Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2019 termina com menor índice de ausentes da história

Enem 2019 termina com menor índice de ausentes da história

Mais de 700 participantes foram eliminados, contando os dois dias de prova. Entre os motivos estão: portar equipamento eletrônico e ausentar-se antes do horário permitido

Publicado por Silvia Tancredi
11/11/2019 14h24 , atualizado em 11/11/2019 15h00

O Enem 2019 foi encerrado na noite de ontem, 10 de novembro. Mais de 5 milhões de estudantes se inscreveram no exame educacional, mas 27% faltaram às provas. No primeiro domingo de provas, dia 3, houve abstenção de 23,1%.

Porém, apesar da quantidade de participantes que não compareceram, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador da prova, o Enem 2019 foi a edição que teve o menor índice de ausentes da história.

Ainda de acordo com dados divulgados pelo órgão, Piauí foi o estado percentualmente com menos ausentes: 26.914 (22%) e Amazonas, o maior: 43.124 faltosos (36,5%).

No primeiro dia, 376 participantes foram eliminados por algum tipo de violação ao regimento do exame, como por exemplo, recusa de coleta da biometria. Já ontem, foi a vez de 371 estudantes serem eliminados. Os principais motivos foram: portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos, não atender solicitações de fiscais, etc. 

Abstenção dos últimos dez anos do Enem

Provas

No segundo dia de provas do Enem 2019, os inscritos tiveram que responder 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza, que envolvem itens de biologia, química e física. 

Confira a correção comentada do 2º dia do Enem 2019

As provas foram marcadas pelo alto nível das questões, uma vez que exigiram maior conhecimento dos participantes em relação às disciplinas abordadas, o que fez com que esta edição seja considerada a mais difícil dos últimos anos.

O gerente de inteligência educacional e avaliações do Sistema Poliedro, Fernando da Espiritu Santo, comenta que as provas deste domingo foram mais conteudistas, trouxeram mais questões que exigiam conhecimento aprofundado dos estudantes.

"O Enem está se aproximando mais dos grandes vestibulares e seu conteúdo realmente está voltado para a seleção dos melhores candidatos", acredita Fernando.

1º dia 

No primeiro dia do Enem 2019, os participantes responderam 45 questões de linguagens e códigos e ciências humanas, que abrangem questões de história, geografia, sociologia e filosofia. 

De acordo com o professor e diretor do Colégio e Curso Oficina do Estudante, Antunes Rafael dos Santos, nenhuma questão levantou polêmica exigindo do candidato uma posição ideológica específica para a sua compreensão ou resolução. Nesse sentido, ele afirma que o Inep trouxe uma prova neutra, sem qualquer postura ideológica explícita.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesse dia, os estudantes também tiveram que produzir uma redação com o tema “democratização do acesso ao cinema no Brasil” que dividiu opiniões entre estudantes e professores.

Leia também: professores destacam o que poderia ser abordado na redação do Enem 2019

Foto vazada

Imagem de foto vazada da redação do Enem 2019

No primeiro dia do Enem, uma foto do caderno de questões com os textos de apoio da redação vazou após o início do exame. O Ministério da Educação (MEC) confirmou, por meio de nota, a veracidade da imagem e afirmou que tudo indicava que o responsável pelo vazamento da imagem fosse um fiscal do exame.

No último sábado (9), a Polícia Federal apreendeu fez busca e apreensão nas casas de duas mulheres do Ceará, que aplicaram o exame e que são suspeitas de fotografarem a prova de redação. Ambas as suspeitas tiveram seus telefones celulares apreendidos.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, comentou ontem que é preciso "escangalhar" uma das mulheres suspeitas de vazarem a prova de redação. O ministro acredita que uma das suspeitas seja inocente.

Gabarito

A previsão, conforme o Inep, é que os gabaritos oficiais do Enem 2019 sejam publicados na próxima quarta-feira (13). Com as respostas em mãos, os estudantes podem ter uma ideia de como saíram na prova. 

Saiba como calcular a média do Enem

Reaplicação

Estudantes que não puderem fazer o Enem 2019 por problemas logísticos, desastres naturais, falta de energia e outros participarão da reaplicação do exame em 10 e 11 de dezembro.

Confira mais detalhes!

Resultado

A previsão é que os gabaritos do Enem 2019 sejam divulgados no dia 13 de novembro. Já as notas devem sair em janeiro. 

O desempenho no Enem pode ser usado para ingressar em programas de acesso ao ensino superior como SiSU, ProUni e Fies; fazer vestibulares; estudar em Portugal, entre outros. 

Veja também

Fies 2024: confira os estados com mais vagas no programa
Inscrições para o Fies 2024 terminam às 23h59 desta segunda (18)
Etecs (SP) liberam datas do Vestibulinho 2024/2
Seleção ofertará vagas para Ensinos Técnico, Integrado, Médio e Especialização Técnica
Saiba como é trabalhar em uma plataforma de petróleo em alto-mar
Conheça a realidade de diferentes profissionais que trabalham em uma plataforma de petróleo da Petrobras
UECE divulga resultado da isenção de taxa do Vestibular 2024/2
Universidade Estadual do Ceará (UECE) oferece mais de 2,2 mil vagas em cursos de graduação por meio do Vestibular 2024/2
UFU abre inscrição para Vestibular 2024/2
Processo seletivo oferece 1.665 vagas em 49 cursos de graduação
Prazo para manifestar interesse na Lista de espera do ProUni 2024 começa hoje (18)
Os candidatos que não foram aprovados em nenhuma das duas chamadas ainda podem ser convocados
Fuvest anuncia datas do Vestibular 2025
Processo seletivo, que contará com duas fases, ofertará mais de 8 mil vagas em cursos da USP
Unicamp divulga datas do Vestibular 2025
Inscrições para o Vestibular 2025 da Unicamp serão recebidas entre os dias 1º e 30 de agosto
UNIFASE/FMP abre inscrições para vestibular de Medicina
O Centro Universitário UNIFASE/FMP, que já formou mais de 5 mil alunos, está com vagas abertas para a graduação em medicina.
Inscrições do Fies 2024 são prorrogadas
O prazo estava previsto para encerrar nesta sexta-feira (15)
UEL anuncia datas e novidades do Vestibular 2025
Uma das mudanças é que processo seletivo somente ocorrerá na cidade de Londrina, no Paraná
Olimpíada Brasileira de Economia está com as inscrições abertas
Os vencedores desta competição podem participar de uma Olimpíada Internacional de Economia, em Hong Kong.