1. Home
  2. Notícias
  3. Fuvest anuncia mudanças no Vestibular 2019

Fuvest anuncia mudanças no Vestibular 2019

Organizadora do processo seletivo da USP mostra como ficará, agora, 2ª fase do maior vestibular do País

Publicado por Silvia Tancredi em 21 de Maio de 2018 às 15:58 em Notícias

Compartilhe


A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que organiza as provas para ingresso na Universidade de São Paulo (USP), divulgou novidades no Vestibular 2019. O processo seletivo é o maior do País. 

Uma das principais mudanças é que, agora, as provas da segunda fase serão aplicadas em dois dias. Até a edição do ano passado, os estudantes faziam essa etapa em três dias. De acordo com o pró-reitor de Graduação Edmund Chada Baracat, a USP adotou essa mudança pensando no candidato.

Como eram as provas da Fuvest:

  • 1º dia: 10 questões de português e uma redação
  • 2º dia: 16 questões sobre disciplinas obrigatórias do ensino médio
  • 3º dia: 12 questões de duas ou três disciplinas específicas ao curso

Como serão agora as provas:

  • 1º dia: 10 questões de português e uma redação
  • 1º dia: 12 questões de duas a quatro disciplinas específicas ao curso

Ainda segundo o pró-reitor, não haverá comprometimento na seleção dos estudantes com a retirada do segundo dia. “Do ponto de vista do aluno, ele ganha mais tempo para estudar e focar melhor seus estudos nas disciplinas exigidas pela carreira”, avalia. 

Modalidade

Outra mudança no vestibular 2019 da Fuvest é que, agora, os candidatos deverão informar no momento da inscrição em qual modalidade se encaixam. Serão três opções:

  • Ampla concorrência (AC)
  • Ação Afirmativa Escola Pública (EP)
  • Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI)

Reescolha 

Conforme a Fuvest, o vestibular não adotará mais processo de reescolha, do qual poderiam participar candidatos não matriculados e que não tivessem sido eliminados após a sexta chamada, com interesse em cursos com vagas ainda não preenchidas.

Agora, o processo seletivo terá apenas cinco chamadas. Segundo Baracat, isso significa que mais estudantes serão convocados para a segunda fase. 

Vestibular Fuvest 2019

O prazo de inscrições começará em agosto. O processo seletivo terá duas fases. A primeira etapa está marcada para o dia 25 de novembro. Já as provas da segunda serão aplicadas nos dias 6 e 7 de janeiro de 2019.

Saiba mais detalhes

VEJA TAMBÉM

1 2