recursos será disponibilizado no dia 28 seguinte .

Unespar divulga 2ª chamada do Vestibular 2020
De acordo com o edital de matrículas, os selecionados deverão se matricular no dia 29 de janeiro. Uma nova chamada é esperada para o dia 31 deste mesmo mês. 

Pré-vestibular gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas de 2020
Podem participar do preparatório, que tem foco nas provas do Enem, candidatos que estão matriculados no último ano do ensino médio em escola pública ou que já concluíram essa etapa também na rede pública.

Famerp solta resultado do Vestibular 2020/1
Agora, as matrículas deverão ser feitas das 09h às 15h, no Pavilhão Fleury ou na sala da Secretaria Geral, na sede da Famerp.

Unesp divulga resultado do Vestibular 2020
Selecionados devem fazer matrículas virtuais até esta terça-feira (28)

SiSU 2020/1: Justiça Federal continua mantendo a decisão de suspensão do resultado
Ainda há a possibilidade de o governo recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

Inscrições para o SiSU 2020/1 encerram neste domingo (26)
Resultado pode não ser divulgado na terça-feira porque a Justiça de SP determinou a suspensão do SiSU após o encerramento das inscrições.