1. Home
  2. Notícias
  3. Fies vai exigir Enem para todos os solicitantes

Fies vai exigir Enem para todos os solicitantes

Determinação passa a valer a partir de 2016, mas não afeta estudantes que já possuem contrato

Publicado por Adriano Lesme em 26 de Maio de 2015 em Notícias

Compartilhe

A partir de 2016, o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) do Ministério da Educação (MEC) vai exigir o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para todos os interessados em solicitar o benefício. O conteúdo da medida está na Portaria Normativa nº 7, de 25 de maio de 2015, publicada na edição de hoje, 26, do Diário Oficial da União.

Saiba mais sobre o Enem e Fies

Atualmente, o Fies não exige o Enem para professores de escolas públicas da educação básica em efetivo exercício do magistério e estudantes que formaram no ensino médio até 2010. Essas pessoas também terão que fazer o Enem, caso tenham interesse no Fies a partir de 2016. Aqueles que já possuem contratos não serão afetados pela mudança.

Para solicitar o Fies é preciso, entre outras coisas, ter média de 450 pontos no último Enem, sem ter zerado a redação. A exigência da média foi uma das novidades da edição deste ano, que teve 252.442 novos contratos. O MEC estuda uma nova edição do Fies para o segundo semestre.

Enem

Os interessados em solicitar o Fies devem se inscrever no Enem 2015 até o dia 5 de junho. A taxa é de R$ 63, mas estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas e pessoas de baixa renda podem solicitar isenção. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro.

VEJA TAMBÉM

1 2