1. Home
  2. Notícias
  3. Fuvest 2019: veja o gabarito e como foi a primeira fase

Fuvest 2019: veja o gabarito e como foi a primeira fase

Etapa abordou temas atuais, como mitos políticos, diferença de salário entre homens e mulheres, negação de problemas ambientas, entre outros.

Publicado por Adriano Lesme em 26 de Novembro de 2018 às 09:04 em Notícias

Compartilhe


A Fundação Universitária para o Vestibular da Universidade de São Paulo (Fuvest/USP) divulgou os cadernos de provas e os gabaritos da primeira fase do Vestibular 2019. As provas foram realizadas na tarde de ontem, 25 de novembro.

Baixe as provas e gabaritos da 1ª fase Fuvest 2019

Os candidatos fizeram as provas em São Paulo, Barueri, Carapicuíba, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Araçatuba, Barretos, Botucatu, Bauru, Campinas, Fernandópolis, Franca, Itapeva, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

Entre os 127.786 inscritos, 10.586 não compareceram à primeira fase, gerando uma abstenção de 8,3%. É o menor índice de faltosos da etapa em oito anos.

Como foi a 1ª fase

Os mais de 115 mil estudantes que estiveram presentes na etapa tiveram que responder 90 questões objetivas sobre Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.

De acordo com Célio Tasinafo, diretor pedagógico do Colégio Oficina do Estudante, a primeira fase trouxe questões com temas atuais e que foram objeto de debate/polêmica ao longo do ano de 2018. 

Entre os temas atuais abordados estão: diferenças salariais entre homens e mulheres, refugiados, problemas ambientais que estão sendo negados por políticos, como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reflexão sobre mitos políticos e imigração para os EUA.

Célio também destaca as questões de diferentes disciplinas que dialogaram entre si, como questões das provas de Biologia e Linguagens que abordavam a vacinação. "No entanto, as questões tradicionais e exigentes de Física e Matemática também estavam presentes, como sempre se espera da Fuvest", finaliza o diretor pedagógico.

2ª fase

O resultado da primeira fase da Fuvest será divulgado no dia 10 de dezembro. Nesse dia, tambem sairão os locais da próxima etapa. A segunda fase está marcada para os dias 6 e 7 de janeiro de 2019.

Dia 6 de janeiro: provas discursivas de Português (10 questões) e Redação

Dia 7 de janeiro: provas discursivas de duas a quatro disciplinas específicas ao curso escolhido, no total de 12 questões

Inscritos nos cursos de Artes Visuais, Música e Artes Cênicas também deverão fazer testes de habilidades específicas de 16 de dezembro a 11 de janeiro. 

Veja como se preparar para testes de habilidades

O resultado do Vestibular 2019 da Fuvest deve sair no dia 24 de janeiro. 

Vagas

O Vestibular 2019 da Fuvest oferece 8.362 vagas gratuitas na Universidade de São Paulo (USP). Os cursos são ministrados em São Paulo, Bauru, São Carlos, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto.

Esta edição tem 40% das vagas para cotas, ou seja, 2.331. Destas, 1.475 são para estudantes de escolas públicas, independente de etnia, e 756 são para os alunos da rede pública que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. 

Mais informações no Manual do Candidato e no site da Fuvest.

VEJA TAMBÉM

1 2