Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Falta de limites no uso das redes sociais pode prejudicar estudante no Enem 2013

Falta de limites no uso das redes sociais pode prejudicar estudante no Enem 2013

Só em 2012, 65 candidatos foram eliminados do processo seletivo por postarem imagens referentes às provas nas redes sociais.

Publicado por Wanja Borges
24/08/2013 07h45

Além de apresentar um crescimento constante nos últimos anos, o uso de redes sociais no Brasil também vem ganhando destaque pela influência que exerce no comportamento dos cidadãos. Os jovens, principalmente, se veêm cada vez mais dependentes de aplicativos como facebook, twitter e instagram e acabam não impondo limites na utilização destas redes sociais. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma dessas situações. 

Mesmo explícita no Edital a proibição de telefones celulares, smartphones e tablets durante as provas, muitos estudantes ainda insistem em desafiar a segurança do Exame e comparecerem aos locais de provas portando os dispositivos eletrônicos ou, pior, utilizarem os aparelhos durante a aplicação do teste. Só em 2012, 65 candidatos foram eliminados do processo seletivo por postarem imagens referentes às provas nas redes sociais.  

A questão principal é que mesmo que a prática passe despercebida por fiscais de sala, o candidato ainda tem grande risco de ser desclassificado do processo seletivo, seja por denúncias ou pelo monitoramento realizado pelo Ministério da Educação, como aconteceu no ano passado. Através de pesquisas com hashtag e outros métodos, foi possível localizar facilmente os estudantes que fizeram postagens das provas durante o Enem e eliminá-los antes mesmo do encerramento das provas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo recomendações expressas no Edital, ao ingressar na sala de aula, o estudante deverá guardar o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados na embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, sob pena de eliminação. A embalagem deve ser lacrada, identificada pelo participante e mantida embaixo da carteira até o término das provas. Caso contrário, o estudante é automaticamente desclassificado do Exame e só poderá fazer outro Enem no ano seguinte.  

A regra é clara e simples. É aí que fica a pergunta, será que realmente vale a pena ignorar as normas da seleção e jogar fora um ano de estudo? Do que adianta ter uma foto da prova com muitas curtidas e não poder postar no facebook que você foi aprovado no maior exame educacional do país? A decisão é do estudante, mas o Super Vestibular dá a dica, afinal, quem avisa amigo é. 

Veja também

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.

Edital do Enem 2020 é divulgado
Solicitações de isenção de taxa terão início no dia 06 de abril.

UECE terá novo prazo de inscrição do Vestibular 2020/2
Também será divulgado um novo cronograma de provas, já que o calendário atual foi suspenso devido da pandemia da covid-19.

Uesb suspende chamadas do Vestibular e do SiSU 2020 devido a pandemia do coronavírus
Um novo cronograma será definido pela Uesb posteriormente. A Universidade é mais uma dentre tantas outras que decidiu suspender as atividades por conta do isolamento social

UEPG encerra primeiro prazo de inscrições do PSS 2020 hoje (30)
Quem não fizer o cadastro até esta segunda-feira, poderá fazê-lo entre os dias 1º e 30 de agosto. 

Coronavírus: veja como estudar em casa durante o isolamento devido ao Covid-19
O Super Vestibular reuniu dicas de como aproveitar o tempo em casa se dedicando aos estudos, mesmo sem estar indo a escola.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2020/2 da UECE encerra hoje (27)
Devido a paralisação das atividades por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19), algumas atividades presenciais referentes ao Vestibular foram suspensas.

Udesc suspende cronograma do Vestibular de Inverno 2020 devido a pandemia do Coronavírus
A Universidade também adiou o prazo de isenção para doadores de sangue e medula, que seria finalizado nesta sexta-feira, dia 27.

Vestibular de Inverno 2020 da UEPG será adiado
Novas datas serão estabelecidas depois que as atividades retornarem. Coronavírus é o motivo do adiamento.

UFPR divulga livros e programa para as provas do Vestibular 2020/2021
Lima Barreto e Guimarães Rosa estão entre os autores exigidos. Relação não contém obras escritas por mulheres.

Medicina: Humanitas (SP) abre inscrições para o Vestibular 2020/2
Processo seletivo oferece 60 vagas para o curso de Medicina em São José dos Campos. Provas serão em junho.