Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2019 termina com menor índice de ausentes da história

Enem 2019 termina com menor índice de ausentes da história

Mais de 700 participantes foram eliminados, contando os dois dias de prova. Entre os motivos estão: portar equipamento eletrônico e ausentar-se antes do horário permitido

Publicado por Silvia Tancredi
11/11/2019 14h24 , atualizado em 11/11/2019 15h00

O Enem 2019 foi encerrado na noite de ontem, 10 de novembro. Mais de 5 milhões de estudantes se inscreveram no exame educacional, mas 27% faltaram às provas. No primeiro domingo de provas, dia 3, houve abstenção de 23,1%.

Porém, apesar da quantidade de participantes que não compareceram, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador da prova, o Enem 2019 foi a edição que teve o menor índice de ausentes da história.

Ainda de acordo com dados divulgados pelo órgão, Piauí foi o estado percentualmente com menos ausentes: 26.914 (22%) e Amazonas, o maior: 43.124 faltosos (36,5%).

No primeiro dia, 376 participantes foram eliminados por algum tipo de violação ao regimento do exame, como por exemplo, recusa de coleta da biometria. Já ontem, foi a vez de 371 estudantes serem eliminados. Os principais motivos foram: portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos, não atender solicitações de fiscais, etc. 

Abstenção dos últimos dez anos do Enem

Provas

No segundo dia de provas do Enem 2019, os inscritos tiveram que responder 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza, que envolvem itens de biologia, química e física. 

Confira a correção comentada do 2º dia do Enem 2019

As provas foram marcadas pelo alto nível das questões, uma vez que exigiram maior conhecimento dos participantes em relação às disciplinas abordadas, o que fez com que esta edição seja considerada a mais difícil dos últimos anos.

O gerente de inteligência educacional e avaliações do Sistema Poliedro, Fernando da Espiritu Santo, comenta que as provas deste domingo foram mais conteudistas, trouxeram mais questões que exigiam conhecimento aprofundado dos estudantes.

"O Enem está se aproximando mais dos grandes vestibulares e seu conteúdo realmente está voltado para a seleção dos melhores candidatos", acredita Fernando.

1º dia 

No primeiro dia do Enem 2019, os participantes responderam 45 questões de linguagens e códigos e ciências humanas, que abrangem questões de história, geografia, sociologia e filosofia. 

De acordo com o professor e diretor do Colégio e Curso Oficina do Estudante, Antunes Rafael dos Santos, nenhuma questão levantou polêmica exigindo do candidato uma posição ideológica específica para a sua compreensão ou resolução. Nesse sentido, ele afirma que o Inep trouxe uma prova neutra, sem qualquer postura ideológica explícita.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesse dia, os estudantes também tiveram que produzir uma redação com o tema “democratização do acesso ao cinema no Brasil” que dividiu opiniões entre estudantes e professores.

Leia também: professores destacam o que poderia ser abordado na redação do Enem 2019

Foto vazada

Imagem de foto vazada da redação do Enem 2019

No primeiro dia do Enem, uma foto do caderno de questões com os textos de apoio da redação vazou após o início do exame. O Ministério da Educação (MEC) confirmou, por meio de nota, a veracidade da imagem e afirmou que tudo indicava que o responsável pelo vazamento da imagem fosse um fiscal do exame.

No último sábado (9), a Polícia Federal apreendeu fez busca e apreensão nas casas de duas mulheres do Ceará, que aplicaram o exame e que são suspeitas de fotografarem a prova de redação. Ambas as suspeitas tiveram seus telefones celulares apreendidos.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, comentou ontem que é preciso "escangalhar" uma das mulheres suspeitas de vazarem a prova de redação. O ministro acredita que uma das suspeitas seja inocente.

Gabarito

A previsão, conforme o Inep, é que os gabaritos oficiais do Enem 2019 sejam publicados na próxima quarta-feira (13). Com as respostas em mãos, os estudantes podem ter uma ideia de como saíram na prova. 

Saiba como calcular a média do Enem

Reaplicação

Estudantes que não puderem fazer o Enem 2019 por problemas logísticos, desastres naturais, falta de energia e outros participarão da reaplicação do exame em 10 e 11 de dezembro.

Confira mais detalhes!

Resultado

A previsão é que os gabaritos do Enem 2019 sejam divulgados no dia 13 de novembro. Já as notas devem sair em janeiro. 

O desempenho no Enem pode ser usado para ingressar em programas de acesso ao ensino superior como SiSU, ProUni e Fies; fazer vestibulares; estudar em Portugal, entre outros. 

Veja também

UFLA (MG) divulga resultado da 3ª etapa do PAS 2019
Os candidatos da 3ª etapa do PAS da UFLA foram avaliados por meio das notas do Enem 2019, cujas provas foram aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro. 

UFMS libera notas da 1ª e 2ª etapas do Passe 2019
Instituição também divulgou as informações sobre matrícula dos aprovados no Passe e Vestibular 2020.

IFRO solta classificação preliminar do Vestibular 2020
Previsão é que o resultado final seja divulgado na próxima sexta-feira (31). Foram oferecidas quase mil vagas.

Resultados de vestibulares são adiados após suspensão do SiSU 2020/1
Entre as instituições estão as federais de São Paulo (Unifesp) e do Pará (UFPA). UFSC suspendeu cronograma de matrículas do SiSU.

UFRR disponibiliza classificação preliminar do Vestibular 2020
Aqueles que queiram apresentar recursos contra a classificação preliminar deverão fazer isso ainda hoje (27). O resultado dos recursos será disponibilizado no dia 28 seguinte .

Unespar divulga 2ª chamada do Vestibular 2020
De acordo com o edital de matrículas, os selecionados deverão se matricular no dia 29 de janeiro. Uma nova chamada é esperada para o dia 31 deste mesmo mês. 

Pré-vestibular gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas de 2020
Podem participar do preparatório, que tem foco nas provas do Enem, candidatos que estão matriculados no último ano do ensino médio em escola pública ou que já concluíram essa etapa também na rede pública.

Famerp solta resultado do Vestibular 2020/1
Agora, as matrículas deverão ser feitas das 09h às 15h, no Pavilhão Fleury ou na sala da Secretaria Geral, na sede da Famerp.

Unesp divulga resultado do Vestibular 2020
Selecionados devem fazer matrículas virtuais até esta terça-feira (28)

SiSU 2020/1: Justiça Federal continua mantendo a decisão de suspensão do resultado
Ainda há a possibilidade de o governo recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

Inscrições para o SiSU 2020/1 encerram neste domingo (26)
Resultado pode não ser divulgado na terça-feira porque a Justiça de SP determinou a suspensão do SiSU após o encerramento das inscrições.