1. Home
  2. Notícias
  3. Inep apresenta mudanças no Enem 2019

Inep apresenta mudanças no Enem 2019

Alterações visam reduzir custos do maior exame educacional brasileiro, marcado para os dias 3 e 10 de novembro

Publicado por Silvia Tancredi em 12 de Março de 2019 às 14:16 em Notícias

Compartilhe


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do Enem, anunciou nesta terça-feira, 12 de março, algumas mudanças que serão adotadas nas provas deste ano com o objetivo de reduzir custos.

Veja as datas do Enem 2019

Uma novidade para o Enem 2019 refere-se à diagramação dos cadernos de questões, que será ajustada e terá um grande espaço em branco para apoio na elaboração de cálculos e da redação. 

Conforme o Inep, o ajuste na diagramação eliminará a necessidade de impressão das folhas de rascunhos personalizadas, permitindo uma significativa economia com papel e impressão.

Dado biométrico

Com o intuito de evitar fraudes, em 2016 começou a ser feita coleta de dados dos participantes do Enem.O aparelho usado para realizar o processo tem uma lâmina de grafite, individual.

Segundo o Inep explica, com foco na redução de custos, será utilizada, a partir desta edição, uma pequena esponja que permite a coleta da digital e pode ser utilizada mais de três mil vezes. 

Capacitação de pessoal

Outra mudança no Enem 2019 promete reduzir custos de capacitação do pessoal envolvido na aplicação das provas, marcadas para os dias 3 e 10 de novembro. Agora, a equipe será treinada na maior parte via Ensino a Distância (EaD), por meio de uma plataforma que será criada. 

“A medida eliminará gastos com passagem aérea e terrestre, hospedagem, aluguel de salas e auditórios em diversas partes do país”, estima o Inep. 

Enem 2019

Conforme o cronograma do Enem 2019, os interessados em solicitar isenção de taxa de inscrição poderão fazer o cadastro de 1º a 10 de abril. Já o prazo de inscrições será de 6 a 17 de maio. 

VEJA TAMBÉM

1 2