1. Home
  2. Notícias
  3. Horário de verão vai começar no dia da primeira prova do Enem 2018

Horário de verão vai começar no dia da primeira prova do Enem 2018

Apesar de pedido do MEC, o Governo Federal decidiu não adiar o início do horário de verão

Publicado por Rafael Batista em 16 de Outubro de 2018 às 11:59 em Notícias

Compartilhe


O Horário Brasileiro de Verão 2018/2019 terá início no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, dia 4 de novembro. O Ministério da Educação (MEC) chegou a solicitar ao Governo Federal que adiasse a mudança no horário e teve o pedido atendido. No entanto, na última segunda-feira (15) o governo voltou atrás e manteve a data de início.

Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, a decisão do Governo Federal de não adiar o início do horário de verão foi tomada depois de um estudo de viabilidade feito pelos ministérios de Minas e Energia e Transportes. Na análise feita pelos ministérios concluiu-se a inviabilidade do adiamento, mas não detalhou os motivos.

Saiba mais sobre o Horário de Verão

Horários do Enem

Todos os horários praticados durante as provas do Enem seguem o horário oficial de Brasília. Como a capital federal é uma das unidades da federação que adere ao horário de verão, os estudantes devem redobrar a atenção quanto aos prazos de abertura e fechamento dos portões nos locais de provas.

Assim, na madrugada do dia 3 para o dia 4 de novembro, os estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul terão seus relógios adiantados em uma hora. Considerando os fusos horários de outras regiões, os portões dos locais de prova do Enem serão fechados nos seguintes horários locais:

- 13h: estados do Sul, Sudeste e Goiás e Distrito Federal;
- 12h: estados do Nordeste e Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Amapá;
- 11h: Amazonas, Rondônia e Roraima;
- 10h: Acre.

Enem 2018

A previsão é de que a partir do dia 22 de outubro, os estudantes inscritos no Enem 2018 tenham acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição. Entre outras informações, o documento traz detalhes dos locais de provas: como endereço e número de sala.

O exame será aplicado em dois domingos seguidos, dias 4 e 11 de novembro. No total, o candidato responderá 180 questões objetivas e fará uma redação. Confira abaixo a distribuição dos itens:

04/11, das 13h30 às 19h
- Redação
- 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos
- 45 questões de Ciências Humanas

11/11, das 13h30 às 18h30
- 45 questões de Matemática
- 45 questões de Ciências da Natureza

Dica: como controlar o tempo durante a prova

As notas do Enem 2018 poderão ser utilizadas para participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019, no Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2019 e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019.

Além dos programas do governo para ingresso em universidades públicas, financiamento estudantil e concessão de bolsas de estudos, as notas do Enem 2018 podem ser utilizadas por faculdades (públicas e particulares) em vestibulares específicos

VEJA TAMBÉM

1 2